Apresentação

Páginas9-9

Page 9

Caro Leitor,

Este livro compõe uma coleção de obras jurídicas, pensadas e escritas em homenagem à Professora Gabriela Neves Delgado, da Universidade de Brasília - UnB.

A escolha dos articulistas se fez tanto por suas reconhecidas virtudes como pela aproximação afetiva com a nossa homenageada. Naturalmente, vários outros poderiam ter sido chamados, mas nesse caso a própria dimensão do livro se tornaria um obstáculo aos seus objetivos. De todo modo, esperamos ainda contar com eles.

Tendo, como pano de fundo, o propósito de ajudar a rejuvenescer - de forma positiva - o próprio Direito do Trabalho, a ideia central é reler alguns de seus temas mais importantes, sempre sob a ótica constitucional, e sugerindo novas interpretações.

Mas é bom que se diga que não se trata de mero exercício teórico. O que se quer, bem ao contrário, é fornecer ao profissional do Direito um instrumento para as suas práticas diárias, sem perder de vista, é claro, aquele ideal mais amplo e profundo.

Assim, o livro não se dirige não só ou não tanto ao pesquisador que passa o tempo a estudar, mas sobretudo ao advogado, ao juiz, ao professor, ao membro do MPT, ao auditor fiscal, ao servidor, ao estudante e ao candidato a concursos públicos, sempre às voltas com novos problemas e desafios.

É claro que nem tudo o que o Leitor encontrar nessas páginas será original. Mas mesmo quando isso acontecer haverá um olhar diferente das coletâneas comuns, na medida em que tentaremos - como diria Radbruch - "pensar de novo o que já foi pensado uma vez".

Em outras palavras, o livro propõe ao Leitor...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT