Analysis of competitiveness in retail business clusters: adjustment of metrics through an application at the Bom Retiro retail fashion cluster/Analise da competitividade de clusters de negocios de varejo: ajuste de metricas atraves de uma aplicacao no cluster varejista de moda do Bom Retiro.

AutorAguiar, Helder de Souza
CargoProducao e Operacoes

Introducao

Em teoria, a localizacao nao deveria ser uma fonte de vantagem competitiva, visto que com a abertura dos mercados globais a logistica mundial e o desenvolvimento da comunicacao qualquer empresa pode comprar de outra onde quer que ela esteja (Porter, 1998). Por mais que esses novos sistemas de fazer negocios se desenvolvam, e certo que existem aglomeracoes competitivas de empresas que se caracterizam pela producao de certos bens ou por serem centros de comercio de um determinado mercado.

Essas aglomeracoes podem ser denominadas clusters de negocios, concentrares geograficas de empresas interconectadas em setores relacionados e institutes associadas em campos especificos, que competem, mas tambem cooperam entre si (Porter, 1990). Nesses aglomerados, incluem-se desde fornecedores de infraestrutura especializada a fornecedores de insumos, componentes e maquinas e prestadores de servicos.

As razoes economicas para a concentracao geografica de negocios podem ser atribuidas a presenca de recursos naturais, economias de escala de producao, proximidade dos mercados consumidores, mao de obra especializada, presenca de fornecedores de insumos ou equipamentos, infraestrutura compartilhada, reducao dos custos de transacao e outras externalidades localizadas (Enright & Roberts, 2001). Empresas localizadas em clusters experimentam um crescimento mais acentuado e acesso a inovacoes de maneira mais rapida, isso as diferencia quanto a competitividade em relacao as que se encontram de forma isolada (Baptista & Swann, 2005).

Os fatores associados com a selecao de um determinado cluster nao sao bem compreendidos pelos tomadores de decisao (Canina, Enz & Harrison, 2005). Assim, investigacao das concentrates comerciais segundo uma perspectiva conceitual de clusters de negocios pode ajudar na compreensao das razoes pelas quais empresas varejistas que concorrem diretamente operam proximas umas das outras. Alem disso, tambem pode ajudar a explicar por que nessas regioes ocorre a ampliacao da capacidade competitiva das empresas, reducao das desigualdades entre regioes e criacao de polos de desenvolvimento (Telles, Altheman, Siqueira & Romboli, 2011).

Com o intuito de analisar a competitividade de clusters de negocios, alguns modelos foram desenvolvidos. Na literatura encontram-se desde modelos simples, como aqueles que analisam a existencia ou nao de um cluster, aos complexos, que analisam aspectos como a sua competitividade. Dentre os ultimos, o modelo de Zaccarelli, Telles, Siqueira, Boaventura e Donaire (2008), apresenta um conjunto objetivo e diversificado de fundamentos analisados atraves de metricas proprias. Os fundamentos se constituem em evidencias observaveis da vantagem competitiva de um cluster em relacao a empresas isoladas e clusters concorrentes.

No entanto, algumas das metricas desses fundamentos sao inviaveis ou de dificil operacionalizacao em alguns ambientes, o que gera a necessidade de adapta-las ou substitui-las. Em virtude dessa necessidade, o presente trabalho teve como objetivo aprimorar e ajustar operacionalmente metricas desenvolvidas para o modelo Zaccarelli et al. (2008). Trata-se de um estudo sobre a competitividade em clusters de negocios. Para atingir o objetivo proposto, as metricas aprimoradas para o modelo foram testadas no cluster varejista de moda do Bom Retiro. Como decorrencia, o objetivo secundario desta pesquisa e avaliar, atraves da aplicacao das novas metricas, a competitividade do cluster varejista de moda do Bom Retiro.

O varejo urbano estruturado e reunido em aglomeracoes tem chamado a atencao de pesquisadores ha algum tempo (Rogers, 1965). Alguns exemplos sao as pesquisas de Sarturi, Vargas, Boaventura e Santos (2016), Pereira, Sarturi, Boaventura e Polo (2014), Oliveira e Gil (2014), Telles, Siqueira, Donaire e Gaspar (2013), Telles et al. (2011) e Siqueira, Gerth e Boaventura (2011). Mercados com uma grande oferta de produtos, como, por exemplo, confeccoes, bares e calcados, necessitam se diferenciar para adquirir competitividade, concentrar-se geograficamente pode ser uma variavel importante para a competitividade (Teller & Elms, 2010).

Fundamentacao teorica

Desde Marshall (1982), no seculo XIX, os agrupamentos de negocios tem sido observados quanto a sua competitividade e as vantagens que possivelmente trariam para as empresas que estivessem localizadas neles. O autor falava em industrias localizadas que, dados alguns fatores externos, levavam vantagem sobre outras, sobretudo quanto a sua mao de obra especializada. Por consequencia, pode-se dizer que clusters nao sao fenomenos exclusivos das ultimas decadas, tem despertado o interesse recente e crescente de pesquisadores em varias partes do mundo.

Porter foi o primeiro autor a usar o termo cluster para descrever um conjunto de empresas geograficamente concentradas, que atuam em um determinado mercado e sao complementares (Porter, 1998). Desde entao, as formas de aglomeracoes de empresas foram analisadas por varios pesquisadores, em contextos historicos e geograficos diferentes e atraves de pressupostos epistemologicos distintos (Sacomano Neto & Paulillo, 2012).

Competitividade em clusters de negocios

Recentemente, o interesse por economias de aglomeracao aumentou tanto no aspecto economico quanto estrategico (Alcacer & Chung, 2014). Nas ultimas decadas, as pesquisas sobre clusters acumularam um corpo crescente de literatura que atribui a concentracao geografica de determinada industria, ou setor, certos mecanismos que contribuem para o desenvolvimento da regiao (Wang, Madhok & Xiao Li, 2014).

Muitos paises tem promovido o desenvolvimento de polos regionais, ou clusters de negocios, nos quais as empresas podem desenvolver as suas competencias e vantagens competitivas contra os concorrentes de classe mundial, compartilhar recursos, capacidades inovadoras e conhecimento (Hsieh, Lee & Ho, 2012). Alguns exemplos sao: o cluster de entretenimento digital em Lyon, Franca, a cidade de midia e aldeia do conhecimento, em Dubai, Emirados Arabes Unidos, e a industria da moda e design em Milao, Italia. No entanto, o desenvolvimento bemsucedido desses clusters orientados para consumo e servicos pode ser um desafio em muitas regioes o que se reflete em sua capacidade competitiva.

Os clusters de negocios demonstraram ser uma opcao estrategica para empresas enfrentarem contextos agressivos de mercado (Telles et al., 2013). Empresas localizadas proximas geograficamente podem obter ganhos economicos atraves da partilha de recursos comuns, como: mao de obra qualificada, fornecedores especializados e transbordamentos de conhecimento (Krugman, 1991). Essas vantagens regionais determinam certos fatores que permitem as empresas em cluster um melhor desempenho e, assim, sobreviver por mais tempo do que as menos aglomeradas, o que resulta na persistencia da concentracao geografica e gera ganhos em relacao a competitividade (Wang et al., 2014).

Quando agrupadas, as empresas necessitam adquirir novas competencias. Uma vez que individuos autonomos sao capazes de aprender, obtem vantagens adaptativas atraves da cooperacao. Dessa forma, um comportamento que gera ganhos em competitividade "tende a ser selecionado e reproduzido, chega ao ponto em que esses individuos cooperativos se unem e formam um agregado que tambem passa a se comportar como um individuo" (Agostinho, 2003, p. 8). Esse agregado de empresas e tambem conhecido como entidade supraempresarial, ou seja, "conjunto de negocios relacionados a um determinado produto, linha, categoria ou mercado, em que o processo de integracao e a dinamica das relacoes entre as organizares implicam efeitos sistemicos de amplificacao da capacidade competitiva" (Zaccarelli et al., 2008, p. 44).

Entende-se que o sistema resultante se auto-organiza atraves do surgimento de um comportamento global cujo desempenho tambem e avaliado por pressoes de selecao presentes tanto no ambiente externo quanto interno. Em clusters desenvolvidos, praticas comuns se desenvolvem atraves de interacoes repetidas (Liao, 2015) e essas interacoes ajudam a moldar uma instituicao com caracteristicas proprias.

Um cluster de negocios, como uma entidade supraempresarial, nao e apenas a soma das partes, mas sim um novo organismo que se forma a partir dessa juncao. Essa nova entidade, com caracteristicas proprias, so passa a ser compreendida quando se entende o efeito cruzado e integrado entre seus participantes, ou seja: como uns afetam os outros; como compoem um todo maior; e como essa entidade gera efeitos diferentes daqueles gerados por cada um dos seus participantes separadamente (Zaccarelli et al., 2008).

A partir dessa configuracao, a nova entidade que surge passa a atrair mais clientes e mais empresas, alem de oferecer uma maior vantagem competitiva para seus integrantes no mercado em que atuam. Assim, nao e apenas o local, o preco ou outro fator isolado que afeta a competitividade do cluster, trata-se do resultado de todo o conjunto.

Modelo para a analise da competitividade em clusters de negocios

Encontram-se na literatura alguns modelos que tentam explicar certos aspectos relacionados aos clusters. Dentre os aspectos, alguns modelos investigam de que maneira os clusters aumentam a competitividade de seus integrantes e asseguram vantagem competitiva para essa entidade supraempresarial. Alguns modelos usados para analisar a competitividade de clusters podem ser identificados em trabalhos como: Porter (1990, 1998), Schmitz (1992), Feser e Bergman (2000), UK Department of Trade and Industry (1999), Zaccarelli et al. (2008), Kamath, Agrawal e Chase (2012), dentre outros.

Dentre os modelos encontrados na literatura, este trabalho se aprofunda no modelo de Zaccarelli et al. (2008), composto por 11 fundamentos responsaveis pelo surgimento de caracteristicas observaveis em clusters que refletem a superioridade de sua competitividade sobre empresas congeneres isoladas. Basicamente, agrupamentos nos quais se identifica a existencia...

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