A reinvenção do ensino jurídico: métodos para a qualidade das aulas remotas

Editora:
Editora Processo
Data de publicação:
2021-06-03
Autores:
ISBN:
978658935141-2

Descrição:

Dentre as mais diversas comoções que o SARS-CoV-2 (COVID-19) causou, estão as perturbações sofridas pelo mundo do ensino. O confinamento demandou uma reação proativa da parte das instituições de ensino superior. O corpo docente teve que se adaptar num lapso de tempo curtíssimo com o desafio de ministrar as suas aulas remotamente sem perder em qualidade e sem dominar necessariamente a ferramenta tecnológica para tanto. Foi preciso adequar os métodos de ensino para aliar a tecnologia à formação de juristas capacitados e competentes. Essa é a indagação à qual o presente livro busca responder. Ele foi delimitado ao âmbito do ensino jurídico e foi organizado com a participação de Professores de diferentes áreas do Direito. Cada Professor sistematizou a sua experiência na condução das aulas remotas com o intuito de valorizar aqueles métodos de ensino que trouxeram resultados positivos. O livro sintetiza esses métodos de maneira a contribuir ao ensino jurídico remoto de qualidade. O livro está dividido em quatro grandes partes. A primeira parte aborda a didática do ensino jurídico remoto. O seu objetivo é apresentar os aspectos pedagógicos relevantes quando se trata do ensino remoto. A segunda parte apresenta alguns dos instrumentos do ensino jurídico remoto. A terceira parte mostra a experiência local na aplicação dos métodos de ensino jurídico remoto conquanto a quarta parte focaliza-se na experiência com o Direito Internacional. Finalmente, a quinta parte é uma amostra da experiência comparada do ensino jurídico remoto, contando com as contribuições de Professores da Argentina, da Inglaterra, do Kuwait e da Índia.

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