Análise da propaganda de medicamentos isentos de prescrição em TV aberta

AutorJuliana Fróes da Cruz Silva, Patricky Santos Silva, José Raphael Bokehi, Selma Rodrigues de Castilho
CargoUniversidade Federal Fluminense. Faculdade de Farmácia. Niterói/RJ, Brasil
Páginas1-21
Artigo Original
R. Dir. sanit., São Paulo v.21, e-0006, 2021
DOI: http://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.rdisan.2021.162988
Juliana Fróes da Cruz Silva1
Patricky Santos Silva1
José Raphael Bokehi1
Selma Rodrigues de Castilho1
ANÁLISE DA PUBLICIDADE DE
MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO
EM TV ABERTA
Analysis of advertising of over-the-counter medicines on open TV
Recebido: 08/10/2019. Revisão: 06/08/2020. Aprovado: 21/10/2020.
1Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Farmácia. Niterói/RJ, Brasil
Correspondência: Selma Rodrigues de Castilho. E-mail: selmarc@id.uff.br
2
Silva J. F. C., Silva P. S., Bokehi J. R., Castilho S. R.
R. Dir. sanit., São Paulo v.21, e-0006, 2021
RESUMO
O objetivo deste estudo foi analisar as irregularidades da publicidade de medicamentos
isentos de prescrição veiculada em mídia televisiva aberta. Trata-se de um estudo descritivo
transversal, no qual duas emissoras da televisão aberta do Rio de Janeiro foram monitoradas
durante sete meses. As 90 peças publicitárias coletadas foram transcritas e, posteriormente,
analisadas frente à legislação vigente. Todas apresentavam alguma infração, com média de
3,6 infrações por peça. Os grupos farmacológicos mais frequentes foram os analgésicos, anti-
-inamatórios, antigripais e antiácidos. Como observado por outros autores, os resultados
evidenciam a deciência no cumprimento da regulamentação e a fragilidade da scalização
acerca da publicidade de medicamentos isentos de prescrição no Brasil, apontando para a
necessidade de mudanças que priorizem a promoção do uso racional de medicamentos.
Palavras-Chave
Medicamento; Publicidade Direta ao Consumidor; Televisão
ABSTRACT
e objective of this study was to analyze the advertising irregularities of over-the-counter
medicines in open television media. is is a descriptive cross-sectional study, in which two
open television stations in Rio de Janeiro were monitored for seven months. e 90 pieces of
advertising collected were transcribed and, later, analyzed under the current legislation.All
had some infraction, with an average of 3.6 infractions per piece. e most frequent pharma-
cological groups were analgesics, anti-inammatories, antiu and antacids. As observed by
other authors, the results show the deciency in the compliance with the regulations and the
fragility of the supervision regarding the advertising of over-the-counter medicines in Brazil,
pointing to the need for changes that prioritize the promotion of rational use of medicines.
Keywords
Drug; Direct-to-Consumer Advertising; Television

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