Apêndice I - Modelo de laudo de avaliação de vibração

AutorTuffi Messias Saliba
Ocupação do AutorEngenheiro Mecânico
Páginas89-91

Page 89

I - Critério utilizado na avaliação

A avaliação ocupacional de vibração baseou-se nos critérios de avaliação estabelecidos pela NR-15, anexo 8. Essa norma estabelece que caracteriza-se a condição insalubre caso seja superado o limite de exposição ocupacional diária a VMB (Vibração de mãos e braços) correspondente a um valor de aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 5 m/s2. Caracteriza-se a condição insalubre caso sejam superados quaisquer dos limites de exposição ocupacional diária à VCI (Vibração de Corpo Inteiro):

  1. valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 1,1 m/s2;

  2. valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 21,0 m/s1,75.

II - Metodologia de avaliação

Os procedimentos técnicos para a avaliação quantitativa das VCI e VMB tomaram como base as Normas de Higiene Ocupacional da FUNDACENTRO.

A avaliação foi feita por Grupo Homogêneo de Exposição, tendo sido analisado o ciclo de trabalho que compõe a atividade dos trabalhadores expostos. Após essa definição, foram realizadas medições em cada operação que compõe o ciclo de trabalho, bem como a deter-minação dos respectivos tempos de duração.

Com base nesses dados, foram calculadas as Acelerações Equivalentes (AEQ) e as acelerações resultantes da exposição normalizada (aren).

Page 90

III - Instrumento utilizado

Para avaliação da exposição ocupacional à vibração foi utilizado o MEDIDOR DE VIBRAÇÃO, com reposta de aceleração ponderada em frequência, conforme especificado na Norma ISO 2631-1-1997 e ISO 5349-86. Já para o caso de corpo inteiro foi utilizado o acelerômetro triaxial montado em adaptador de assento e, para a avaliação de mão e braço, o acelerômetro triaxial foi montado em adaptador e posicionado no ponto onde a energia é transmitida às mãos.

O levantamento de dados constou de análise do ciclo de trabalho e determinação do tempo de exposição em cada tarefa/operação realizada ao longo da jornada de trabalho, tendo sido realizadas medições da aceleração em m/s2em cada situação diferente de exposição, bem como os valores das doses.

Com base nesses dados, foi obtida a aceleração equivalente ou are e o aren (aceleração resultante da exposição normalizada). Foi determinado também os valores das doses em cada ciclo em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT