As representações de corpo, gênero e masculinidades no filme 'Hércules'

AutorRafael Marques Garcia - Alan Camargo Silva - Erik Giuseppe Barbosa Pereira
CargoDoutorando em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil E-mail: rafa.mgarcia@hotmail.com. - Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes, Professor da Pós-graduação Lato sensu em ...
Páginas19-36
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.16, n.2, p.19-36 Mai-Ago 2019
ISSN 1807-1384 : https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n2p19
Artigo recebido em: 17.09.2018 Revisado em 18.03.2019 Aceito em: 11.04.2019
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
AS REPRESENTAÇÕES DE CORPO, GÊNERO E MASCULINIDADES NO FILME
“HÉRCULES”
Rafael Marques Garcia1
Alan Camargo Silva2
Erik Giuseppe Barbosa Pereira3
Resumo:
O filme Hércules”, de Walt Disney Animation Studios, retrata o percurso deste herói
grego para retornar ao Monte Olimpo, morada dos deuses, de onde foi tomado
quando criança. Embora lançado originalmente em 1997, foi relançado em Blu-ray
em 2014 e retransmitido pela Cinemark no Brasil em 2017, o que demonstra sua
atualidade no trato de assuntos pertinentes aos estudos do universo do corpo. No
presente trabalho, por meio da análise fílmica, objetivamos compreender as
representações sobre corpo e gênero empregados no filme. Identificamos durante a
trama diversos ícones e mensagens acerca de corpos válidos e aceitáveis
disseminados ao público infantil, estritamente veiculados a preceitos normativos e
coercitivos de corpo e suas masculinidades.
Palavras-chave: Corpo. Gênero. Infância. Masculinidades. Cinema.
REPRESENTATIONS OF BODY, GENDER, AND MASCULINITIES IN THE MOVIE
"HERCULES"
Abstract:
The film "Hercules", by Walt Disney Animation Studios, portrays the course of this
Greek hero to return to Mount Olympus, home of the gods, from where he was taken
as a child. Although originally released in 1997, it was re-released on Blu-ray in 2014
and retransmitted by Cinemark in Brazil in 2017, which demonstrates its relevance to
the studies of the universe of the body. In the present study, through the movie
analysis, we aim to understand the representations of body and gender used in the
film. During the plot, we identified various icons and messages about valid and
acceptable bodies disseminated to the child audience, strictly connected to normative
and coercive precepts of body and its masculinities.
Keywords: Body. Gender. Childhood. Masculinities. Movie.
REPRESENTACIONES DE CUERPO, GÉNERO Y MASCULINIDADES EN LA
PELÍCULA "HERCULES"
1 Doutorando em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ,
Brasil E-mail: rafa.mgarcia@hotmail.com
2 Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador do Núcleo de
Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes, Professor da Pós -graduação
Lato sensu em Desporto de Cam po, do curso de Pós-graduação Stricto sensu em Educação Física.
Pós-Doutorando na Escola de Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil E-mail: alancamargo10@gmail.com
3 Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte. Professor da Universidade Federal do Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil E-mail: egiuseppe@eefd.ufrj.br
20
Resumen:
La película "Hércules" de Walt Disney Animation Studios cuenta la historia del hijo de
Zeus y Hera y su trayectoria en busca del título de héroe para regresar al hogar de
los dioses de donde fue sacado cuando era niño. Aunque lanzado originalmente en
1997, fue relanzado en Blu-ray en 2014 y retransmitido por Cinemark en Brasil en
2017, lo que demuestra su actualidad en el trato de asuntos pertinentes a los
estudios del universo del cuerpo. En el presente trabajo, por medio del análisis
fílmico, objetivamos comprender las representaciones sobre el cuerpo y el género
empleados en la película. Identificamos durante la trama diversos íconos y mensajes
acerca de cuerpos válidos y aceptables diseminados al público infantil, estrictamente
direccionados a preceptos normativos y coercitivos de cuerpo y sus masculinidades.
Palabras clave: Cuerpo. Género. Infancia. Masculinidades. Cine.
1 INTRODUÇÃO
Gênero e corpo, assim como suas convenções e diretrizes, são
(re)construídos e fiscalizados através de instâncias sociais importantes, tais como
família, religião, política, escola e comunidade (LOURO, 2010). Como mais um
dispositivo de tecnologia de gênero, o cinema emerge como uma principal potência
disseminadora de conteúdos férteis e ricos ao(s) público(s) para o(s) qual(is) se
destina. Na atualidade, portanto, podemos compreendê-lo como um dos principais
mecanismos propagadores de ideias, valores, mensagens e conteúdos para seu
público expectador (XAVIER FILHA, 2016).
Dessa maneira, é possível problematizar como as lentes da indústria
cinematográfica retratam enredos e se apropriam de diferentes discursos e diálogos
que, potencialmente, identificam, hierarquizam e valorizam muitos conceitos e
significados. Por estarem em constante reformulação e atualização, as
cinematografias conectam-se às transformações sociais, reivindicações,
preconceitos, movimentos e mobilizações, inclinando-se a tais reordenações para
ecoar vozes, linguagens e discursos postulados pelo mundo contemporâneo
(IGLESIAS; ZAMORA, 2013). Através do uso da linguagem, seja ela falada,
retratada ou caricaturada, estabelecem-se episódios, situações, sentimentos e
vivênciash refertas de simbologias materializadas, possibilitando enunciações,
anseios e reconhecimentos (SILVA, 1999). Desse modo, é possível dialogar com
seus variados públicos através da materialização de ideologias e pensamentos,
desencadeando reações que perpassam inúmeras comoções e que podem se
estender para além dos telões, atuando na (re)formulação de valores e moralidades
eventualmente reproduzidas nas ações cotidianas da vida real.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT