Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação
- Editora:
- Universidade Federal de Santa Catarina
- Data de publicação:
- 2011-03-10
- ISBN:
- 1518-2924
Descrição:
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Documentos mais recentes
- O uso da biblioteca escolar como parte integrante das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem: panorama nacional
Este estudo partiu da premissa de que é possível estabelecer um diálogo entre biblioteca, ensino e aprendizagem, considerando que são partes complementares. Objetivo: O objetivo deste artigo foi mapear trabalhos científicos que demonstraram como se deu a integração das bibliotecas brasileiras no uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Método: O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, à luz da Análise do Conteúdo. Resultado: Os resultados demonstraram que aliar a biblioteca às metodologias de aprendizagem ativa contribuem para uma formação integrada, pautada pela autonomia e protagonismo do estudante na construção do seu conhecimento e sugerem que fazer a interlocução da biblioteca com a prática educativa, requer sobretudo, um diálogo entre a biblioteca, o corpo docente e a equipe pedagógica. Conclusões: Espera-se contribuir para a construção de novos sentidos para a biblioteca escolar, que explorem todo seu potencial formativo. Conclui-se que a biblioteca escolar se relaciona com o processo de ensino e aprendizagem de forma tensa, mas que existe um diálogo sendo construído à passos lentos, rumo ao alinhamento de sua função às propostas pedagógicas que objetivam uma formação mais integrativa do estudante.
- Una aproximación a los premios de literatura infantil y juvenil brasileños (2000-2020): análisis y caracterización
Objetivo: La relevancia de los premios literarios ha sido ampliamente estudiada, aunque no se han encontrado trabajos que reflejan su importancia en el caso de la Literatura Infantil y Juvenil (LIJ) de Brasil, por lo que este trabajo tiene como objetivo ser un primer acercamiento al tema. Método: Para ello se han estudiado los premios de LIJ nacionales en Brasil, así como 474 títulos galardonados vigentes entre 2000 y 2020 y se ha realizado una caracterización de los mismos estudiando su evolución cronológica, las instituciones de las que dependen, sus modalidades, categorías y géneros más premiados. Asimismo, se analizan los autores y autoras más galardonados, los géneros literarios y las materias más habituales de los títulos premiados. Resultado: Se concluye que en Brasil hay pocos premios nacionales de LIJ en comparación con su gran extensión territorial. También se observa que son premios consolidados en el tiempo, aunque su aparición sea tardía en comparación con la primera aparición del libro infantil/juvenil en Brasil. Conclusiones: El estudio de los autores permite conocer que no todos los premiados poseen reconocimiento y son considerados grandes nombres de la LIJ en Brasil. Finalmente, el género más premiado es la narrativa seguido de los álbumes ilustrados, sobre todo en los últimos estudiados.
- Políticas editoriais de compartilhamento de dados em periódicos brasileiros de ciências sociais aplicadas na coleção SciELO
Objetivo: Dado o papel central dos periódicos na disseminação das práticas de ciência aberta, o presente estudo tem por objetivo investigar a presença e as características das políticas editoriais de compartilhamento de dados em periódicos científicos brasileiros de ciências sociais da coleção SciELO. Método: Este é um estudo quantitativo de corte transversal descritivo das políticas editoriais de compartilhamento de dados de amostra com os 47 periódicos brasileiros de Ciências Sociais Aplicadas da coleção SciELO em 2022. Faz-se a análise de conteúdo temática das políticas editoriais extraídas da página eletrônica de cada publicação observando-se 18 variáveis, sendo 11 referentes às características dos periódicos e sete relacionadas às características das políticas. Resultado: Cerca de 34% dos títulos possuem alguma política de compartilhamento de dados, dos quais 62,5% são políticas facultativas e 68,7% indicam repositório para depósito dos dados, sobretudo o SciELO Data. No geral, as políticas são incompletas ou silentes com relação aos tipos de dados e formatos aceitos para compartilhamento. Conclusões: Os resultados corroboram a literatura empírica internacional, que apontam a menor frequência de políticas de compartilhamento de dados e a prevalência de políticas facultativas nos periódicos das ciências sociais. Novos estudos são necessários para investigar melhor as correlações entre atributos dos periódicos nacionais e características das políticas existentes e acompanhar a disseminação e o amadurecimento das políticas editoriais dessas publicações.
- As Infâncias na Ciência da Informação: onde a práxis é o esperançar mais vivo
Objetivo: As pesquisas de usuários atestam que as crianças estão consumindo e produzindo conteúdos em ambientes informacionais digitais que ora desconsideram, ora exploram suas vulnerabilidades ou necessidades. São ambientes que operam um novo tipo de sistema econômico, que busca modular o comportamento das pessoas monetizando dados por meio de vigilância ininterrupta. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar fundamentos e propostas sobre por que e como as infâncias precisam ser tratadas pela Ciência da Informação. Método: Este texto tem como método a pesquisa teórica em base bibliográfica. Parte-se aqui da crítica benjaminiana a abordagens metafísicas e instrumentais, e toma-se a criança como um ser social em construção, de linguagens, culturas e a saberes próprios. O tema é abordado baseando-se na visão da criança como um sujeito que desde os primeiros anos é determinante e determinado historicamente. Enxerga-se a infância como parte importante de um momento histórico. Resultado: Como resultado de nossa análise teórica, explicitamos possibilidades de uso da teoria crítica da informação para composição de diagnósticos e propomos o caminho da competência crítica em informação que, de mãos dadas à pedagogia crítica, visa fornecer à criança uma consciência em prol de sua autonomia como indivíduo. Conclusões: este estudo conclui que a Ciência da Informação possui importantes bases conceituais e suficiente ferramental de análise para constituir-se como suporte ao desenvolvimento de práticas emancipatórias para as infâncias contemporâneas.
- Dados jurídicos na perspectiva da Ciência da Informação: conceito e tipologia com vistas à Agenda 2030
Objetivo: Propor um conceito e uma tipologia para os dados jurídicos, com vistas à Agenda 2030. Método: A investigação é exploratória para preencher as lacunas que existem quanto ao conceito e à caracterização dos dados jurídicos. É aplicada no contexto jurídico, que é o cerne da informação jurídica. A abordagem é qualitativa para a descrição da tipologia desses dados, assentada em modelo pré-existente. Resultado: Apresenta uma estrutura em oito categorias, com tipologia original, para a caracterização das classes dos dados jurídicos. Conclusões: O conceito e a tipologia propostos para os dados jurídicos trazem contribuições, tanto para o campo da Ciência da Informação, como para o campo do Direito, no que diz respeito à análise das classes que envolvem a gestão, o uso e reúso desses dados, e viabilizam a apuração das métricas intentadas nas metas dos Objetivos da Agenda 2030, proporcionando uma justiça que caminha em direção à informação jurídica sustentável.
- Gestión del conocimiento y capital intelectual según variables sociodemográficas en docentes Universitarios
Objetivo: O objetivo foi determinar as diferenças na gestão do conhecimento e no capital intelectual de acordo com a idade, o gênero e o tempo de serviço dos professores da Universidade Peruana Unión 2022. Método: a metodologia de pesquisa foi quantitativa, correlacional explicativa, não experimental e de corte transversal. A amostra foi composta por 192 professores da Faculdade de Ciências Empresariais, aos quais foi aplicada uma pesquisa. Resultados: os resultados mostram diferenças significativas na gestão do conhecimento e no capital intelectual de acordo com a idade, o gênero e o tempo. Conclusões: não há diferenças significativas que impliquem uma mudança na gestão do conhecimento com relação aos dados sociodemográficos (gênero, idade e anos de trabalho). Com relação ao capital intelectual, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação aos fatores sociodemográficos (sexo, idade). Há diferenças significativas com relação ao fator sociodemográfico anos na organização.
- Investigação, curadoria e preservação digitais: modelo colaborativo entre o CHAM ? Centro De Humanidades e o Núcleo de Desenvolvimento Digital da Investigação
Objetivo: Este artigo pretende descrever uma experiência intraorganizacional de cooperação estratégica, refletindo sobre os fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de políticas de preservação e curadoria digitais envolvendo instituições de ensino superior e centros de investigação. Método: São consideradas duas perspectivas qualitativas no estudo de caso: a practice turn e a perspectiva do estudo do comportamento e práticas informacionais para estudar a estratégia e as interações informacionais do modelo de colaboração desenvolvido entre um centro de investigação (CHAM – Centro de Humanidades) e a equipa especializada do Núcleo de Desenvovlvimento Digital da Investigação (NDDI) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foram utilizados métodos como a análise documental, a observação e a análise de práticas informacionais. Resultado: O modelo de colaboração é analisado nas suas características estratégicas e práticas informacionais: diálogo ativo e contínuo entre a comunidade de investigadores, suportada por atividades de coaching do NDDI, focalizadas na obtenção de um consenso generalizado, mas flexível em torno da investigação, curadoria e preservação digitais. A sua implementação resulta de uma estratégia Top-down, garantindo o apoio organizacional e a governança da informação, e Bottom-up, constituindo um processo conduzido pela comunidade, desenvolvendo duas ações interrelacionadas: uma experiência piloto de teste de gestão de dados e a avaliação conjunta dos sites de projetos de investigação com recomendações para a sua sustentabilidade, interoperabilidade, preservação e curadoria digitais. Conclusões: A construção da estratégia centrada na reflexão crítica partilhada perspectiva soluções conjuntas e sinergias para a construção de políticas de preservação digital participativas.
- Recuperação de Dados Abertos em APIs: consumindo dados agregados do IBGE
Objetivo: Descrever o processo de coleta de dados na Application Program Interface (API) de dados agregados do IBGE, que disponibiliza dados agregados de pesquisas e censos realizados no Brasil. Método: Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, e aplicada por envolver um problema prático que é a recuperação de dados na API dados agregados do IBGE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental para identificar as rotas disponíveis e os parâmetros existentes na API que permitiram implementar, de forma visual, o algoritmo de funcionamento do recurso, sendo este utilizado para guiar a construção dos endpoints para coleta. Resultados: A API possui um endpoint principal que deve incluir parâmetros de localidade, período, metadados e variáveis de forma unificada. Assim, para apresentar as pesquisas agregadas e sua respectiva granularidade, a documentação disponibilizada possui, além de informações textuais, uma funcionalidade para construção do endpoint. Essa funcionalidade demonstrou ser importante para o “consumo” da API, pois permitiu ao usuário que não tem conhecimento do domínio selecionar uma pesquisa, seus dados agregados, as variáveis, os períodos, o nível geográfico e a localidade, por meio de componentes visuais, convertendo as necessidades do usuário ao padrão da API para realizar a coleta de forma automatizada. Conclusão: A API de dados agregados do IBGE possui uma documentação que permitiu seu “consumo” de forma automatizada, requisito essencial para promover a interoperabilidade e o efetivo reúso dos dados governamentais abertos. O serviço demonstrou ser estável e as rotas e parâmetros estavam em conformidade com os registros disponibilizados.
- Sistematização da obtenção de indicadores temáticos de informação científica
Objetivo: No contexto de desenvolvimento de estudos métricos da informação, este trabalho propõe e aplica um método para obtenção de indicadores temáticos sobre descritores representativos de temas, assuntos ou palavras-chave abordados em registros bibliográficos da área de Ciência da Informação. Método: Realizou-se uma pesquisa metodológica de natureza aplicada, utilizando procedimentos técnicos da indexação automática e dos estudos métricos da informação. Inicialmente, delimitou-se um corpus contemplando um conjunto de registros bibliográficos referentes a 60 artigos de periódicos brasileiros. Posteriormente, aplicou-se o software Maui como sistema de indexação automática na categorização das palavras-chave dos registros bibliográficos em conceitos de um tesauro de especialidade, contemplando descritores no idioma do texto dos metadados. Em seguida, aplicou-se o software Iramuteq, para gerar os indicadores temáticos a partir dos descritores obtidos pela indexação automática. Validou-se, por fim, o método proposto com base na análise dos resultados obtidos para o corpus. Resultado: São descritos os fluxogramas de validação da indexação automática e de validação do estudo métrico, visando identificar e descrever os processos do método proposto como etapas do processamento do corpus. Outrossim, apresentam-se as métricas de qualidade na indexação automática, bem como análises estatísticas de frequência e coocorrência de palavras, e de frequência de termos, onde apontam-se os principais indicadores temáticos do corpus. Conclusões: Conclui-se que os indicadores temáticos obtidos por meio da aplicação do método proposto representam os principais temas identificados no corpus, e que o método pode ser aplicado na obtenção de indicadores temáticos de outros conjuntos de registros bibliográficos
- Pensamento-invenção de um devir-professor: a biblioterapia como prática à deriva de leitura/escrita literária nas séries iniciais
Objetivo: O texto é uma cartografia, planos gerados no encontro para devires que experimentam a leitura sob outros traçados para além do convencional, uma escrita de um pensamento-invenção que aposta na biblioterapia enquanto paisagem poética de leitura/escrita literária na escola. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral refletir a biblioterapia como prática de leitura/escrita literária possível na escola, tendo como enfoque as séries iniciais da educação básica. Método: Para isso, segue linhas do método cartográfico (DELEUZE; GUATTARI, 1995) situadas numa rede de conversação que atravessa diversos autores (pesquisa bibliográfica), as ideias do primeiro autor, proponente deste estudo, sob orientação do segundo. Que numa composição de escrita de si, se desloca em movimentos, em específico, dois: a percepção da literatura na escola e o agir da condição docente aliada à de pesquisador, no intuito de apresentar a biblioterapia como modo possível de ler/escrever e suas contribuições para a aprendizagem literária. Resultado: Nesse atravessamento de ideias expõe-se um devir-professor, considerando o lugar de docência, inventor de leitores, como um movimento do meio, um ser de devir de suas práticas. Conclusões: Ao final, aposta-se na empatia do leitor das palavras aqui expostas para que a biblioterapia seja entendida, legitimada como habitante do território escolar, a provocar deste modo, fissuras e porosidades nos saberes monolíticos que transitam neste ambiente sobre práticas e aprendizagens que envolvem a leitura e literatura, sobretudo, nas séries iniciais, espaço de fabulação deste professor/pesquisador
Documentos em destaque
- Indicadores de produção da economia política da informação na ciência da informação brasileira: análise bibliométrica em bases de artigos científicos
Objetivo: apresenta indicadores de produção científica brasileira em Economia Política da Informação (EPI) na área de Ciência da Informação (CI). Destaca os canais de comunicação científica, autores mais produtivos, palavras-chave e autores mais referenciados por eles. Método: realiza análise...
- Desenvolvendo a competência informacional das organizações por meio da gestão de pessoas por competências
A Ciência da Informação vem apresentando nas últimas décadas importantes contribuições à compreensão da Competência em Informação (CoInfo) dos indivíduos. No entanto, há relativamente pouca literatura sobre a CoInfo nas organizações, e pouquíssimas soluções práticas sobre como desenvolvê-la nesse...
- Informação, Misinformação, Desinformação e movimentos antivacina: materialidade de enunciados em regimes de informação
Objetivo: O ensaio objetiva refletir sobre informação, misinformação e desinformação como meios empregados por movimentos antivacina, abordando a produção dos seus efeitos sociais em termos de materialidade e de institucionalidade de enunciados no âmbito de regimes de informação. Método: A revisão...
- Por uma promoção democrática e dialógica da leitura
Objetivo: O artigo tem como intuito traçar uma discussão teórica sobre os caminhos e ideais necessários para uma democratização dialógica da leitura e para sua promoção enquanto um direito humano. Método: As reflexões são tecidas em diálogo com textos de autores que tratam da leitura como ato...
- Bibliografia Lilás: lesboteca e a construção de um catálogo bibliográfico para visibilidade lésbica
Objetivo: Descrever o site da Lesboteca, pois se trata de um importante instrumento de visibilidade para o grupo identitário formado por mulheres lésbicas Método: A natureza do estudo é qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório e descritivo. Nele descrevemos o site da Lesboteca e a...
- O papel das bibliotecas no Linked Data
Objetivo: Buscou-se um maior entendimento do papel das bibliotecas no Linked Data, visando identificar: 1) como ocorre a representação de recursos informacionais no Linked Data; 2) como as bibliotecas podem contribuir com o Linked Data; 3) como as bibliotecas podem se beneficiar dos dados...
- Correntes teóricas da Arquivologia
A Arquivologia se constituiu, como disciplina científica, no final do século XIX, a partir da consolidação de um modelo custodial e patrimonialista. No século XX, desenvolveram-se diversas teorias, sistematizadas neste texto em quatro eixos, ampliou seu escopo de estudos e problematizações. Como...
- Arte rupestre en Colombia: análisis cienciométrico
Objetivo: Analisar a literatura sobre arte rupestre colombiana com aplicação do modelo de difusão das inovações de Bass. Método: Foram coletados os documentos publicados sobre este assunto com buscas de múltiplas combinações booleanas usando palavras-chave em espanhol e inglês em bases de dados...
- Aconteceu virou cordel: análise de folhetos de cordel sobre a morte de Getúlio Vargas à luz da verossimilhança
A literatura popular de cordel, especificamente o cordel de circunstância é um suporte informacional, através do qual o povo tem acesso à informação. O poeta, considerado "poeta repórter", busca informações em outros suportes informacionais e meios de comunicação para descrever em forma de versos o ...
- A etnografia na ciência da informação: um método para espaços virtuais
Objetivo: Identificar a relevância e a aplicação da etnografia como abordagem metodológica na Ciência da Informação (CI) e em particular no ciberespaço. Método: Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental para descrever os elementos principais da etnografia. Adicionalmente, por meio de busca...