Arte e imperialismo na América Latina das políticas de modernização cultural à arte conceitual

AutorLuiza Mader Paladino, Bruno Sayão
CargoDoutoranda e mestra pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA) da Universidade de São Paulo (USP)/Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA) da Universidade de São Paulo (USP)
Páginas13-34
Luiza Mader Paladino Cadernos Prolam/USP, v. 18, n. 34, p. 13-35, jan./jul. 2019
Bruno Sayão DOI: 10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161614
ARTE E IMPERIALISMO NA AMÉRICA LATINA: DAS POLÍTICAS DE
MODERNIZAÇÃO CULTURAL À ARTE CONCEITUAL
ART AND IMPERIALISM IN LATIN AMERICA: FROM POLICIES OF CULTURAL
MODERNIZATION TO CONCEPTUAL ART
Luiza Mader Paladino
1
Bruno Sayão
2
Universidade de São Paulo, Brasil
Resumo: Este trabalho apresenta um breve panorama da arte latino-americana, entre as
décadas de 1940 e 1980, levando em consideração as principais transformações no campo
artístico do período. Esta análise se pauta em uma leitura geral da implantação dos primeiros
equipamentos culturais modernos, que tem como pano de fundo a penetração das ideologias
construtivas atreladas aos projetos desenvolvimentistas. Em seguida, busca refletir sobre o
advento da arte experimental, a partir do estudo de caso de proposições elaboradas por artistas
ligados à Arte Conceitual. Esse exame parte de um repertório teórico relevante para a
sedimentação das principais correntes do pensamento artístico e político da região. A análise
permite ampliar os relatos da história da arte para além da unicidade do objeto, ao inscrevê-lo
em um diálogo multifocal.
Palavras-chaves: Vocação Construtiva; Arte Contemporânea; Arte Latino-americana; Arte
Conceitual; Modernização Cultural.
Abstract: This paper presents a brief overview of Latin American art from the 1940s to the
1980s, taking into account the main transformations in the artistic field in the period. This
analysis is based on a general reading of the implantation of the first modern cultural
equipment, which has as its background the penetration of the constructive ideologies linked
to the developmental projects. Then, it seeks to reflect on the advent of experimental art, from
the case study of propositions elaborated by artists related to the Conceptual Art. This
examination starts from a relevant theoretical repertoire for the sedimentation of the main
currents of the artistic and political thought of the region. Analysis allows us to broaden the
accounts of art history beyond the uniqueness of the object by inscribing it in a multifocal
dialogue.
Keywords: Constructive Vocation; Contemporary Art; Latin American Art; Conceptual Art;
Cultural Modernization.
1Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA)
da Universidade de São Paulo (USP). E-mail:
luizamaderpaladino@gmail.com
2Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA)
da Universidade de São Paulo (USP). E-mail:
sayaobr@gmail.com
13
Luiza Mader Paladino Cadernos Prolam/USP, v. 18, n. 34, p. 13-35, jan./jul. 2019
Bruno Sayão DOI: 10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161614
1 INTRODUÇÃO
A partir do final da década de 1940, os principais centros metropolitanos da América
Latina passaram por diversas transformações no campo cultural, em decorrência dos novos
projetos econômicos implantados na região. O surgimento das políticas de modernização
cultural teve o seu marco no chamado desenvolvimentismo econômico, plano que amparou
muitos países latino-americanos nesse período. O crescimento econômico registrado nesses
locais buscou seu correlato no desenvolvimento e na renovação de diferentes áreas culturais, a
exemplo da abertura de instituições museológicas de caráter moderno.
Do ponto de vista econômico, esse plano mais dinâmico pautou-se nos novos modos
de integração capitalista do pós-guerra, buscando estimular o desenvolvimento da burguesia
industrial vinculada ao capital transnacional. Sabe-se que foram estratégias para modernizar a
economia, impulsionadas pelo avanço da produção industrial, apoiadas na expansão do
mercado interno e no recuo das economias agrárias. Sobre esse contexto, Néstor García
Canclini realizou um estudo pioneiro na área da sociologia da arte, no qual buscou relacionar
3
o surgimento das vanguardas artísticas aos novos projetos econômicos, utilizando teorias
ligadas à CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) para analisar as
4
consequências geradas pela modernização da economia na área da cultura. Uma das teses
defendidas pelo autor era de que o subdesenvolvimento dos países da América Latina se
explicava pela persistência de economias ancoradas em um perfil agroexportador,
latifundiário e orientadas para o exterior. Assim, era preciso superá-lo para alcançar o fôlego
das grandes metrópoles, a fim de romper com o isolamento que os impedia de se integrarem
ao mercado internacional (CANCLINI, 1979, p. 82). A superação viria com o estímulo do
3
Ver: Canclini (1979, 1984).
4 Criada em 1948, a CEPAL foi a “[…] principal fonte mundial de informação e análise sobre a realidade
econômica e social latino-americana […]” (BIELSCHOWSKY, 2000, p. 15), além de ser referência intelectual
“[…] em toda a região capaz de gerar um enfoque analítico próprio […]” (Id., loc. cit.). Ancorado na
metodologia histórica-estruturalista , quer dizer, orientada pela busca de relações históricas e comparativas
(relação centro-periferia), a CEPAL priorizou uma reflexão crítica e analítica atenta ao comportamento dos
agentes sociais e da trajetória das instituições, bem como de seus agentes em determinadas condições históricas.
(Ibid.)
14

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT