Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas

Editora:
Universidade Federal de Santa Catarina
Data de publicação:
2011-03-11
ISBN:
1984-8951

Descrição:

A revista Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas é uma publicação semestral de trabalhos inéditos relacionados à interdisciplinaridade e sua proposta editorial é criar um instrumento de divulgação do conhecimento interdisciplinar, levando-se em conta a tendência contemporânea à diversidade e à articulação de áreas e disciplinas na Ciência, de modo geral, e nas Ciências Humanas e nas Artes, de modo particular.

Documentos mais recentes

  • Desafios da construção de sentidos
  • A dinâmica de múltiplos interferentes na atividade laboral: Estudo de uma comunidade tradicional

    Com os objetivos de identificar os fatores dinâmicos que interferem localmente a realização da atividade pesqueira e aquícola da comunidade tradicional da Praia Rasa, Armação dos Búzios- RJ, este trabalho propõe um estudo da dinâmica interacionista em ambiente pesqueiro e aquícola marítimo. Para isso foram utilizadas entrevistas individuais, no modelo semiestruturado, com aquicultores da Praia Rasa e aplicação de questionários com os pescadores artesanais da mesma praia, além da percepção das visitas in loco e a aplicação de análise de conteúdo ao material coletado. Conclui-se que os fatores de maior interferência da dinâmica da comunidade aquícola e pesqueira da Praia Rasa, Armação dos Búzios-RJ, estão relacionados ao turismo, a especulação imobiliária, as atividades petrolíferas da região, a submissão do trabalho ao capital e aos mitos e ritos desenvolvidos nessa comunidade.

  • Representações do 'Rural': como definir este espaço em meio à maior complexidade da rede de 'interdependências'?

    O artigo destaca principais contribuições de Norbert Elias para analisar os espaços rurais brasileiros, expressando sua complexidade e relação com os ambientes citadinos. Utilizaram-se os conceitos de configuração e interdependência. O texto expressa a dinamicidade na constituição destes espaços. O artigo inclui análises dedicadas aos espaços rurais. Indica-se uma heterogeneidade dos mesmos relacionada às novas relações que estes espaços estabelecem com o urbano. Ao rural são atribuídas diferentes funções nesta configuração. Exemplos destacados são sua importância para preservação do meio ambiente e patrimônio cultural, prática do turismo, lazer. Aponta-se que ao compreender este espaço como parte de uma configuração maior, englobando campo e cidade, as análises de Elias permitem apreender as complexas relações estabelecidas entre os espaços. Estes se influenciam, se transformam. Definir o rural não é uma tarefa simples diante da complexidade da sua rede de interdependência, da constituição de novas ruralidades.

  • Educação ambiental efetiva: a relação do homem com a natureza e a necessária mudança de atitudes e de valores éticos e morais

    O artigo tem como tema a educação ambiental e seu papel fundamental na preservação do meio ambiente, à luz do que prescreve a legislação brasileira. Procurou-se realizar um estudo a respeito do comportamento humano para, em seguida, abordar a necessária transformação de paradigmas, de modo que a educação ambiental amplie seu escopo, fazendo do processo educacional efetivo instrumento de proteção dos recursos naturais. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, especialmente relacionada à legislação brasileira e às teorias e conceitos filosóficos acerca da relação do homem com a natureza. Como resultado da pesquisa, constatou-se que a abordagem da educação ambiental deve ser ampliada, de modo a estimular não somente ações pontuais, mas consistentes mudanças de atitudes e de comportamentos, estimulando a conscientização da sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente como condição para a sobrevivência da espécie humana.

  • Redes de saberes: pensamento interdisciplinar

    O artigo discute a importância da articulação entre diferentes conhecimentos sob a perspectiva de redes e propõem que saberes práticos e teóricos pode habitar um mesmo espaço, se influenciando mutuamente. Portanto, objetiva demonstrar que o fenômeno que a princípio parece objeto de estudo de uma única disciplina, também pode ser estudado por outras, evidenciando que modificações e influências mútuas ocorrem quando diferentes modalidades de conhecimentos convivem em um mesmo trabalho. Para tal desafio são apresentados argumentos propositivos de conexão entre as disciplinas, como instrumentos praxiológico, para promover a superação do saber fragmentado. Aduz-se a educação interdisciplinar como práxis contemporânea do saber. A crítica à fragmentação dos saberes é sustentada nas discussões epistemológicas acerca da complexidade e dos paradigmas do conhecimento, em especial, na derivação do pensamento a partir da filosofia de Deleuze e Guattari, que se configura como uma prática rizomática, em contraponto ao modelo epistemológico arbóreo cartesiano.

  • Semeando ideias:juventude e teatro em um assentamento cearense

    O objetivo deste artigo é analisar como jovens do assentamento Maceió, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e localizado no litoral oeste do Ceará, constitui suas relações de pertencimento, bem como suas identidades, por meio do grupo de teatro Sementes da Arte. Partindo do pressuposto de que tal atividade cultural funciona como geradora de práticas sociais, identitárias e políticas juvenis, procuramos compreender como o teatro atua como mediador da relação campo e cidade. Para tanto, recorremos, além da pesquisa bibliográfica, à pesquisa de campo, com elaboração de diário, entrevistas com lideranças locais e grupo focal com os 12 jovens participantes do referido grupo teatral.

  • Promoção da memória social a partir de documentos arquivísticos em centros de memória do Poder Judiciário Federal brasileiro: em foco a memória, o patrimônio e a informação

    Apontam-se alguns fundamentos teóricos para o desenvolvimento do trabalho de promoção da memória social com documentos arquivísticos. Considerando-se a memória como uma construção social e processual, relaciona-se memória e arquivo para a problematização de caminhos para o trabalho desnaturalizado destes documentos, perpassados pelas perspectivas do patrimônio e da informação. Verifica-se como a história dos arquivos e a escrita contribuíram para a formação dos lugares da memória de Pierre Nora, bem como o surgimento de diversos sentidos sobre memória. Articulou-se patrimônio à memória, tentando-se obter, a partir da discussão acerca dos valores patrimoniais, elementos para se pensar os processos de patrimonialização de documentos arquivísticos e a construção desnaturalizada da memória social e da informação sobre estes documentos.

  • Conferências Estaduais de Saúde em Santa Catarina: memória e perfil sócio-político dos delegados

    O objetivo deste texto é refletir sobre o significado das Conferências de Saúde no contexto do SUS e de apresentar elementos da memória das Conferências sete Estaduais de Saúde em Santa Catarina. Para recuperar dados objetivos das Conferências Estaduais de Saúde que começaram a acontecer após da regulamentação do SUS em 1990 foi realizada pesquisa bibliográfica e documental para recuperar dados do seu processo organizativo. O texto se completa com a apresentação comparativa do perfil sócio-político dos participantes da 5ª e 6ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina realizadas em 2007 e 2011 respectivamente. A pesquisa contempla dados dos quatro segmentos participantes (usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços privados), em relação ao sexo, idade, formação, ocupação e participação política.

  • Transdisciplinaridade e teoria dos sistemas autopoiéticos: convergências interessantes para a observação jurídica da complexidade

    Este artigo objetiva abordar convergências entre a teoria dos sistemas autopoiéticos e a transdisciplinaridade no plano da teoria. Problema de pesquisa foi: sob que condições se pode afirmar a existência de uma confluência teórica entre teoria dos sistemas autopoiéticos (Luhmann) e transdisciplinaridade (Nicolescu)? Hipótese: mesmo sendo teorias estudadas em âmbitos bastante diversos, há diversas confluências teóricas entre transdisciplinaridade e teoria dos sistemas autopoiéticos, dado que ambos os autores aqui indicados transpuseram seus campos originários de estudo, penetrando nas ciências sociais e na lógica a fim de expor raciocínios bastante convergentes. Objetivos específicos: 1) expor as convergências visualizáveis entre a teoria dos sistemas autopoiéticos e as teorizações acerca da transdisciplinaridade; 2) analisar a importância da lógica do terceiro incluído para a teoria dos sistemas autopoiéticos, indicando-se a aproximação deste raciocínio em tal teoria para com a teoria da transdisciplinaridade. A partir da confirmação da hipótese, se pode entender que questões atuais complexas, que envolvem mais de uma lógica sistêmica, exigem uma compreensão, pelo Direito, da complexidade da matéria, sendo que legalismo e estatalismo não mais são suficientes para a regulação - o que implica, necessariamente, numa guinada em direção a compreensões transdisciplinares.

  • Práticas da cultura digital e inclusão: um relato de jovens em situação de vulnerabilidade social

    O presente artigo propõe uma reflexão sobre a apropriação da cultura digital por jovens em situação de vulnerabilidade social. Discute-se de que maneiras estes indivíduos vêm lidando com os desafios da chamada inclusão digital bem como a importância que a internet e os sites de redes sociais alcançaram no seu cotidiano. A partir de pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade junto a jovens em uma das regiões mais pobres da cidade de Porto Alegre, observou-se que o acesso às redes digitais não pressupõe o fim da divisão digital, mas constitui um passo fundamental em direção a uma maior equidade social.

Documentos em destaque

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT