Acesso aberto imediato ou embargo dos trabalhos de conclusão de curso? Estudo embasado na teoria da ação racional

AutorJoyanne de Souza Medeiros, Nancy Sánchez-Tarragó
CargoMestre em Gestão da Informação e do Conhecimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Biblioteca Setorial da Facisa, Santa Cruz,RN, Brasil Joyanne.medeiros@ufrn.br https://orcid.org/ 0000-0002-0596-3274 / Doutora em Documentación e Información Científica Universidade Federal de Rio Grande do ...
Páginas1-22
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência d a informação, Florianópolis, v. 26, n. esp, p. 01-23, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI : 
Artigo
Original




Immediate open access or embargo of the final coursework? Study based on Theory of
Reasoned Action
Joyanne de Souza Medeiros
Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Biblioteca Setorial da Facisa,
Santa Cruz,RN, Brasil
Joyanne.medeiros@ufrn.br
https://orcid.org/ 0000-0002-0596-3274
Nancy Sánchez-Tarragó
Doutora em Documentación e Información Científica
Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Departamento de Ciência da Informação
Nancy.sanchez@ufrn.br
https://orcid.org/0000-0002-5114-6072
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Identificar os fatores e as motivações determinantes do comportamento dos discentes da Faculdade de Ciências
da Saúde do Trairi (FACISA) com respeito ao acesso aberto imediato ou ao embargo dos trabalhos de conclusão de curso
(TCC)
Método: Embasada teoricamente na Teoria da Ação Racional com os construtos Crença, Norma, Atitude e Intenção.
Utilizou-se como técnica de coleta de dados o levantamento por questionários, em amostras de discentes e docentes da
FACISA, assim como entrevistas.
Resultado: No construto Crença, os resultados sugerem que a comunidade em estudo entende as vantagens do acesso
aberto para a visibilidade e aproveitamento da produção científica, assim como a finalidade do embargo. Foi identificada
a crença de que se embarga devido à exigência de ineditismo por parte dos periódicos científicos. Como Norma subjetiva
alunos e professores percebem que o embargo do TCC pode gerar atraso a futuros estudos e q ue o uso de uma política
de embargo muito restritiva é prejudicial à discussão científica. Já nas atitudes se evidenciam contradições, pois enquanto
são favoráveis ao acesso aberto imediato também são favoráveis ao embargo, sobretudo, motivado pela crença de a
necessidade de garantir ineditismo. Essa s contradições se revelam na incerteza da intenção de depósito com acesso
aberto imediato e em comportamentos que se inclinam ao embargo dos trabalhos.
Conclusões: Se requerem ações para fomentar o acesso aberto imediato à luz das mudanças na comunicação científica,
por exemplo, o uso ampliado dos preprints, assim como incentivar uma tomada de decisões informada por conhecimentos
sobre as políticas das revistas.
PALAVRAS-CHAVE: Acesso aberto imediato. Embargo. Repositórios. Trabalho de conclusão de c urso. Teoria da Ação
Racional.
ABSTRACT
Objective: To identify the factors and motivations that determine the behavior of students at the Faculdade de Ciências
da Saúde do Trairi (FACISA) with respect to immediate open access or the embargo on the final coursework.
Method: Theoretically based on the Theory of Reasoned Action (TRA) and the Belief, Norm, Attitude, and Intention
constructs. Survey questionnaires were used as a data collection technique, in samples from FACISA students and
professors, as well as interviews.
Result: In the Belief construct, the results suggest that the community under study understands the advantages of open
access for the visibility and use of scientific production, as well as the purpose of the embargo. The belief in the requirement
of novelty by scientific journals was identified. As a subjective norm, students and professors realize that the coursework’s
embargo can delay future studies and that the use of a very restrictive embargo policy is harmful to scientific discussion.
In their attitudes, contradictions are evident, because while they are favorable to immediate open access, they are also
favorable to the embargo, above all, motivated by the belief in the need to guarantee novelty. These contradictions are
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência d a informação, Florianópolis, v. 26, n. esp, p. 01-23, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI : 
2
revealed in the uncertainty of the intention to deposit with immediate open access and in behaviors that are inclined to the
embargo of the works.
Conclusions: Actions are required to promote immediate open access in the light of changes in scientific communication,
for example, the expanded use of prep rints and to encourage informed decision-making by aware ness about the policies
of the scientific journals.
KEYWORDS: Immediate open access. Embargo. Repositories. Theory of Reasoned Action. Coursework.
1 INTRODUÇÃO
Os repositórios de acesso aberto constituem uma das vias promovidas pela Iniciativa
de Budapeste para proporcionar acesso aberto à literatura científica. O compartilhamento
de artigos antes de sua revisão por pares e publicação (preprints) era uma prática existente
em algumas culturas epistêmicas, como a Física de altas energias, pioneira no
estabelecimento do repositório de preprints ArXiv desde a década de 1990. A partir dos
anos 2000 começam a aparecer outros repositórios temáticos, assim como os repositórios
institucionais, estes últimos com a missão de facilitar o acesso a produção científica dos
membros da instituição ante as barreiras de acesso denunciadas pelo Movimento de
Acesso Aberto a informação (SÀNCHEZ-TARRAGÓ, 2007).
Na esteira da declaração da Iniciativa de Budapeste, o desenvolvimento de
repositórios institucionais em universidades e centros de pesquisa tem tido um forte impulso
no mundo todo. Suas funções principais estão associadas à preservação a longo prazo da
produção acadêmica da instituição, assim como proporcionar mecanismos e facilidades
para maior acesso e visibilidade a esta produção, o que também permitiria promover o perfil
da instituição e de seus pesquisadores (BJORK et al., 2014; KURAMOTO, 2014; NG’ANDU
et al., 2018). Embora inicialmente os repositórios tenham sido dedicados ao depósito de
preprints e artigos publicados, outros tipos de documentos têm sido adicionados como os
trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação.
Ainda assim, há questões que impedem o acesso imediato aos documentos
depositados nestes ambientes de livre acesso. Uma delas é o embargo, que consiste na
possibilidade de restringir o acesso a um documento por determinado período, comumente
atrelado à orientação de editores de revistas e à decisão do autor da obra. O embargo,
pode afetar qualquer tipo de documento depositado e a decisão dos autores está associada
a diversas preocupações, a saber, temor de quebra de contratos de direito de autor,
dificuldades para conseguir publicar futuramente o material depositado, temor a plágio,
entre outras. Como resultado, a opção pelo embargo nas plataformas de acesso aberto tem
aumentado nos últimos anos (OWEN; HACKMAN; HARROD, 2009; SCHÖPFEL; PROST,
2013; MUSA; KABIR; DAHIRU, 2016).

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT