Apresentação

AutorNey Maranhão/Pedro Tourinho Tupinambá
Páginas7-8

Page 7

Com os olhos voltados para o futuro, analisando o presente, trazendo na memória a experiência, as lutas e conquistas do passado, tomamos o cuidado de produzir um livro tratando sobre a recente Reforma Trabalhista sob um prisma crítico e científico, consciente de nosso papel cultural, social e corporativo, para comemorar os 40 (quarenta) anos de fundação da Amatra8.

Foi no dia 06 de outubro de 1978, às 18 horas, na cidade de Belém do Pará, no auditório do E. Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, que os Juízes do Trabalho da Oitava Região fundaram a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Oitava Região – Amatra8.

A primeira diretoria eleita teve como Presidente o Juiz Haroldo da Gama Alves, Vice-Presidente a Juíza Lygia Simão Oliveira, Secretário o Juiz Vicente José Malheiros da Fonseca, Tesoureiro o Juiz Álvaro Elpídio Vieira Amazonas e no conselho fiscal os Juízes Roberto Araújo de Oliveira Santos, Pedro Thaumaturgo Soriano de Mello e a Juíza Sulica Batista de Castro Menezes.

Nascia na sociedade, durante o período da ditadura militar brasileira, uma associação para dar voz, assistência e defesa aos Magistrados Trabalhistas da Oitava Região e cuidar dos interesses da classe nas suas relações com os poderes constituídos e terceiros.

Entre os Juízes da época tivemos vários que eram professores universitários, alguns que se tornaram Ministros do TST, muitos autores de livros jurídicos ou de cultura em geral, poemas e até músicos. Entre eles estão Hermes Afonso Tupinambá Neto, Roberto Araújo de Oliveira Santos, Vicente José Malheiros da Fonseca, Ríder Nogueira de Brito, Orlando Teixeira da Costa, Raimundo das Chagas, José Cláudio Monteiro de Brito, Pedro Thaumaturgo Soriano de Mello, Raul Sento-Sé Gravatá, Marilda Wanderley Coelho Vianna, Iracilda Câmara Corrêa, Aloízio Marçal Macedo Rodrigues e Álvaro Elpídio Vieira Amazonas.

Logo após sua fundação, a Amatra8 se filiou à ANAMATRA (Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho), para a qual tem contribuído ao longo dos anos na luta associativa em busca do cumprimento dos objetivos e finalidades da Associação, contribuindo tanto no Conselho de Representantes, do qual participa de forma ativa, quanto na composição de diversas diretorias e comissões da ANAMATRA.

Da Amatra8 também saíram diversos diretores da AMB (Associação de Magistrados Brasileiros), no qual representaram os magistrados trabalhistas dentro daquela associação nacional.

Inúmeros foram...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT