Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação

Editora:
Universidade Federal de Santa Catarina
Data de publicação:
2011-03-10
ISBN:
1518-2924

Descrição:

Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação tem como missão difundir o conhecimento novo e inovador em Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e áreas correlatas abrangendo interesses técnico-tecnológicos e humano-sociais. Está direcionada para pesquisadores, docentes, discentes e demais profissionais. Recebe originais inéditos de artigos em Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e áreas correlatas resultantes de pesquisa científica; originais de ensaios de carater teórico fundamentados em revisão de literatura; resenhas de livros de edições recentes.

Número de revista

Documentos mais recentes

  • Resúmenes textuales de documentos audiovisuales mediante IA para departamentos de información televisiva

    Objetivo: analizar las posibilidades documentales que tiene la confección de resúmenes automáticos por medio de los desarrollos algorítmicos de la Inteligencia Artificial para la automatización de la extracción de resúmenes textuales de documentales audiovisuales televisivos en el marco de la gestión de la información audiovisual en los Media/Digital Assett Management.

  • Una evaluación cienciométrica de la productividad de la investigación sobre el maltrato infantil a partir de la base de datos Web of Science

    Objetivo: Este estudo examina a produtividade da pesquisa sobre maus-tratos infantis em todo o mundo, de 2012 a 2021. Além disso, empregamos medidas estatísticas cienciométricas para analisar a produtividade dos maus-tratos infantis.

  • Gestión de la información sanitaria: análisis del panel de evidencia científica sobre la Covid-19

    Objetivo: Analisar a estrutura e a gestão da informação do Painel de Evidências Científicas sobre Tratamento Farmacológico e Vacinas - COVID-19 do Ministério da Saúde, de maneira a identificar obstáculos e demandas em literacia digital em saúde e propor melhorias para a disponibilização e visualização das informações de modo a facilitar o acesso a elas e seu uso pela população.

  • El impacto del nivel de evidencia científica en los preprints sobre COVID-19 en su compartición en Twitter (X) Brasil

    Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar o nível de evidência científica dos preprints sobre COVID-19compartilhados no Twitter (X) no Brasil, entre 2020 e junho de 2023 e o impacto desses compartilhamentos nodebatepúblico sobre a pandemia do Novo Coronavírus no Brasil. Problema de pesquisa: a análise teve foco emresponderquestões objetivas em torno da altmetria que é: 1) Que nível de evidência científica apresentamos preprintsmaiscompartilhados sobre covid no Twitter (X) Brasil? 2) Com que intenção os preprints foram compartilhados deacordocom seu nível de evidência científica? 3) Qual o perfil dos usuários que compartilharam esses preprints.

  • Percepciones de los educadores sobre los repositorios de recursos educativos abiertos (REA) en la educación superior

    Objetivo: Os repositórios de recursos educacionais abertos (REA), impulsionados por políticas nacionais e institucionais, têm sido criados por diferentes países para dar suporte ao ensino e aprendizagem. Considerando as várias funcionalidades que os repositórios de REA apresentam, este estudo tem como objetivo captar a percepção de educadores das instituições de ensino superior brasileiras sobre a importância e a utilização desses repositórios para a pesquisa, uso de REA e apoio às práticas de ensino.

  • Wikidata para la estructuración de perfiles institucionales académicos: un estudio de caso de las publicaciones académicas de NeuroMat

    Objective: The objective of this work is to identify competencies in the construction and analysis of individual and academic institutional profiles using Wikidata.

  • Percepciones de los editores sobre la implementación de la revisión abierta en revistas científicas

    Objetivo: O estudo tem como objetivo geral investigar os periódicos científicos indexados no DOAJ que fazem revisão por pares aberta, do ponto de vista da percepção dos seus editores. Como objetivos específicos foram delineados os seguintes: a) identificar os periódicos científicos indexados no DOAJ como adeptos da revisão por pares aberta; b) verificar o modelo de revisão por pares aberta utilizado por esses periódicos, e; c) descrever a percepção dos editores sobre suas experiências com a implementação desse método de avaliação.

  • La base curricular nacional común y la aplicación de la alfabetización informativa en el currículo de la educación primaria

    Objetivos: Analisar as relações entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a implementação do letramento informacional (LI) no currículo do Ensino Fundamental (EF). Os objetivos específicos são descrever os principais aspectos da BNCC no contexto do EF; analisar artigos científicos que relacionam os temas BNCC e LI no contexto do EF e identificar as implicações da BNCC para implementação do LI no currículo do EF.

  • O uso da biblioteca escolar como parte integrante das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem: panorama nacional

    Este estudo partiu da premissa de que é possível estabelecer um diálogo entre biblioteca, ensino e aprendizagem, considerando que são partes complementares. Objetivo: O objetivo deste artigo foi mapear trabalhos científicos que demonstraram como se deu a integração das bibliotecas brasileiras no uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Método: O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, à luz da Análise do Conteúdo. Resultado: Os resultados demonstraram que aliar a biblioteca às metodologias de aprendizagem ativa contribuem para uma formação integrada, pautada pela autonomia e protagonismo do estudante na construção do seu conhecimento e sugerem que fazer a interlocução da biblioteca com a prática educativa, requer sobretudo, um diálogo entre a biblioteca, o corpo docente e a equipe pedagógica. Conclusões: Espera-se contribuir para a construção de novos sentidos para a biblioteca escolar, que explorem todo seu potencial formativo. Conclui-se que a biblioteca escolar se relaciona com o processo de ensino e aprendizagem de forma tensa, mas que existe um diálogo sendo construído à passos lentos, rumo ao alinhamento de sua função às propostas pedagógicas que objetivam uma formação mais integrativa do estudante.

  • Una aproximación a los premios de literatura infantil y juvenil brasileños (2000-2020): análisis y caracterización

    Objetivo: La relevancia de los premios literarios ha sido ampliamente estudiada, aunque no se han encontrado trabajos que reflejan su importancia en el caso de la Literatura Infantil y Juvenil (LIJ) de Brasil, por lo que este trabajo tiene como objetivo ser un primer acercamiento al tema. Método: Para ello se han estudiado los premios de LIJ nacionales en Brasil, así como 474 títulos galardonados vigentes entre 2000 y 2020 y se ha realizado una caracterización de los mismos estudiando su evolución cronológica, las instituciones de las que dependen, sus modalidades, categorías y géneros más premiados. Asimismo, se analizan los autores y autoras más galardonados, los géneros literarios y las materias más habituales de los títulos premiados. Resultado: Se concluye que en Brasil hay pocos premios nacionales de LIJ en comparación con su gran extensión territorial. También se observa que son premios consolidados en el tiempo, aunque su aparición sea tardía en comparación con la primera aparición del libro infantil/juvenil en Brasil. Conclusiones: El estudio de los autores permite conocer que no todos los premiados poseen reconocimiento y son considerados grandes nombres de la LIJ en Brasil. Finalmente, el género más premiado es la narrativa seguido de los álbumes ilustrados, sobre todo en los últimos estudiados.

Documentos em destaque

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT