Aprendizagem flexível como o novo princípio educativo para a classe trabalhadora

AutorTaise Cristina Gomes Clementino de Negreiros/Angela Santana do Amaral
CargoDoutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (PPGSS/UFPE)/Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSS/ESS/UFRJ)
Páginas585-594
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e79747
ESPAÇO TEMA LIVRE
585
R. Katál., Florianópolis, v.24, n. 3, p. 585-594, set./dez. 2021 ISSN 1982-0259
Aprendizagem flexível como o novo princípio
educativo para a classe trabalhadora
Taise Cristina Gomes Clementino de
Negreiros1
https://orcid.org/0000-0002-4404-2398
Angela Santana do Amaral2
https://orcid.org/0000-0003-2038-1296
1Universidade de Brasília, Departamento de Serviço Social, Brasília, DF, Brasil
2Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social,
Recife, PE, Brasil
Aprendizagem flexível como o novo princípio educativo para a classe trabalhadora
Resumo: O artigo analisa o desenvolvimento e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sociedade
capitalista, a partir do segundo decênio dos anos 2000, com o objetivo de revelar o projeto de formação profissional para
a classe trabalhadora. Amparado em uma perspectiva socio-histórica, recorreu à análise bibliográfica e documental para
identificar, nos principais aparelhos privados de hegemonia, as diretrizes das políticas educacionais contemporâneas e
evidenciar os mecanismos político-ideológicos que reconfiguram as experiências de formação mediadas pelas TICs. Os
resultados expõem o contexto de expansão do uso das tecnologias de informação e comunicação nos marcos do desemprego,
da flexibilização, desregulamentação do trabalho e do fenômeno da uberização. Revelam as estratégias de adequação do
trabalhador à sociabilidade capitalista, com destaque para a formação de habilidades genéricas e competências socioemocionais,
as quais incidem no campo didático-pedagógico, conformando-o em espaço de acumulação e reprodução do capital.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação. Aprendizagem flexível. Classe Trabalhadora.
Flexible learning as the new educational principle for the working classe
Abstract: The article analyzes the development and use of Information and Communication Technologies (ICTc) in capitalist
society, from the second decade of the 2000s onwards, with the aim of revealing the professional training project for the working
class. Supported by a socio-historical perspective, it resorted to bibliographical and documental analysis to identify, in the main
private apparatuses of hegemony, the guidelines of contemporary educational policy and highlight the political-ideological
mechanisms that reconfigure the training experiences mediated by ICTs. The results expose the context of the expansion of
the use of information and communication technologies in the context of unemployment, flexibilization, deregulation of work
and the phenomenon of uberization. They reveal the worker’s adaptation strategies to capitalist sociability, with emphasis
on the formation of generic skills and socio-emotional competences, which affect the didactic-pedagogical field, making it
a space for capital accumulation and reproduction.
Keywords: Information and communication technologies. Education. Flexible learning. Working class
Recebido em 02.03.2021. Aprovado em 06.05.2021. Revisado em 14.06.2021.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-
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