Apresentação

AutorCarlos Augusto Arantes/Marcelo Suarez Saldanha
Páginas17-18

Page 17

A Engenharia de Avaliação é o campo da engenharia que tem por objetivo a análise técnica realizada para identificar o valor de um bem, coisa que tem valor, suscetível de utilização ou que pode ser objeto de direito que integra um patrimônio, para uma determinada finalidade, situação e data, valendo-se dos conhecimentos técnico-científicos especializados da engenharia aplicados à análise e pesquisa de imóveis, cujas atividades de identificação, investigação, coleta, seleção, processamento, análise e interpretação de resultados sobre os preços praticados no mercado imobiliário de alienação de imóveis rurais.

Genericamente é a ciência que subsidia a tomada de decisões a respeito de valores, custos, frutos e direitos e é empregada em diversas situações, tanto no âmbito judicial ou extrajudicial.

Aplicação do conhecimento agronômico é fundamental nas operações que expressem e compõem um tratamento de dados de mercado, em termos relativos, cujas diferenças de atributos de mercado entre os dados pesquisados e os do bem avaliando, na busca de um valor justo do bem, ou seja, na quantia mais provável pela qual se negociaria voluntariamente e conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições do mercado vigente, por meio de elementos comparáveis constituintes de uma população de imóveis.

Numa pesquisa, o que se pretende é a composição de uma amostra representativa de dados de imóveis rurais com características mais semelhantes possíveis às do imóvel avaliando, valendo-se das evidências disponíveis, ou seja, dos atributos das variáveis mercadológicas, tais como: situação geoeconômica, os tipos de usos e ocupação dos solos que estabelecem e explicam as formas de expressão dos preços e, portanto, do valor de alienação de mercado do bem, como acontece nas transações imobiliárias.

As diferenças qualitativas das características dos imóveis urbanos ou rurais podem ser especificadas por meio de codificação, com o emprego de variáveis booleanas, dummy, proxy, códigos alocados, etc., onde o levantamento de dados tem como objetivo a obtenção de uma amostra representativa para explicar o comportamento do mercado, no qual o imóvel avaliando está inserido.

Os atributos dos imóveis rurais têm, já nas suas próprias características de mercado, o detalhamento necessário para que permita aos Engenheiros Avaliadores compará-los com o bem avaliando, de acordo com as exigências dos graus de precisão e de fundamentação, estabelecidos pelas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT