Aprendizado em bairros populares: notas de pesquisa e teoria

AutorPaulo J. Krischke
CargoDoutor (Ph.D.) em Ciência Política pela Universidade de York (Canadá) e professor no PPGICH da UFSC
Páginas5-22
5
Aprendizado em bairros populares:
notas de pesquisa e teoria
Learning in popular quarters:
notes of research and theory
Paulo J. Krischke1
RESUMO
Este estudo avalia algumas abordagens teóricas ao aprendizado político, para
utilizá-las em situações de exclusão social, conflito e organização popular. O foco
da pesquisa é um grupo de bairros de baixa renda no centro da cidade de
Florianópolis, Santa Catarina. Um desses bairros é apresentado na primeira parte
do trabalho. A segunda parte considera a abordagem ao estudo do aprendizado
entre as lideranças. A terceira examina a abordagem que estuda o aprendizado na
cultura política da população. A quarta apresenta uma abordagem alternativa ao
aprendizado político, derivada da teoria do agir comunicativo de Jürgen
Habermas. O artigo sublinha questões teóricas relacionadas ao aprendizado
político, buscando soluções práticas aos problemas da organização popular. O
objetivo é compreender melhor como evolui esse processo de organização, e o
que deveria ser feito para apoiar e aperfeiçoar o seu desenvolvimento.
Palavas-chave: Aprendizado. Elites. Cultura Política. Agir Comunicativo.
ABSTRACT
This work discusses some theoretical approaches to political learning, for use in
situations of social exclusion, conflict and popular organization. The paper relates
these approaches to the study of a group of low-income communities adjacent to
downtown Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. One such situation is described in
the first part. The second part discusses the approach to the study of political
learning among the elites; the third part examines approaches to the research on
political culture; and the fourth part outlines an alternative approach to political
learning derived from Jürgen Habermas’s theory of communicative action.
Therefore, these notes raise theoretical questions about political learning looking
for solutions to the practical problems of popular organization. The aim of this
project is to understand how this process has evolved until now and what should
be done to improve and speed up its development.
Key Words: Learning. Elites. Political Culture. Communicative Action.
1 Doutor (Ph.D.) em Ciência Política pela Universidade de York (Canadá) e professor no PPGICH
da UFSC.
6
1 EXCLUSÃO E APRENDIZADO
O aprendizado político tornou-se tema central das ciências sociais durante
os processos de democratização (KRISCHKE, 2001; KRISCHKE, 2003). Mas há
uma variedade de definições sobre o tema. McCoy (2000) caracteriza o
aprendizado político como "um processo de reflexão sobre a experiência e novas
informações que afetam as atitudes e comportamentos". McCoy considera que tal
reflexão conduz (ou pode conduzir) a uma:
[...] mudança cognitiva que afeta o âmbito das crenças e percepções sobre
o funcionamento do mundo. Por sua vez, estas crenças transformadas
podem tanto induzir um ator a mudar seus objetivos e prioridades, através
de um processo de aprendizado complexo, como apenas a uma alteração
de suas táticas, de modo a melhorar suas chances de atingir seus
objetivos em um processo de aprendizado simples (McCOY, 2000, p.4) 2 .
Mesmo quando existe certo consenso na literatura especializada sobre a
importância da mudança de valores e comportamentos no aprendizado político,
não há acordo acerca da origem e procedimentos dessa transformação. Por
exemplo, a teoria das elites considera a reforma institucional como o caminho
principal da mudança cultural, enquanto os estudos sobre a sociedade de massas
examinam as influências culturais internacionais sobre a democratização. Por sua
vez, Habermas (1984-7) considera tais mudanças à luz das ações comunicativas
entre os indivíduos de cada sociedade. O trabalho presente oferece um apanhado
geral dessas abordagens ao aprendizado político, e suas contribuições à análise
histórica.
Algumas das questões centrais desta pesquisa surgiram da observação
da exclusão social em um grupo de 18 comunidades de baixa-renda nos morros
de Florianópolis. Algumas dessas comunidades começaram a mobilizar-se há
cerca de 25 anos contra a exclusão, a criminalidade e violência do seu cotidiano, e
a dominação clientelista exercida pelo governo. Nesse tempo todo houve várias
melhorias no acesso a bens e serviços públicos, embora desigualmente
distribuídas e arduamente disputadas entre as comunidades. Atualmente, a
2 Outra definição útil do aprendizado político é a de Klaus Eder: "O aprendizado é uma reação
humana a incertezas acerca de sua experiência de educação formal. O conhecimento não mais
contribui com respostas suficientes para diferenciar o bem do mal, o verdadeiro do falso. A
comunicação e partilha de conhecimentos deve ocorrer em âmbito interpessoal, organizacional, e
até institucional da vida em sociedade. O aprendizado é a criação tanto de relações como de
universos discursivos. Um suposto teórico corolário é que as regras ou estruturas intersubjetivas
são constitutivas das estruturas subjetivas do conhecimento" (EDER, 1999, p. 208-209).

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT