A reinvenção do ensino jurídico: métodos para a qualidade das aulas remotas
- Editora:
- Editora Processo
- Data de publicação:
- 2021-06-03
- Autores:
- Nitish Monebhurrun
- ISBN:
- 978658935141-2
Descrição:
Dentre as mais diversas comoções que o SARS-CoV-2 (COVID-19) causou, estão as perturbações sofridas pelo mundo do ensino. O confinamento demandou uma reação proativa da parte das instituições de ensino superior. O corpo docente teve que se adaptar num lapso de tempo curtíssimo com o desafio de ministrar as suas aulas remotamente sem perder em qualidade e sem dominar necessariamente a ferramenta tecnológica para tanto. Foi preciso adequar os métodos de ensino para aliar a tecnologia à formação de juristas capacitados e competentes. Essa é a indagação à qual o presente livro busca responder. Ele foi delimitado ao âmbito do ensino jurídico e foi organizado com a participação de Professores de diferentes áreas do Direito. Cada Professor sistematizou a sua experiência na condução das aulas remotas com o intuito de valorizar aqueles métodos de ensino que trouxeram resultados positivos. O livro sintetiza esses métodos de maneira a contribuir ao ensino jurídico remoto de qualidade. O livro está dividido em quatro grandes partes. A primeira parte aborda a didática do ensino jurídico remoto. O seu objetivo é apresentar os aspectos pedagógicos relevantes quando se trata do ensino remoto. A segunda parte apresenta alguns dos instrumentos do ensino jurídico remoto. A terceira parte mostra a experiência local na aplicação dos métodos de ensino jurídico remoto conquanto a quarta parte focaliza-se na experiência com o Direito Internacional. Finalmente, a quinta parte é uma amostra da experiência comparada do ensino jurídico remoto, contando com as contribuições de Professores da Argentina, da Inglaterra, do Kuwait e da Índia.
Parte 1 - A didática do ensino jurídico remoto
- O planejamento de aulas virtuais: uma construção para além da EAD
- A radicalização da autonomia: debates nos 'breakout rooms ' e os impactos do ensino remoto sobre a educação jurídica brasileira
- Educação jurídica e busca de aprendizagem ativa, personalizada e afetiva no ambiente online: estudo de caso
Parte 2 - Os instrumentos do ensino jurídico remoto
- Seminários interativos: do pensar ao transmitir a pesquisa jurídica
- Aprendizagem por projeto - entrevistando profissionais e conhecendo carreiras do direito
- A elaboração de mapas mentais em grupos como forma de integração no ambiente remoto para fixação de preceitos prévios do conteúdo
- Storytelling no ensino remoto: desafios e superações no ensino jurídico em tempos de pandemia
Parte 4 - A experiência em direito internacional
- O ensino do direito internacional durante a pandemia: combinando o método 'tradicional' com case studies e simulações jurídicas
- O ensino remoto do direito internacional público via simulação de negociação de tratados
- Anexo 1 - A importância do ensino participativo: nossa experiência
- Anexo 2 - Plano das negociações
- Anexo 3 - Projeto de tratado sobre a cooperação internacional para reger situações de pandemia
Parte 5 - A experiência comparada
- Mind the GAP: connecting the classroom to the courtroom in an online learning environment
- Transition to online teaching, learning, evaluation in law schools in India
- MS teams as a means to overcome the fear of change of distance learning in Kuwait
- Virtualidad repentina en la enseñanza del derecho. Una transformacion de la noche a la mañana: nuestra experiencia en la Universidad Nacional del Litoral en Argentina