Apresentação

AutorComissão Editorial da Revista dos Estudantes de Direito da UnB

A Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília (UnB) chega renovada ao sexto número, fiel ao propósito de traduzir os esforços de engrandecer a cultura jurídica nacional. Consciente de seu compromisso institucional, enquanto produto da vivência universitária, busca firmar-se como espaço de confluência de discussão, reflexão e atualização da experiência jurídica a partir da postura crítica que não se perde no diletantismo cultural, nem se degrada na exacerbação do tecnicismo.

Desafiadora a tarefa de renovar um feito editorial composto essencialmente por trabalhos discentes, muitas vezes aquinhoados de forma pouco judiciosa. O contato ainda não tão aprofundado com as letras jurídicas parece desautorizar aqueles que, apesar de afiados, não possuem a ferrugem dos anos de reflexão, das leituras e da experimentação. Entretanto, a história recente da Faculdade tem rendido exemplos que só aumentam o compromisso e a vontade de contribuir para o fortalecimento da instituição. Acreditamos que o sopro de vida deste projeto editorial é trazer em cada página a carga das experiências que mestres e aprendizes empreendem conjuntamente a cada dia.

Vejam-se os excelentes trabalhos de iniciação científica e a participação cada vez mais expressiva dos graduandos nos grupos de pesquisa. Some-se o protagonismo e a inserção nas experiências de extensão universitária, que têm fornecido substrato à reflexão do papel do jurídico. Ademais, a excelência dos pós-graduandos que aqui colaram grau e o indiscutível sucesso dos bacharéis que, nas diversas áreas e profissões, criam ambiente normativo e preenchem de sentido os institutos, são outros tantos sinais de que o compromisso com o engrandecimento da Faculdade de Direito da UnB é, em grande parte, fruto de nossos esforços. Aceitamos o desafio e hoje temos fiel convicção de tê-lo iniciado com êxito.

Vê-se a verdadeira pletora de reflexões e vivências daqui oriundas que carecem deste espaço como registro de nossa memória institucional, como vetor de experiências e instrumento de interlocução acadêmica e social. Daí termos estendido o convite aos colegas de outras instituições universitárias do país a contribuir, a fim de consolidar um esforço multi-regional de discussão. Em verdade, por meio deste estreitamento dos laços, visamos permitir o alcance nacional desta e das edições que certamente virão. Felizmente, os colegas de alhures enviaram diversos trabalhos de escol, que foram recepcionados e só...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT