Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação

Editora:
Universidade Federal de Santa Catarina
Data de publicação:
2011-03-10
ISBN:
1518-2924

Descrição:

Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação tem como missão difundir o conhecimento novo e inovador em Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e áreas correlatas abrangendo interesses técnico-tecnológicos e humano-sociais. Está direcionada para pesquisadores, docentes, discentes e demais profissionais. Recebe originais inéditos de artigos em Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e áreas correlatas resultantes de pesquisa científica; originais de ensaios de carater teórico fundamentados em revisão de literatura; resenhas de livros de edições recentes.

Documentos mais recentes

  • Análise de sentimento como apoio à seleção de livros: um estudo aplicado à plataforma Skoob

    Objetivo: Este trabalho tem por objetivo aplicar a técnica análise de sentimento nas resenhas publicadas na plataforma Skoob, com o intuito de propor um novo parâmetro de avaliação que ajude os usuários na tomada de decisão sobre a leitura, ou não, de um livro. Método: Pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa, que utilizou, para realizar a análise de sentimento, a técnica de detecção de polaridade, de modo a automatizar a identificação do grau de polaridade das opiniões contidas nas resenhas, o qual pode ser positivo, negativo ou neutro. Foram selecionadas, no total, 45.114 resenhas relacionadas aos 20 livros mais lidos entre os usuários da plataforma Skoob. Resultado: Os resultados obtidos mostram o potencial da aplicação da análise de sentimento nas resenhas de livros como mais uma ferramenta para auxiliar o usuário da plataforma Skoob em sua tomada de decisão por qual livro iniciar a leitura ou por quais livros colocar em sua lista de próximas leituras. Conclusões: As resenhas de livros são insumos importantes em uma rede social de leitores, uma vez que podem influenciar as preferências de leitura de seus usuários, além de apresentar as características positivas e negativas de um determinado livro. A aplicação da Análise de sentimento nas opiniões contidas em tais resenhas pode fornecer indicadores de modo automatizado e rápido, possibilitando aferir o comportamento dos usuários em relação aos livros que leram, além de ser utilizada como uma métrica alternativa para avaliação de livros.

  • Transparência ativa em tempos de Covid-19: a atuação do ministério da mulher, da família e dos direitos humanos no combate à violência de gênero

    Introdução: A Internet modificou a forma como a administração pública realiza a comunicação dos seus atos para a sociedade. Objetivo: Pressupondo a adoção da Transparência Ativa, pautada na Lei de Acesso à Informação, a pesquisa objetiva identificar ações e atuações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no combate à violência de gênero durante o período de isolamento social, causado pela pandemia de Covid-19. Metodologia: De caráter exploratório, o percurso metodológico da pesquisa deu-se em dois momentos. No primeiro, ocorreu uma identificação da atuação do Ministério nas redes sociais. No segundo, foram coletados dados referentes à violência de gênero nas publicações do Ministério veiculadas na plataforma do Twitter, para análise posterior. Resultados: O estudo possibilitou identificar as ações adotadas e como foram comunicadas pelo Ministério; se houve implementação dos projetos; perfis com mais menções e hashtags utilizadas. Conclusão: Algumas informações veiculadas como ações de promoção ao combate de violência de gênero não forneceram dados básicos sobre sua realização, metodologia, implementação, benefícios e efeitos, criando barreiras para a erradicação.

  • Acesso aberto e financiamento da pesquisa no Brasil: características e tendências da produção científica

    Objetivo: este estudo se propõe a analisar a distribuição da produção científica brasileira, considerando seu crescimento e possível relação entre as variáveis indexação, financiamento da pesquisa e modalidades de acesso aberto. Mensura a adesão ao acesso aberto, considerando as bases de indexação, a presença ou ausência de financiamento, e as modalidades e áreas de financiamento de pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Método: o estudo tem caráter exploratório, pautando-se em abordagem cientométrica para análise das variáveis de interesse. Considera a totalidade de artigos originais e de revisão publicados por autores filiados a instituições brasileiras no período de 2009 a 2016. Informações sobre as modalidades de financiamento de artigos resultantes de pesquisa financiada pela Fapesp foram obtidos de sua Biblioteca Virtual (BV Fapesp). Resultado: observou um aumento significativo de artigos em acesso restrito na Web of Science (WoS), além de aumento percentual de artigos sem menção a financiamento. Dentre as modalidades de acesso aberto a via Bronze se destaca no início do período, dando lugar à Dourada; e a SciELO representa quase 50% em acesso aberto, quando não há menção a financiamento, e 20% quando se declara o financiamento. As modalidades de fomento Fapesp revelam relação entre: níveis de bolsa e modalidades de acesso aberto, com maior nível e publicação na WoS, e menor nível na SciELO; auxílios Regular e Biota têm na SciELO maior percentual, enquanto Temáticos, CEPIDs e Jovem Pesquisador na WoS. Finalmente, observou-se que praticamente todas as áreas aumentam o percentual de artigos em acesso restrito no final do período, com destaque para as Humanas. Conclusões: a produção científica brasileira sinaliza que a tendência em direção ao acesso aberto é invertida entre os subperíodos analisados. As iniciativas da Fapesp são percebidas, tendo-se observado tendência favorável à via Dourada, em periódicos Web of Science, enquanto o SciELO reforça tal tendência, tanto na pesquisa financiada pela Fapesp, quanto na produção financiada por outras agências, assim como nas publicações sem menção a financiamento. Diante de tais circunstâncias, os pesquisadores de instituições paulistas credenciados em programas de pós-graduação veem-se obrigados a encontrar um ponto de intersecção, que priorize o fator de impacto, porém muitas vezes tendo que abrir mão do acesso aberto.

  • Tipologia dos dados científicos das teses brasileiras da Ciência da Informação: Investigando a sua natureza e origem

    Objetivo: Classificar a tipologia dos dados científicos obtidos nas teses brasileiras, na área da Ciência da Informação, de acordo com a sua natureza e origem, no interstício de 2012 a 2020. Método: Utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa; caracterizou-se quanto aos meios como um estudo bibliográfico e quanto aos fins como uma pesquisa descritiva. A técnica de análise de conteúdo foi adotada para analisar os dados com o suporte do software QDAMiner. Resultado: Verificou-se que os dados da área são diversificados em relação à natureza por serem dados textuais, visualizações, multimídia, números e software, além disso, esses dados também se diferenciam no que diz respeito à origem, pois foram identificados dados de registro, observacional, computacional e experimental. Sendo os dados de registros e observacionais predominantes. Conclusões: Diante da realidade de que o presente estudo evidenciou a diversidade e a divisão desses dados no tocante a origem, especialmente pela presença dos dados observacionais, que são os mais difíceis de replicar, espera-se que a área da CI se conscientize sobre a importância de tratar adequadamente os dados de forma que possam ter condições de serem reutilizados em novas pesquisas no longo prazo.

  • Ontologia e documento arquivístico: análise ontológica para representação semântica do documento arquivístico em BFO

    Objetivo: Descrever, com ontologia, a representação de documentos de acordo com os princípios e conceitos da Arquivologia. A análise ontológica teve enfoque na produção documental de uma organização, permitindo que ontologias desenvolvidas para organizações possam ser compatibilizadas com os princípios e soluções da Arquivologia, quando a questão é o documento e sua produção. Método: Análise ontológica de conceitos com enfoque na classificação de entidades arquivísticas nas classes especificadas na ontologia de alto nível Basic Formal Ontology (BFO) no que se refere a: informação, documento arquivístico e materialidade; produção de documento arquivístico; e contextos jurídico-administrativo, administrativo, documental e de proveniência. Resultado: O modelo ontológico esclarece e especifica o significado semântico dos conceitos arquivísticos analisados, construindo um suporte para derivações lógicas destes documentos, associação destes documentos com entidades que representam conteúdos de domínio especificadas em outras ontologias derivadas da BFO Conclusões: Os resultados demonstram que os conceitos arquivísticos estão alinhados à BFO em uma relação de subsunção com relação aos aspectos analisados. Se observa que o documento arquivístico é fundamentado pelas percepções de realidade de BFO.

  • A 'alquimia' da relevância, o reuso de dados e seu impacto no desenvolvimento sustentável: contribuições à agenda 2030

    Objetivo: Evidenciar a relevância da recuperação de informação de fontes de dados de terceiros para reuso com propósito de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Método: Desenvolve-se pesquisa exploratória e descritiva de cunho bibliográfico e documental, inspirada nos autores Saracevic e Hjørland, para abordar as noções de relevância aplicadas aos conceitos de metadados e dados de pesquisa e nos processos de representação, recuperação e reuso desses dados, reflete-se qualitativamente sobre conceitos e fenômenos e analisa-se documentos nacionais que contemplem resultados sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil e internacionais que possibilitem o reuso de dados. Resultado: Salienta-se que o reuso de dados de pesquisa científica está assinalado na metodologia dos assuntos apresentados no Relatório Luz 2020 sobre a Agenda 2030 do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil e que o Relatório da Oliver Wyman aponta serem as fontes de dados de terceiros, um complemento essencial para os dados tradicionais coletados pelas Organizações Nacionais de Estatística. Conclusões: A partir dos resultados assinalados, constata-se a necessidade dos dados de pesquisa serem registrados em plataformas de gestão de dados para reuso e a importância do conhecimento prévio do assunto para obtenção de resultados relevantes e eficazes na recuperação da informação para constatação de resultados rumo à Agenda 2030. PALAVRAS-CHAVE: Reuso de Dados. Relevância. Recuperação da Informação. Agenda 2030.

  • La ciencia abierta desde la perspectiva de expertos: una propuesta de taxonomía brasileños

    Objetivo: Este estudio tiene como objetivo contextualizar la Ciencia Abierta, proponiendo una versión brasileña de la taxonomía originalmente desarrollada por el grupo Facilitate Open Science Training for European Research (Foster), presente en el proyecto Open Science del Programa Comunitario de Investigación e Innovación, titulado Horizonte 2020. Método: Se adoptó una investigación bibliográfica, documental y descriptiva con un enfoque deductivo, utilizando el método Delphi. La investigación bibliográfica se utilizó con la intención de recuperar documentos que pudieran apoyar la conceptualización del término Ciencia Abierta, en una base de documentos agregados en el gestor de referencias Mendeley. Se recuperaron un total de 158 registros y se decidió presentar el mencionado concepto en 13 de ellos, teniendo en cuenta los mejor clasificados y el número de usuarios que los añadieron en sus bibliotecas de Mendeley u observaron el contexto de la publicación y de este estudio. La segunda etapa de la investigación consistió en la traducción y ampliación de la taxonomía mediante el método Delphi, reuniendo a 13 investigadores especializados en el tema sobre Ciencia Abierta en general o en alguna de sus facetas, que colaboraron en la propuesta de inclusión de nuevos términos en la taxonomía, así como en la validación y sugerencias de nuevos recursos y conceptos en la traducción libre realizada inicialmente. Resultado: Para la primera etapa, el resultado de las definiciones presenta aspectos del ecosistema de la Ciencia Abierta que implican particularidades filosóficas, científicas, sociales, tecnológicas, políticas y económicas. El segundo resultado de esta investigación presenta la propuesta de incorporación de nuevos términos, componiendo una taxonomía con 11 facetas y 82 etiquetas en la taxonomía. Conclusiones: Vivimos un momento transitorio de transformación en la comunicación de la ciencia, que implica el surgimiento de nuevos movimientos relacionados con la ciencia y el fortalecimiento de una infraestructura que va más allá de la tecnología utilizada, lo cual, ciertamente, se puede notar en la taxonomía propuesta construida en colaboración con investigadores y especialistas que trabajan con la Ciencia Abierta o cualquiera de sus facetas.

  • Editorial
  • Acesso aberto imediato ou embargo dos trabalhos de conclusão de curso? Estudo embasado na teoria da ação racional

    Objetivo: Identificar os fatores e as motivações determinantes do comportamento dos discentes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) com respeito ao acesso aberto imediato ou ao embargo dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) Método: Embasada teoricamente na Teoria da Ação Racional com os construtos Crença, Norma, Atitude e Intenção. Utilizou-se como técnica de coleta de dados o levantamento por questionários, em amostras de discentes e docentes da FACISA, assim como entrevistas. Resultado: No construto Crença, os resultados sugerem que a comunidade em estudo entende as vantagens do acesso aberto para a visibilidade e aproveitamento da produção científica, assim como a finalidade do embargo. Foi identificada a crença de que se embarga devido à exigência de ineditismo por parte dos periódicos científicos. Como Norma subjetiva alunos e professores percebem que o embargo do TCC pode gerar atraso a futuros estudos e que o uso de uma política de embargo muito restritiva é prejudicial à discussão científica. Já nas atitudes se evidenciam contradições, pois enquanto são favoráveis ao acesso aberto imediato também são favoráveis ao embargo, sobretudo, motivado pela crença de a necessidade de garantir ineditismo. Essas contradições se revelam na incerteza da intenção de depósito com acesso aberto imediato e em comportamentos que se inclinam ao embargo dos trabalhos. Conclusões: Se requerem ações para fomentar o acesso aberto imediato à luz das mudanças na comunicação científica, por exemplo, o uso ampliado dos preprints, assim como incentivar uma tomada de decisões informada por conhecimentos sobre as políticas das revistas. PALAVRAS-CHAVE: Acesso aberto imediato. Embargo. Repositórios. Trabalho de conclusão de curso. Teoria da Ação Racional.

  • Produção científica sobre hospitais no contexto da ciência de dados: um estudo a partir da web of science

    Objetivo: realizar análise bibliométrica sobre as aplicações da ciência de dados no âmbito das organizações hospitalares. Método: por meio de pesquisa na base de dados Web of Science, verificou-se a existência de termos relacionados à ciência de dados, tais como “big data”, “data analytics”, “businesss intelligence”, “data mining”, “data warehouse”, “text mining” e “data science", relacionando-os a hospitais. A análise de dados pautou-se na técnica de análise de redes sociais. O período considerado foi de 2015 a 2019. Resultado: “machine learning” e “electronic health records” despontam como assuntos relevantes. As interações mais expressivas refletem a inclinação da informática médica em assuntos relacionados à tomada de decisão, sistemas de informação para hospitais e unidade de cuidados intensivos. Sobre os campos científicos, nota-se a predominância esperada da área de saúde e dos domínios pertencentes ou fronteiriços à tecnologia. No mais, vê-se que a grande variedade de áreas encontradas acusa a natureza multidisciplinar do assunto, inclusive com importante participação da Ciência da Informação (CI). Em relação à geografia do conhecimento, observa-se um razoável grau de descentralização, havendo produções representativas na América do Norte, Europa e Ásia. Quanto aos veículos de publicação, destaque para os Studies in Health Technology and Informatics, que compreendem uma série de publicações. Os dois periódicos mais representativos da lista, integram, respectivamente, os grupos Springer Nature e Elsevier, grandes players do mercado editorial científico. Conclusões: por fim, evidencia-se a multidisciplinaridade existente em torno do assunto estudado e a relevância da tecnologia para o progresso das organizações hospitalares. PALAVRAS-CHAVE: Ciência de Dados. Bibliometria. Web of Science. Big Data. Machine Learning.

Documentos em destaque

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT