Apresentação da 1ª edição

AutorJosé Claudio Monteiro De Brito Filho
Páginas9-11

Page 9

É sempre uma tarefa instigante apresentar um estudo de José Claudio Monteiro de Brito Filho. Instigante, pois Zé Claudio – como o chamamos, nós, seus colegas e amigos de Ministério Público do Trabalho – é uma pessoa que provoca o tempo todo. Às vezes de forma impulsiva, inclusive, mas sempre com uma sabe-doria e com um ar contestador que nos tira da zona de conforto. Aliás, sua impulsividade verbal dá um charme especial às suas constantes provocações.

O mérito intelectual e técnico de Zé Claudio é incontestável e reconhecido de todos há muito tempo. Por isso não vou me ater a esta sua faceta, pois pecaria pela repetição. Como o estudo que ora apresento trata de Direitos Humanos, vou focar o lado humano do nosso autor, que não é demasiadamente humano, não... É humano no ponto, na essência.

Zé Claudio tem uma capacidade de trabalho inesgotável. Apesar de suas inúmeras atividades, nunca recusa um novo desafio. Eu mesma já perdi a conta das oportunidades em que o acionei, para as mais diversas atividades. De integrante de Banca Examinadora do 13º Concurso Público para Ingresso na Carreira de Procurador do Trabalho a Professor Conteudista de Especialização à Distância da ESMPU (Escola Superior do Ministério Público do Trabalho), exatamente no Curso “Direitos Humanos e Trabalho”. Da Coordenação Nacional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Combate à Discriminação e Promoção da Igualdade de Oportunidades nas Relações de Trabalho do MPT) a um sem fim de atividades institucionais, inclusive de representação. Ele sempre encara os desafios com vigor, seriedade e uma objetividade que poucas pessoas conseguem imprimir aos seus atos.

Page 10

Quando a vida nos pregou um susto – a ele e aos que estão ao seu redor, familiares e amigos – e o deixou com um coração artificial por mais de 15 dias, parecia que o mundo estava em câmera lenta, parecia que o mundo tinha perdido uma engrenagem, parecia que estávamos desamparados e sem chão, pois era inimaginável ficarmos sem as provocações dele, sem a sua sabedoria, a sua seriedade, a sua honestidade de propósitos. Felizmente, Zé Claudio tratou de colocar este “susto” no seu devido lugar e o espantou para bem longe. E “voltou” mais humano, com mais humanidade na essência.

Foi, no entanto, obrigado a se afastar do Ministério Público do Trabalho, por conta de resquícios de uma lei previdenciária ultrapassada. Mas isso teve o seu lado positivo, pois pôde dedicar 100% de seu tempo a criar, a pesquisar...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT