Revista de Ciências da Administração

Editora:
Universidade Federal de Santa Catarina
Data de publicação:
2011-03-10
ISBN:
2175-8077
Copyright:
COPYRIGHT Universidade Federal de Santa Catarina

Descrição:

A Revista de Ciências da Administração (RCA) tem como foco a divulgação da produção científica em Ciências da Administração e áreas correlatas, objetivando contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento nestas áreas. O público-alvo é formado por pesquisadores, professores e estudantes que desenvolvem estudos e pesquisas sobre temas administrativos.

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  • Editorial
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  • Proposição e validação de um modelo teórico de satisfação eletrônica e intenção de continuidade de uso dos serviços de streaming no Brasil

    Objetivo: Propor e testar um modelo teórico capaz de relacionar os fatores que afetam a Satisfação Eletrônica e a Continuidade de Uso dos Serviços de Streaming dos consumidores brasileiros. Metodologia/abordagem: Identificou-se o modelo UTAUT2 e outros fatores que foram agregados ao modelo como meios de identificar os antecedentes da Satisfação Eletrônica e a Continuidade de Uso dos Serviços de Streaming. O modelo de pesquisa foi analisado a partir de 389 respostas válidas obtidas por meio de um survey. A análise dos dados foi realizada utilizando-se o software R e seus pacotes para Modelagem de Equações Estruturais. Originalidade/relevância: Os Serviços de Streaming são uma forma de distribuição digital por meio de pacotes em que não é necessário efetuar download para ter acesso ao conteúdo de mídia. A literatura afirma que com o desenvolvimento e disponibilização de novas tecnologias no mercado, é necessário analisar os fatores comportamentais relacionados ao comportamento dos consumidores. Principais resultados: O modelo de pesquisa apresentado explica 83,1% da variação da Satisfação Eletrônica com os Serviços de Streaming e 56,5% da variação de sua Continuidade de Uso. Contribuições teóricas: Os resultados ampliam a teoria sobre sistemas de informação e comunicação digital, explorando pela primeira vez a Satisfação eletrônica e o uso contínuo de streaming em negócios digitais. Contribuições para a gestão: Os gestores que focarem em melhorar a expectativa de desempenho, as condições facilitadoras e a influência social dos usuários pode aumentar significativamente a satisfação eletrônica e a continuidade do uso dos serviços de streaming

  • Proposal and validation of a theoretical model of electronic satisfaction and intention to continue using streaming services in Brazil

    Objetivo: Propor e testar um modelo teórico capaz de relacionar os fatores que afetam a Satisfação Eletrônica e a Continuidade de Uso dos Serviços de Streaming dos consumidores brasileiros. Metodologia/abordagem: Identificou-se o modelo UTAUT2 e outros fatores que foram agregados ao modelo como meios de identificar os antecedentes da Satisfação Eletrônica e a Continuidade de Uso dos Serviços de Streaming. O modelo de pesquisa foi analisado a partir de 389 respostas válidas obtidas por meio de um survey. A análise dos dados foi realizada utilizando-se o software R e seus pacotes para Modelagem de Equações Estruturais. Originalidade/relevância: Os Serviços de Streaming são uma forma de distribuição digital por meio de pacotes em que não é necessário efetuar download para ter acesso ao conteúdo de mídia. A literatura afirma que com o desenvolvimento e disponibilização de novas tecnologias no mercado, é necessário analisar os fatores comportamentais relacionados ao comportamento dos consumidores. Principais resultados: O modelo de pesquisa apresentado explica 83,1% da variação da Satisfação Eletrônica com os Serviços de Streaming e 56,5% da variação de sua Continuidade de Uso. Contribuições teóricas: Os resultados ampliam a teoria sobre sistemas de informação e comunicação digital, explorando pela primeira vez a Satisfação eletrônica e o uso contínuo de streaming em negócios digitais. Contribuições para a gestão: Os gestores que focarem em melhorar a expectativa de desempenho, as condições facilitadoras e a influência social dos usuários pode aumentar significativamente a satisfação eletrônica e a continuidade do uso dos serviços de streaming

  • How to Promote Collaboration in Open Data Platforms?

    Objetivo: Identificar e explorar os elementos colaborativos em dados abertos governamentais, com foco nas plataformas de dados abertos. Metodologia/abordagem: Foi realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa e bibliográfica nas bases de dados Scopus, SienceDirect, Web of Science, Scielo, ACM, Proquest e IEEE com o intuito de identificar estudos que contemplem o desenvolvimento dos dados abertos governamentais por meio da colaboração. Além disso, também foi executada uma análise de benchmarking em 32 plataformas interativas para identificar as melhores práticas e funcionalidades em termos de colaboração. Originalidade/relevância: Os dados abertos governamentais podem ser considerados uma inovação importante e influente que tem o potencial de impulsionar a criação de valor público. Embora muitos países mantenham portais abertos de dados governamentais, os elementos colaborativos dos portais são limitados. Principais resultados: Os resultados revelaram 25 elementos colaborativos que podem expandir o potencial colaborativo do ambiente dos dados abertos governamentais. Esses elementos demonstraram contribuir, de maneira substancial, para uma abordagem mais colaborativa e eficiente, proporcionando o acesso universal e fortalecendo a utilização de dados abertos para diversas finalidades, alinhado à promoção de transparência e responsabilidade em múltiplos setores. Contribuições teóricas: A pesquisa contribui ao destacar a necessidade de aprofundar o estudo sobre colaboração em dados abertos, propondo novas abordagens para desenvolver ecossistemas mais integrativos e colaborativos. Contribuições para a gestão: Esse trabalho destaca a importância de buscar a colaboração em plataformas de dados abertos governamentais, contribuindo para o alcance de uma maior transparência, eficácia e inovação no uso de dados

  • Como Promover a Colaboração em Plataformas de Dados Abertos?

    Objetivo: Identificar e explorar os elementos colaborativos em dados abertos governamentais, com foco nas plataformas de dados abertos. Metodologia/abordagem: Foi realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa e bibliográfica nas bases de dados Scopus, SienceDirect, Web of Science, Scielo, ACM, Proquest e IEEE com o intuito de identificar estudos que contemplem o desenvolvimento dos dados abertos governamentais por meio da colaboração. Além disso, também foi executada uma análise de benchmarking em 32 plataformas interativas para identificar as melhores práticas e funcionalidades em termos de colaboração. Originalidade/relevância: Os dados abertos governamentais podem ser considerados uma inovação importante e influente que tem o potencial de impulsionar a criação de valor público. Embora muitos países mantenham portais abertos de dados governamentais, os elementos colaborativos dos portais são limitados. Principais resultados: Os resultados revelaram 25 elementos colaborativos que podem expandir o potencial colaborativo do ambiente dos dados abertos governamentais. Esses elementos demonstraram contribuir, de maneira substancial, para uma abordagem mais colaborativa e eficiente, proporcionando o acesso universal e fortalecendo a utilização de dados abertos para diversas finalidades, alinhado à promoção de transparência e responsabilidade em múltiplos setores. Contribuições teóricas: A pesquisa contribui ao destacar a necessidade de aprofundar o estudo sobre colaboração em dados abertos, propondo novas abordagens para desenvolver ecossistemas mais integrativos e colaborativos. Contribuições para a gestão: Esse trabalho destaca a importância de buscar a colaboração em plataformas de dados abertos governamentais, contribuindo para o alcance de uma maior transparência, eficácia e inovação no uso de dados

  • É Possível Relacionar Consumo de Crédito com Bem-estar? Análises Discursivas Envolvendo Consumidores Idosos de Baixa Renda

    Objetivo: Compreender como o consumo de crédito pode influenciar o bem-estar de idosos de baixa renda. Metodologia/abordagem: A pesquisa empírica foi dividida em três etapas: a primeira, uma etnografia em um grupo com 120 idosos; a segunda, composta por entrevistas individuais com representantes das instituições fornecedoras de crédito; e a terceira, por meio de trajetórias de vida com 4 famílias, escolhidas a partir dos 30 participantes iniciais. O material foi analisado por meio da Análise Crítica de Discurso, na corrente proposta por Norman Fairclough. Originalidade/relevância: A pesquisa buscou captar a interseccionalidade dos problemas que se relacionam com o crédito, temática que tem sido trabalhada apenas pelo viés das políticas públicas ou por meio de programas de educação financeira instrumental. Principais resultados: Os resultados apontam que os diversos atores envolvidos no consumo de crédito (incluindo os próprios idosos, suas famílias e os ofertantes de créditos) contribuem para afetar negativamente o bem-estar desses indivíduos. Constatamos também que o idoso contribui para naturalização dos efeitos nocivos do crédito, uma vez que também reproduz a realidade em seus repertórios discursivos. Contribuições teóricas: O estudo indica que, por intermédio do consumo de crédito, existem situações que colocam em xeque o bem-estar individual e coletivo. Contribuições para a gestão: A pesquisa mostra que persiste um lado sombrio do Marketing, fortalecido pelo lobby com o poder público, quando o idoso de baixa renda se torna o ponto de referência para práticas de estímulo ao crédito

  • Is it Possible to Relate Credit Consumption to Well-being? Discursive Analyses Involving Low-Income Elderly Consumers

    Objetivo: Compreender como o consumo de crédito pode influenciar o bem-estar de idosos de baixa renda. Metodologia/abordagem: A pesquisa empírica foi dividida em três etapas: a primeira, uma etnografia em um grupo com 120 idosos; a segunda, composta por entrevistas individuais com representantes das instituições fornecedoras de crédito; e a terceira, por meio de trajetórias de vida com 4 famílias, escolhidas a partir dos 30 participantes iniciais. O material foi analisado por meio da Análise Crítica de Discurso, na corrente proposta por Norman Fairclough. Originalidade/relevância: A pesquisa buscou captar a interseccionalidade dos problemas que se relacionam com o crédito, temática que tem sido trabalhada apenas pelo viés das políticas públicas ou por meio de programas de educação financeira instrumental. Principais resultados: Os resultados apontam que os diversos atores envolvidos no consumo de crédito (incluindo os próprios idosos, suas famílias e os ofertantes de créditos) contribuem para afetar negativamente o bem-estar desses indivíduos. Constatamos também que o idoso contribui para naturalização dos efeitos nocivos do crédito, uma vez que também reproduz a realidade em seus repertórios discursivos. Contribuições teóricas: O estudo indica que, por intermédio do consumo de crédito, existem situações que colocam em xeque o bem-estar individual e coletivo. Contribuições para a gestão: A pesquisa mostra que persiste um lado sombrio do Marketing, fortalecido pelo lobby com o poder público, quando o idoso de baixa renda se torna o ponto de referência para práticas de estímulo ao crédito

  • For Conscious Beauty: the Hidden Reasons Behind Consumer Preference for Vegan Cosmetics

    Objetivo: Compreender o comportamento do consumidor vegano em relação à intenção de compra de cosméticos de origem vegetal, utilizando a Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Metodologia/abordagem: Realização de entrevistas semiestruturadas com dez mulheres veganas de diferentes estados do Brasil. Posteriormente, condução de pesquisa qualitativa e descritiva, seguida pela Análise de Núcleo de Sentido (ANS). Originalidade/relevância: A originalidade deste estudo reside na aplicação da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) ao contexto específico do comportamento de compra de cosméticos veganos, preenchendo uma lacuna na literatura acadêmica. Além disso, a pesquisa destaca a importância crescente do veganismo e da sustentabilidade no mercado de produtos de beleza. Principais resultados: Os resultados revelaram a presença dos três principais fatores influenciadores do comportamento do consumidor vegano na intenção de compra: atitude, normas subjetivas e controle comportamental percebido. Estes fatores afetam a decisão de compra de produtos veganos. Contribuições teóricas: As contribuições teóricas deste estudo incluem a confirmação da relevância da TCP na compreensão do comportamento do consumidor vegano, bem como a identificação da predominância da atitude sobre as normas subjetivas e o controle comportamental percebido na intenção de compra de cosméticos veganos. Contribuições para a gestão: Este estudo contribui para a gestão ao fornecer insights sobre como melhor direcionar estratégias de marketing para atender às necessidades e preferências dos consumidores veganos. Ao reconhecer a importância das questões éticas, ambientais e de saúde associadas ao veganismo, as organizações podem desenvolver produtos mais alinhados com os valores desse público, promovendo assim a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa

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