Apresentação

AutorPedro Henrique de Moura Gonet Branco, Matheus de Souza Depieri
Páginas14-15
20.ª EDIÇÃO
14
APRESENTAÇÃO
É com satisfação que apresentamos à comunidade acadêmica a 20ª
edição da Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília
(RED|UnB), referente ao segundo semestre de 2021.
Este trabalho é fruto do esforço da nossa excepcional equipe, for-
mada, atualmente, por trinta e dois estudantes de graduação da Universi-
dade de Brasília, quatro professores conselheiros e mais de 70 professores
pareceristas, que mantêm vivo o propósito último da RED|UnB: estimular
a pesquisa cientíca e permitir que a comunidade jurídica tenha acesso às
discussões mais relevantes para o aperfeiçoamento acadêmico-prossional
de cada um.
Esta edição marca, ainda, o m do processo de reformulação da
Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, iniciado
em 2019. Enquanto periódico gerido exclusivamente por estudantes de
graduação, tivemos a felicidade de poder desenvolver projetos com alto
impacto e destaque nacional e internacional. Os resultados são fruto de
trabalho árduo dos diversos alunos que integram e integraram o nosso
Conselho Editorial e que provam o poder e a capacidade dos graduandos
que se empenham na realização de projetos de pesquisa e extensão.
Apesar dos muitos desaos enfrentados – e dos muitos que virão
– temos a convicção de que, com o apoio da equipe altamente qualicada
de pareceristas, professores conselheiros e apoiadores, temos a capacida-
de de ir muito além e contribuir para a inserção denitiva dos periódicos
estudantis na academia nacional e internacional.
Vale destacar que a RED|UnB não está sozinha na missão de fo-
mentar a pesquisa estudantil. Exemplo disso foi a iniciativa de diversas
revistas discentes que, neste ano de 2021, uniram-se para criar a Associa-
ção Brasileira das Revistas de Estudantes (ABRE), associação presidida
pela RED|UnB que se propõe a congregar os projetos estudantis do
Brasil para fortalecer o movimento de fomento à pesquisa e editoração
discente. Projetos como a ABRE possuem o condão de se tornar plata-
formas de compartilhamento de conhecimento sobre boas práticas edi-
toriais e de criação de iniciativas conjunta que fortalecerão o pilar da
pesquisa na realidade universitária brasileira. Esse conjunto de ações que

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT