Apresentação
Autor | Sandra Caponi, Leandro de Lajonquière, Fernanda Martinhago |
Páginas | 7-12 |
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7984.2020.e79141
77 – 12
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APRESENTAÇÃO
(psico)pedagogização
e medicalização:
a disseminação dos saberes
expertos no domínio da infância1
Sandra Caponi2
Leandro de Lajonquière3
Fernanda Martinhago4
As fronteiras difusas entre o que se considera “normalidade” e o que
se dene como patologias psíquicas no campo da infância possibilitaram
a multiplicação de novos diagnósticos de transtornos mentais em crianças
e adolescentes. Ao mesmo tempo, a obsessão por antecipar supostos riscos
difundiu a ideia de que é necessário realizar intervenções ditas preventivas
nos primeiros anos de vida, criando um conjunto de estratégias para iden-
ticar pequenos signos anunciadores de uma patologia grave ainda por vir.
1 O Dossiê faz parte do Projeto Capes-Cofecub denominado “A disseminação dos saberes expertos no domínio
da infância”, realizado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, e a Université Paris 8
Vincennes Saint-Denis, França.
2 Professora titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC). Pesquisadora de CNPq.
3 Professor na Universidade de São Paulo (USP), Brasil, e na Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis, França.
4 Pós-doutoranda pelo Programa de Cooperação Internacional CAPES-COFECUB junto à Université Paris 8 Vin-
cennes Saint-Denis, França, e à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.
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