Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação

- Editora:
- Universidade Federal de Santa Catarina
- Data de publicação:
- 2011-03-10
- ISBN:
- 1518-2924
Descrição:
Número de revista
Documentos mais recentes
- Resúmenes textuales de documentos audiovisuales mediante IA para departamentos de información televisiva
Objetivo: analizar las posibilidades documentales que tiene la confección de resúmenes automáticos por medio de los desarrollos algorítmicos de la Inteligencia Artificial para la automatización de la extracción de resúmenes textuales de documentales audiovisuales televisivos en el marco de la gestión de la información audiovisual en los Media/Digital Assett Management.
- Una evaluación cienciométrica de la productividad de la investigación sobre el maltrato infantil a partir de la base de datos Web of Science
Objetivo: Este estudo examina a produtividade da pesquisa sobre maus-tratos infantis em todo o mundo, de 2012 a 2021. Além disso, empregamos medidas estatísticas cienciométricas para analisar a produtividade dos maus-tratos infantis.
- Gestión de la información sanitaria: análisis del panel de evidencia científica sobre la Covid-19
Objetivo: Analisar a estrutura e a gestão da informação do Painel de Evidências Científicas sobre Tratamento Farmacológico e Vacinas - COVID-19 do Ministério da Saúde, de maneira a identificar obstáculos e demandas em literacia digital em saúde e propor melhorias para a disponibilização e visualização das informações de modo a facilitar o acesso a elas e seu uso pela população.
- El impacto del nivel de evidencia científica en los preprints sobre COVID-19 en su compartición en Twitter (X) Brasil
Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar o nível de evidência científica dos preprints sobre COVID-19compartilhados no Twitter (X) no Brasil, entre 2020 e junho de 2023 e o impacto desses compartilhamentos nodebatepúblico sobre a pandemia do Novo Coronavírus no Brasil. Problema de pesquisa: a análise teve foco emresponderquestões objetivas em torno da altmetria que é: 1) Que nível de evidência científica apresentamos preprintsmaiscompartilhados sobre covid no Twitter (X) Brasil? 2) Com que intenção os preprints foram compartilhados deacordocom seu nível de evidência científica? 3) Qual o perfil dos usuários que compartilharam esses preprints.
- Percepciones de los educadores sobre los repositorios de recursos educativos abiertos (REA) en la educación superior
Objetivo: Os repositórios de recursos educacionais abertos (REA), impulsionados por políticas nacionais e institucionais, têm sido criados por diferentes países para dar suporte ao ensino e aprendizagem. Considerando as várias funcionalidades que os repositórios de REA apresentam, este estudo tem como objetivo captar a percepção de educadores das instituições de ensino superior brasileiras sobre a importância e a utilização desses repositórios para a pesquisa, uso de REA e apoio às práticas de ensino.
- Wikidata para la estructuración de perfiles institucionales académicos: un estudio de caso de las publicaciones académicas de NeuroMat
Objective: The objective of this work is to identify competencies in the construction and analysis of individual and academic institutional profiles using Wikidata.
- Percepciones de los editores sobre la implementación de la revisión abierta en revistas científicas
Objetivo: O estudo tem como objetivo geral investigar os periódicos científicos indexados no DOAJ que fazem revisão por pares aberta, do ponto de vista da percepção dos seus editores. Como objetivos específicos foram delineados os seguintes: a) identificar os periódicos científicos indexados no DOAJ como adeptos da revisão por pares aberta; b) verificar o modelo de revisão por pares aberta utilizado por esses periódicos, e; c) descrever a percepção dos editores sobre suas experiências com a implementação desse método de avaliação.
- La base curricular nacional común y la aplicación de la alfabetización informativa en el currículo de la educación primaria
Objetivos: Analisar as relações entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a implementação do letramento informacional (LI) no currículo do Ensino Fundamental (EF). Os objetivos específicos são descrever os principais aspectos da BNCC no contexto do EF; analisar artigos científicos que relacionam os temas BNCC e LI no contexto do EF e identificar as implicações da BNCC para implementação do LI no currículo do EF.
- O uso da biblioteca escolar como parte integrante das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem: panorama nacional
Este estudo partiu da premissa de que é possível estabelecer um diálogo entre biblioteca, ensino e aprendizagem, considerando que são partes complementares. Objetivo: O objetivo deste artigo foi mapear trabalhos científicos que demonstraram como se deu a integração das bibliotecas brasileiras no uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Método: O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, à luz da Análise do Conteúdo. Resultado: Os resultados demonstraram que aliar a biblioteca às metodologias de aprendizagem ativa contribuem para uma formação integrada, pautada pela autonomia e protagonismo do estudante na construção do seu conhecimento e sugerem que fazer a interlocução da biblioteca com a prática educativa, requer sobretudo, um diálogo entre a biblioteca, o corpo docente e a equipe pedagógica. Conclusões: Espera-se contribuir para a construção de novos sentidos para a biblioteca escolar, que explorem todo seu potencial formativo. Conclui-se que a biblioteca escolar se relaciona com o processo de ensino e aprendizagem de forma tensa, mas que existe um diálogo sendo construído à passos lentos, rumo ao alinhamento de sua função às propostas pedagógicas que objetivam uma formação mais integrativa do estudante.
- Una aproximación a los premios de literatura infantil y juvenil brasileños (2000-2020): análisis y caracterización
Objetivo: La relevancia de los premios literarios ha sido ampliamente estudiada, aunque no se han encontrado trabajos que reflejan su importancia en el caso de la Literatura Infantil y Juvenil (LIJ) de Brasil, por lo que este trabajo tiene como objetivo ser un primer acercamiento al tema. Método: Para ello se han estudiado los premios de LIJ nacionales en Brasil, así como 474 títulos galardonados vigentes entre 2000 y 2020 y se ha realizado una caracterización de los mismos estudiando su evolución cronológica, las instituciones de las que dependen, sus modalidades, categorías y géneros más premiados. Asimismo, se analizan los autores y autoras más galardonados, los géneros literarios y las materias más habituales de los títulos premiados. Resultado: Se concluye que en Brasil hay pocos premios nacionales de LIJ en comparación con su gran extensión territorial. También se observa que son premios consolidados en el tiempo, aunque su aparición sea tardía en comparación con la primera aparición del libro infantil/juvenil en Brasil. Conclusiones: El estudio de los autores permite conocer que no todos los premiados poseen reconocimiento y son considerados grandes nombres de la LIJ en Brasil. Finalmente, el género más premiado es la narrativa seguido de los álbumes ilustrados, sobre todo en los últimos estudiados.
Documentos em destaque
- Por uma promoção democrática e dialógica da leitura
Objetivo: O artigo tem como intuito traçar uma discussão teórica sobre os caminhos e ideais necessários para uma democratização dialógica da leitura e para sua promoção enquanto um direito humano. Método: As reflexões são tecidas em diálogo com textos de autores que tratam da leitura como ato...
- Indicadores de produção da economia política da informação na ciência da informação brasileira: análise bibliométrica em bases de artigos científicos
Objetivo: apresenta indicadores de produção científica brasileira em Economia Política da Informação (EPI) na área de Ciência da Informação (CI). Destaca os canais de comunicação científica, autores mais produtivos, palavras-chave e autores mais referenciados por eles. Método: realiza análise...
- Desenvolvendo a competência informacional das organizações por meio da gestão de pessoas por competências
A Ciência da Informação vem apresentando nas últimas décadas importantes contribuições à compreensão da Competência em Informação (CoInfo) dos indivíduos. No entanto, há relativamente pouca literatura sobre a CoInfo nas organizações, e pouquíssimas soluções práticas sobre como desenvolvê-la nesse...
- Informação, Misinformação, Desinformação e movimentos antivacina: materialidade de enunciados em regimes de informação
Objetivo: O ensaio objetiva refletir sobre informação, misinformação e desinformação como meios empregados por movimentos antivacina, abordando a produção dos seus efeitos sociais em termos de materialidade e de institucionalidade de enunciados no âmbito de regimes de informação. Método: A revisão...
- O uso de figuras de linguagens do domínio da lesbiandade no acervo fotográfico do Lesbian Herstory Archives: uma proposta de taxonomia
Objetivo: Explorar os termos metafóricos empregados na representação temática (assunto) em uma amostra de fotografias do Lesbian Herstory Archives (LHA), no intuito de organizá-los semanticamente para o ambiente web. Método: Utiliza o metafiltro proposto por Orrico (2001b), baseado na Classificação ...
- Reflexões a partir da análise bibliométrica sobre tipos documentais, fluxos informacionais e avaliação de documentos
- Transição, plasticidade de fronteiras e identidade científica: presença e fluidez conceitual de um campo disciplinar em expansão
Objetivo: Ressaltando a identidade primária dos agentes inscritos no campo disciplinar da Ciência da Informação (CI), o estudo investiga a participação e movimentos transitórios de bolsistas de produtividade em CI, participantes da modalidade PQ, entre 2001 e 2017, em grupos de pesquisa registrados ...
- Literacia acadêmica em Bibliotecas Universitárias
Objetivo:Apresentar o conceito de literacia acadêmica e discutir as possibilidades de atuação das bibliotecas universitárias (BU) no desenvolvimento de habilidades necessárias ao sucesso da comunidade acadêmica por meio de estudo de caso do Centro de Recursos para Aprendizagem e Investigação (CRAI) ...
- O círculo de bakhtin e suas possíveis contribuições aos debates teóricos no campo da Ciência da Informação
Objetivo: Este ensaio apresenta os argumentos principais utilizados por Araújo (2016) no seu artigo Novo quadro conceitual para a ciência da informação: informação, mediações e cultura no sentido de ampliar o escopo teórico da Ciência da Informação. Método: Utiliza abordagem qualitativa objetivando ...
- Aprendizagem móvel, competência em informação e mediação: interlocução sob a ótica do paradigma social da Ciência da Informação