Afinal por que os líderes, tidos como competentes profissionalmente, falham? Uma reflexão sobre as incompetências pessoais

AutorDenilson Aparecida Leite Freire, Danilo Gonçalves Melo
CargoDoutor em Administração pela Universidade Nove de Julho ? UNINOVE. Professor da Universidade Federal de Uberlândia (FACES/UFU). E-mail: denilson@ufu.br - Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Goiás. E-mail: danilim_1987@hotmail.com
Páginas53-64
Revista Global Manager
V. 19, N. 1, 2019
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
AFINAL POR QUE OS LÍDERES, TIDOS COMO COMPETENTES
PROFISSIONALMENTE, FALHAM? UMA REFLEXÃO SOBRE AS
INCOMPETÊNCIAS PESSOAIS
Denilson Aparecida Leite Freirea, Danilo Gonçalves Melob
a Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho UNINOVE . Professor da Universidade Federal de
Uberlândia (FACES/UFU). E-mail: denilson@ufu.br
b Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Goiás. E-mail: danilim_1987@hotmail.com
Informações de Submissão
Recebido em 08 de janeiro de 2020.
Aceito em 20de março de 2020.
Publicado em 29 de maio de 2020.
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo analisar as características
profissionais que podem levar os líderes a falharem nas empresas,
visando contribuir para o desenvolvimento das competências de
liderança. Tratou-se de um estudo de caso que teve como objetos de
estudos os laudos do mapeamento de competências de um programa
de desenvolvimento de liderança de uma empresa prestadora de
serviço de ca rtões de crédito na cidade de São Paulo (SP). Os
resultados demonstraram que, apesar de bons índices na avaliação
por competências, os líderes obtiveram resultados medianos na
apuração do balanced scorecard, sendo que os principais motivos
para esse resultado estavam relacionados às questões de
personalidade e de comportamento, aqui denominadas
incompetências pessoais, e que foram: deixar de entregar os
resultados no tempo esperado, não inspirar confiança aos seus
subordinados, resistir à mudança e deficiência no envolvimento com
os clientes.
Abstract
This work aimed to analyze the professional characteristics that can
lead leaders to fail in co mpanies, aiming to contribute to the
development of leadership skills. This was a case study whose
object of study was the reports of the mapping of competencies in a
leadership development program of a company providing credit
card services in the city of São Paulo (SP). The results showed that,
despite good indices in the ass essment by competences, the leaders
obtained average results in the calculation of the balanced scorecard,
and the main reasons for this result we re related to issues of
personality a nd behavior, here called personal incompetence, and
that they were: failing to deliver the results in the expected time, not
inspiring confidence to their subordinates, resisting change and lack
of involvement with customers.
Palavras-chave
Gestão por Competência, incompetência
profissional, gestão de pessoas.
Key words
Competency management, professional
incompetence, people management

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