Análise de sentimento como apoio à seleção de livros: um estudo aplicado à plataforma Skoob

AutorRonnie Shida Marinho, Clayton Martins Pereira, José Eduardo Santarem Segundo
Páginas1-20
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 27, p. 01-20, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83588
Artigo
Original
ANÁLISE DE SENTIMENTO COMO APOIO À SELEÇÃO
DE LIVROS: UM ESTUDO APLICADO À PLATAFORMA
SKOOB
Sentiment Analysis to support book selection: a study applied to the Skoob platform.
Ronnie Shida Marinho
Doutorando em Ciência da Informação
Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e
Ciências, Marília, Brasil
ronnieshida@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-0702-7586
Clayton Martins Pereira
Doutorando em Ciência da Informação
Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e
Ciências, Marília, Brasil
clayton.martins@unesp.br
https://orcid.org/0000-0003-0432-4216
José Eduardo Santarem Segundo
Livre-Docente em Ciência da Informação
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras, Ribeirão Preto, Brasil
santarem@usp.br
https://orcid.org/0000-0003-3360-7872
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Este trabalho tem por objetivo aplicar a técnica análise de sentimento nas resenhas publicadas na plataforma
Skoob, com o intuito de propor um novo parâmetro de avaliação que ajude os usuários na tomada de decisão sobre a
leitura, ou não, de um livro.
Método: Pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa, que utilizou, para realizar a análise de
sentimento, a técnica de detecção de polaridade, de modo a automatizar a identificação do grau de polaridade d as
opiniões contidas nas resenhas, o qual pode ser positivo, negativo ou neutro. Foram selecionadas, no total, 45.114
resenhas relacionadas aos 20 livros mais lidos entre os usuários da plataforma Skoob.
Resultado: Os resultados obtidos mostram o potencial da aplicação da análise de sentimento nas resenhas de livros
como mais uma ferramenta para auxiliar o usuário da plataforma Skoob em sua tomada de decisão por qual livro iniciar a
leitura ou por quais livros colocar em sua lista de próximas leituras.
Conclusões: As resenhas de livros são insumos importantes em uma rede social de leitores, uma vez que podem
influenciar as preferências de leitura de seus usuários, além de apresentar as características positivas e negativas de um
determinado livro. A aplicação da Análise de sentimento nas opiniões contidas em tais resenhas pode fornecer indicadores
de modo automatizado e rápido, possibilitando aferir o comportamento dos usuários em relação aos livros que leram,
além de ser utilizada como uma métrica alternativa para avaliação de livros.
PALAVRAS-CHAVE: Análise de sentimento. Detecção de polaridade. Métricas alternativas. Redes sociais de leitores.
ABSTRACT
Objective: This paper aims to apply the sentiment analysis technique to reviews published on the Skoob platform in order
to propose a new evaluation parameter to help users in their decision-making about whether or not to read a book.
Methods: Exploratory research with a quantitative and qualitative approach, which used, to perform the sentiment analysis,
the polarity detection technique, in order to automate the detection of the polarity degree of the opinions contained in the
reviews, which can be positive, negative or neutral. A total of 45,114 reviews related to the 20 most read books among
Skoob platform users were selected.
Results: The obtained results show the potential of applying sentiment analysis to the book reviews as another tool to
help the Skoob platform user in his decision making about which book to start reading or which books to put on his list of
next reads.
Conclusions: Book reviews are important inputs in a social network for readers, since they can influence the reading
preferences of its users, as well as present the positive and negative characteristics of a given book. Applying Sentiment
Analysis to the opinions contained in such reviews can provide indicators in an automated and fast way, making it possible
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 27, p. 01-20, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83588
2
to gauge users' behavior towards the books they have read, as well as being used as an alternative metric for book
evaluation.
KEYWORDS: Sentiment analysis. Polarity detection. Alternative metrics. Readers. Social networks.
INTRODUÇÃO
Com o surgimento da Web 2.0, também chamada de Web social, os usuários
passaram da condição de simples visualizadores para produtores e compartilhadores de
conteúdo online. A partir das tecnologias e ferramentas trazidas por esta nova geração da
Web, foram criadas diversas plataformas de redes sociais para leitores. Nelas, cada vez
mais leitores são estimulados a compartilharem, por meio da publicação de resenhas, quais
as suas impressões, comentários e avaliações a respeito dos livros que já leram ou dos
quais iniciaram a leitura e, por algum motivo, a interromperam definitivamente.
Uma dessas plataformas é a Goodreads
1
, considerada por Wang, Liu e Han (2019,
             
ataforma possui uma extensa base de usuários e uma enorme quantidade de
resenhas publicada, o que demonstra seu potencial para ser uma fonte de métricas
alternativas para avaliação de livros, além de ajudar os usuários a se decidirem pela leitura
e a expressarem sua opinião a respeito de um livro de sua preferência (WANG; LIU; HAN,
2019). No entanto, por ser uma plataforma de abrangência mundial, o site e as resenhas
são todos no idioma inglês.
No Brasil, a Skoob
2
é uma plataforma semelhante à Goodreads, porém toda no
idioma português, o que restringe sua base de usuários aos países que falam essa língua.
A plataforma foi criada no ano de 2009 por Lindenberg Moreira. O nome da plataforma
surgiu a partir da palavra books (livro, em português) escrita de modo inverso. Atualmente
é considerada a maior rede social para leitores do Brasil e é completamente direcionada
àqueles que tem gosto por livros e pela leitura. A plataforma possibilita que os leitores
compartilhem suas experiências de leitura, troquem impressões sobre livros, dicas
literárias, publiquem resenhas, além de possibilitar a atribuição de notas para as obras lidas.
Devido à grande quantidade de livros compondo os acervos de tais plataformas, a
escolha de um livro para colocar na lista de leituras torna-se uma tarefa árdua e exaustiva
para o usuário. Assim, uma possível maneira de indicar a relevância de um livro seria
através de sua pontuação (rating), que consistiria de uma nota atribuída por um usuário que
1
http://www.goodreads.com
2
http://www.skoob.com.br

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT