Apêndice IV

AutorAntonio Buono Neto/Elaine Arbex Buono
Ocupação do AutorMédico Especialista em Medicina Legal e Perícia Médica e Medicina do trabalho pela AMB, ex-Presidente da Comissão de Perícias Médicas da ANAMT ex-Presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Trabalho, Perito Judicial/Médica Especialista em Medicina Legal e Perícia Médica e Medicina do trabalho pela AMB, ex-Membro da Comissão de Perícias ...
Páginas569-577

Page 569

Aplicação das radiações
1. Introdução

Após a descoberta dos raios X por Wilhelm Conrad Röntgen, em 1895, os cientistas logo perceberam as aplicações práticas que esses raios poderiam ter. As primeiras aplicações estão relacionadas às fraturas de ossos, diagnosticadas pelo uso de radiografias. Por volta de 1920, iniciaram-se os estudos da aplicação de raios X na inspeção de materiais. Hoje em dia, os raios X são usados na indústria em ensaios não-destrutivos, na Medicina em radiologia diagnóstica e em terapia, e em pesquisas científicas. A descoberta da radioatividade artificial e o desenvolvimento dos métodos de produção de radioisótopos em grande escala estimularam pesquisadores ao estudo de sua aplicação, trazendo grandes progressos, principalmente na Medicina, na Agricultura e na Indústria.

Os radioisótopos são isótopos instáveis dos elementos. Podem ser usados tanto como traçadores na diagnose, pois possuem comportamento químico igual ao de isótopos estáveis do mesmo elemento e apresentam emissão espontânea de radiação que quando detectada indica sua posição e quantidade, ou podem ser empregados como fontes de energia na terapia, sendo detectáveis após absorção ou espalhamento pela matéria, ou por quebrarem moléculas e ionizarem átomos formando íons, iniciando reações químicas ou biológicas. São, portanto, utilizados para destruir tecidos ou suprimir alguma função orgânica.

As radiações também podem ser produzidas por máquinas: são os aceleradores de partículas utilizados na Física Nuclear. Esses aceleradores podem produzir radiação com energia muito maior que as fornecidas por radioisótopos. Existem vários tipos de aceleradores de partículas, como por exemplo: o Pelletron, que acelera partículas carregadas até uma certa quantidade de energia calculada por fórmula; o Acelerador Linear, que acelera elétrons até uma energia de 33 Mev; o Bétatron, que é outro acelerador de elétrons e o Cíclotron, que é um acelerador de prótons e dêuterons.

De importância ocupacional temos como utilização das Radiações Ionizantes:

2. Aplicações na indústria

A — Radiografias e gamagrafias

A radiografia é um método não-destrutivo para detectar descontinuidades e heterogeneidades na matéria, e é obtida utilizando-se raios X. Quando se utiliza a radiação gama obtém-se a gamagrafia.

Esses métodos são utilizados para inspecionar a qualidade das soldas, partes de navios, componentes de aviões, como motores, asas etc.

Page 570

Num processo de inspeção radiográfica, a radiação penetrante, raios X ou gama, atravessa o espécime em ensaio. Uma parte da radiação é absorvida pelo espécime, e a restante vai impressionar um filme fotográfico, onde se pode visualizar toda a estrutura do corpo de prova ou parte dela.

A escolha da radiação a ser utilizada depende de uma série de fatores como: densidade e espessura do material, forma geométrica do objeto e acesso ao espécime.

Atualmente, existem cerca de 60 isótopos radioativos, mas 90% das gamagrafias industriais são feitas utilizando-se apenas 4 radioisótopos: cobalto-60, irídio-192, césio-137 e túlio-170.

B — Medida de espessura ou de níveis de materiais

Baseia-se no fato de que o material, colocado entre a fonte de radiação e o detector, absorve ou espalha parte da radiação. A radiação que atravessa o material e atinge o detector pode dar informação sobre a espessura e a densidade do material.

Algumas vantagens no uso dessa técnica são: não ser necessário o contato mecânico com o material a ser medido, e a medida pode ser feita continuamente e à longa distância.

Essa técnica é frequentemente utilizada para medir níveis de líquidos dentro de recipientes fechados.

C — Medida de vazamentos

Uma pequena quantidade de material radioativo é adicionada ao fluxo. Qualquer vazamento pode ser detectado, mesmo que seja invisível.

D — Pesquisas sobre desgaste de motores

Materiais radioativos são usados como traçadores na fabricação de motores. A análise do óleo lubrificante poderá fornecer informações sobre o grau de desgaste do motor.

E — Conservação de alimentos

Na indústria alimentícia, a radiação pode ser usada para: evitar que certas raízes ou tubérculos brotem durante o armazenamento; eliminar insetos dos grãos, antes do armazenamento; preservar alimentos, inibindo ou destruindo as bactérias e outros microrganismos. A radiação ioniza alguns átomos e altera a estrutura de moléculas vitais de bactérias e microrganismos, provocando sua morte. Os alimentos, contudo, não sofrem efeitos nocivos nem se tornam radioativos, embora existam certos problemas associados com a esterilização como mudança no sabor, na textura e até diminuição da vitamina, dependendo do alimento.

F — Esterilização de materiais cirúrgicos

Esterilização é o processo no qual bactérias e fungos são totalmente destruídos dentro de um material. Materiais hospitalares como bandagens, gazes, suturas cirúrgicas, drogas, vacinas, seringas etc. são normalmente fornecidos na forma esterilizada.

Um dos problemas introduzidos com a radiação é a mudança na estrutura de alguns plásticos, tornando-os quebradiços. Porém, dentre as vantagens com essa técnica, está a possibilidade de esterilizar materiais: sem a aplicação do calor, que pode deteriorar o produto, dependendo do caso; já embalados, por causa do grande poder de penetração de radiação empregada.

3. Aplicações na agricultura

Uma das aplicações mais importantes dos radioisótopos diz respeito à resolução de problemas básicos da produção de alimentos. Alguns benefícios são: criação de novas

Page 571

variedades de plantas com características melhoradas; capacidade de aumentar e de melhorar a produção de alimentos através do conhecimento do metabolismo vegetal e animal; controle ou eliminação de insetos.

Irradiando-se sementes ou plantas é possível aumentar cerca de 1000 vezes ou mais a taxa de um largo espectro de mutações genéticas. Dessa forma, pode-se obter plantas que produzam mais, amadureçam num período menor e sejam resistentes a doenças.

O processo de absorção de nutrientes, de água e dos fertilizantes é também pesquisado, podendo-se distinguir entre a absorção pela raiz e pela folhagem. Com isso, obtém-se informação sobre o local mais adequado para a colocação de fertilizantes.

A erradicação ou o controle de insetos são muito importantes na agricultura graças à infestação, à depredação e à destruição das colheitas alimentares.

4. Aplicações das radiações em biologia e medicina

São inúmeras as aplicações das radiações nos mais variados campos. Dentre as mais importantes, podem ser citadas as relacionadas à Biologia e à Medicina.

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT