Atas, Certidões e Demonstrações - Associações, Sociedades e Firmas

Data de publicação22 Maio 2018
SeçãoParte V (Publicações a Pedido)
IMPRESSO
ATAS, CERTIDÕES E
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Associações, Sociedades e Firmas
5
PAR TE V
PUBLICAÇOESA PEDIDO
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ANO XLIV - Nº 092
TERÇA-FEIRA,22 DE MAIODE 2018
ESTAPARTE É EDITADA
ELETRONICAMENTE DESDE
23 DE JANEIRO DE 2006
SUMÁRIO
Atas, Certidões e Demonstrações
Associações, Sociedades e Firmas............................................1
Avisos, Editais e Termos
Associações, Sociedades e Firmas..........................................15
Condomínios ..............................................................................17
Leilões Extrajudiciais .................................................................17
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO RIO
DE JANEIRO PARTE V
COMUNICADO ÀS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E DEMAIS CLIENTES
As matérias enviadas à publicação por Agências de Publicidade e demais clientes deverão
obedecer rigorosamente as Normas de Publicação estabelecidas nos artigos 34 a 38 da Portaria
PR nº 001 de 04/01/2016.
A inobservância dos parâmetros constantes nas Normas de Publicação ensejará a não
publicação das respectivas matérias, bem como a rescisão do ajuste firmado e a perda de eventuais
créditos dos quais sejam detentores.
Ocorrendo a publicação da matéria em desacordo com os padrões estabelecidos nas Normas
de Publicação haverá cobrança proporcional à centimetragem da matéria diagramada, sem os
recursos de redução utilizados.
A qualquer tempo a IOERJ poderá solicitar às Agências de Publicidade e/ou aos demais clientes
o envio, em formato aberto, dos arquivos digitais que originaram a matéria, objetivando a aferição
de sua formatação.
A Presidência
SONDOTÉCNICA ENGENHARIA DE SOLOS S.A.
CNPJ/MF nº 33.386.210/0001-19 - NIRE nº 3.330.013.730-1
Companhia Aberta
ATA DA AGO REALIZADA EM 30/04/2018
1. Data, hora e local: Aos 30/04/2018, às 14h, na sede social da
Cia., localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº 45, 8º andar, Bota-
fogo, RJ/RJ, CEP 22.270-900. 2. Composição da Mesa: Sr. Jaime
Rotstein, Presidente; Sr. Fabio Bergman, Secretário. 2.1. Leitura de
documentos, recebimento de votos e lavratura da Ata: (1) dispen-
sada, por unanimidade, a leitura dos documentos relacionados às ma-
térias a serem deliberadas nesta Assembleia Geral, uma vez que são
do inteiro conhecimento dos acionistas; (2) as declarações de voto,
protestos e dissidências porventura apresentados serão numerados,
recebidos e autenticados pela Mesa e ficarão arquivados na sede da
Cia., nos termos do disposto no §1º do Art. 130 da Lei 6.404/76; (3)
autorizada a lavratura da presente ata em forma de sumárioeasua
publicação com omissão das assinaturas da totalidade dos acionistas,
nos termos dos §1º e §2º do Art. 130 da Lei 6.404/76. 3. Convo-
cação/Publicação: (1) O Edital de Convocação e a comunicação re-
ferente ao Art. 133 da Lei 6.404/76 foram publicados nos jornais “Jor-
nal Monitor Mercantil” nos dias 27, 28 e 29/03/2018 e no “DOERJ”
nos dias 27 e 28 de março e 02/04/2018; (2) Os documentos de que
trata o Art. 133 da Lei 6.404/76, incluindo o Relatório da Administra-
ção, Demonstrações Financeiras e Parecer dos Auditores Independen-
tes, relativos ao exercício social encerrado em 31/12/2017, foram pu-
blicados nos jornais “Jornal Monitor Mercantil” (RJ) e “DOERJ”, no dia
27/03/2018. 4. Presença: Presentes os acionistas representando mais
de 2/3 do capital social com direito de voto, conforme assinaturas
Id: 2107778
constantes do Livro de Presença de Acionistas. Presentes, também, o
diretor Presidente da Cia., Sr. Jaime Rotstein,eoDiretordeRelações
com Investidores, Sr. Fabio Bergman. 5. Ordem do Dia: A) Em ma-
téria de Ordem Ordinária: (a) tomar as contas dos administradores,
examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras; (b) deliberar
sobre a destinação do lucro do exercício encerrado em 31/12/2017;
(c) eleger os membros do Conselho de Administração, que terão man-
dato até a realização da AGO em 2019; e d) fixar o montante da re-
muneração dos administradores. B) Assuntos legais. 6. Delibera-
ções: Após detida análise e discussão das matérias constantes da
Ordem do Dia, os Srs. Acionistas deliberaram: A) Em matéria de Or-
dem Ordinária: (a) aprovar, por unanimidade dos votos proferidos,
com a abstenção dos legalmente impedidos, as contas dos adminis-
tradores, o Relatório da Administração e as Demonstrações Financei-
ras da Cia. referentes ao exercício social encerrado em 31/12/2017,
as quais foram auditadas pela Mazars Auditores Independentes S/S;
(b) Tendo em vista que, do Lucro Líquido apresentado no exercício de
2017, no valor R$ 3.205.088,78 (três milhões, duzentos e cinco mil,
oitenta e oito reais e setenta e oito centavos), já se acham de-
duzidas as provisões para o IR e para a contribuição social, aprovar,
por unanimidade dos votos proferidos, a seguinte destinação do lucro
apurado no exercício em comento, conforme proposta dos membros
do Conselho de Administração e Diretoria: I) R$ 160.254,44 (cento e
sessenta mil, duzentos e cinquenta e quatro reais e quarenta e quatro
centavos), para Reserva Legal; II) R$ 3.000.000,00 (três milhões de
reais), para distribuição a título de dividendo aos acionistas, que se
dará ao longo do exercício de 2018, conforme previsto no Estatuto
Social; III) Reverter o valor de R$ 9.309.408,08 (nove milhões, tre-
zentos e nove mil, quatrocentos e oito reais e oito centavos), oriundos
do saldo das reservas de lucros constituídas pela AGO de
28/04/2017; totalizando assim, em 31/12/2017, o montante de R$
9.354.242,42 (nove milhões, trezentos e cinquenta e quatro mil, du-
zentos e quarenta e dois reais e quarenta e dois centavos), para re-
forço e preservação do capital de giro da Cia., por conta de inadim-
plências nos serviços prestados: (c) Reeleger os membros do Con-
selho de Administração com mandato até a AGO de 2019. Assim, o
referido órgão permanecerá com a seguinte composição: Sr. Jaime
Rotstein, brasileiro, divorciado, engenheiro, inscrito no CONFEA-
CREA/RJ sob o nº 200164213-0 e no CPF/MF sob o nº 003.520.127-
49, residente e domiciliado na Rua Leôncio Corrêa, nº 273, Leblon,
RJ/RJ, CEP: 22.450-120, como Presidente do Conselho;Sra.Caro-
lina Rotstein Schor Accioly, brasileira, casada, empresária, portado-
ra da carteira de identidade nº 26581194-3- expedida pelo IFP/RJ, ins-
crita no CPF/MF sob o nº 087.091.507-06, residente e domiciliada na
Av. San Martin, 311/101, Bairro Leblon, RJ/RJ, CEP 22441-012, como
Conselheira;eSr.Daniel Bergman, brasileiro, casado, administrador
de empresas, inscrito no CRA/RJ sob o nº 02.61047-7 e no CPF/MF
sob o nº 055.268.477-56, residente e domiciliado na Av. Lavandisca,
nº 31, apt. nº 141, Moema, SP/SP, CEP 04.515-010, como Conse-
lheiro. Os membros ora eleitos serão empossados mediante assina-
tura do competente Termo de Posse lavrado em livro próprio. (d)
Aprovar a fixação do montante global mensal de até R$150.000,00
(cento e cinquenta mil reais) para remuneração dos membros dos
órgãos de administração da Cia., ficando a critério e a cargo do Con-
selho de Administração a sua distribuição individualizada; B) Assun-
tos Legais: Por não haver sido solicitada sua instalação, a Assem-
bleia deixou de instalar o Conselho Fiscal para o exercício de
2018/2019. 7. Recebimento de Votos: O Secretário da Mesa recebeu
as declarações de voto dos acionistas, as quais foram numeradas e
autenticadas, e ficarão arquivadas na sede da Cia., nos termos do
disposto no §1º do Art. 130 da Lei 6.404/76. 8. Encerramento: Nada
mais havendo a tratar, o Sr. Presidente suspendeu os trabalhos pelo
tempo necessário à lavratura desta ata. Reaberta a sessão, a ata foi
lida e aprovada pelos presentes, assinada pelo Presidente e pelo Se-
cretário da Mesa e pelos acionistas abaixo identificados. RJ/RJ,
30/04/2018. Jaime Rotstein - Presidente - Acionista; Fabio Bergman
-Secretário - Acionista; Lully Administração e Participações Ltda -
Acionista Por Jaime Rotstein - Sócio Administrador. Visto: Eduardo de
Souza Maria - OAB/RJ 170.054. JUCERJA em 16/05/2018 sob o nº
3194296. Bernardo F. S. Berwanger- Secretário Geral. Id: 2108003
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Serviço de Atendimento ao Cliente da Imprensa Ocial do Estado do Rio de Janeiro: Tel.: 0800-2844675 das 9h às 18h
DIÁRIO OFICIAL PARTE V - PUBLICAÇÕES A PEDIDO
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Professor Heitor
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ASSINATURAS SEMESTRAIS DO DIÁRIO OFICIAL
ASSINATURA NORMAL R$ 284,00
ADVOGADOS E ESTAGIÁRIOS R$ 199,00
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A Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro não dispõe de pessoas autorizadas
para vender assinaturas.$ØQJBTEFFYFNQMBSFTBUSBTBEPTQPEFSÍPTFSBERVJSJEBT Ë
SVB1SPGFTTPS)FJUPS$BSSJMIPO$FOUSP/JUFSØJ3+
ATENÇÃO: É vedada a devolução de valores pelas assinaturas do D.O.
DNDPM R$ 132,00
DNDPMQBSB.VOJDJQBMJEBEFT R$ 92,40
RECLAMAÇÕES SOBRE PUBLICAÇÕES DE MATÉRIAS: %FWFSÍPTFSEJSJHJEBTQPS
FTDSJUPBP%JSFUPS1SFTJEFOUFEB*NQSFOTB0åDJBMEP&TUBEPEP3JPEF +BOFJSP
OPNÈYJNPBUÏEF[EJBTBQØTBEBUBEFTVBQVCMJDBÎÍP
PREÇO PARA PUBLICAÇÃO:
ENVIO DE MATÉRIAS:"TNBUÏSJBTQBSBQVCMJDBÎÍPEFWFSÍPTFS FOWJBEBTQFMP
TJTUFNBFEPGTPVFOUSFHVFTFNNÓEJBFMFUSÙOJDBOBT"HÐODJBT3JPPV/JUFSØJ
PARTE I - PODER EXECUTIVO0T UFYUPT FSFDMBNBÎÜFT TPCSFQVCMJDBÎÜFT EF
NBUÏSJBTEFWFSÍP TFSFODBNJOIBEPTË Assessoria para Preparo e Publicações
dos Atos Oficiais - Ë 3VB1JOIFJSP .BDIBEP TO 1BMÈDJP(VBOBCBSB
$BTB $JWJM -BSBOKFJSBT3JP EF+BOFJSP  3+#SBTJM $&1 
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PUBLICAÇÕES
AGÊNCIAS DA IMPRENSA OFICIAL - RJ: "UFOEJNFOUPEBTËTIPSBT
RI03VB4ÍP+PTÏTM
&EJGÓDJP(BSBHFN.FOF[FT$PSUFT
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F
Neumar RodriguesEB.PUB
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José Claudio Cardoso Ururahy
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Nilton Nissin Rechtman
%JSFUPS'JOBODFJSP
Luiz Carlos Manso Alves
%JSFUPS*OEVTUSJBM
Id: 2107964
Hi Midia S.A.
CNPJ nº 07.456.778/0001-59
condições que possam levantar dúvida signifi cativa em relação à capacidade de con-
tinuidade operacional da Cia. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos
chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas
DFs. ou incluir modifi cação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas.
Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a
data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Cia. a
não mais se manter em continuidade operacional. • Avaliamos a apresentação geral,
a estrutura e o conteúdo das DFs., inclusive as divulgações e se as DFs. individuais
e consolidadas representam as correspondentes transações e os eventos de manei-
ra compatível com o objetivo de apresentação adequada. • Obtivemos evidência de
auditoria apropriada e sufi ciente referente às informações fi nanceiras das entidades
ou atividades de negócio do grupo para expressar uma opinião sobre as DFs. con-
solidadas. Somos responsáveis pela direção, supervisão e desempenho da auditoria
do grupo e, consequentemente, pela opinião de auditoria. Comunicamo-nos com os
responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcance planeja-
do, da época da auditoria e das constatações signifi cativas de auditoria, inclusive as
eventuais defi ciências signifi cativas nos controles internos que identifi camos durante
nossos trabalhos. RJ, 04/05/2018. ERNST & YOUNG - Auditores Independentes S.S. -
CRC-2SP015199/O-6. Carine Mamari de S. Monteiro - Contador CRC-1RJ119.577/O-2.
Relatório de Administração: Atendendo as disposições legais, apresentamos relatório de administração referente ao resultado consolidado do exercício fi ndo em 31/12/2017. Atualmente temos como atividade principal a cessão e locação de espaço virtual, próprio
ou de terceiros, destinado a oferta, divulgação e/ou promoção de produtos e serviços ou serviços comercializados pelos cessionários e no desenvolvimento de plataformas de programa de afi liação online e gestão destes junto às empresas que operam na internet.
No exercício de 2017, observou-se Lucro Bruto do exercício foi de R$ 3.510.407,25 e resultado líquido de R$ 4.932.411,47. O resultado de equivalência patrimonial de sua controlada Afi lio S.A., onde a Hi-Midia detém 70% de suas ações, foi de R$ 4.121.590,91
fechando o lucro consolidado do exercício em R$ 6.698.807,58. A Afi lio S.A., controlada, foi criada em 2008, exercendo atualmente as atividades de consultoria para web sites e empresas que tenham presença na internet. Para o exercício de 2017, recomendamos
distribuição de dividendos aos acionistas equivalentes a R$ 2.250.000,00. O restante será destinado a manutenção da necessidade de caixa da Cia.. Informamos que não houve aquisição de debêntures nos exercícios de 2017.
Relatório do auditor independente: Aos Acionistas e Administradores da Hi Midia
S.A. - RJ. Opinião: Examinamos as DFs. individuais e consolidadas da Cia., identifi ca-
das como Controladora e Consolidado, respectivamente, que compreendem o balanço
patrimonial em 31/12/2017 e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado
abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fl uxos de caixa, para o exer-
cício fi ndo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o
resumo das principais políticas contábeis. Em nossa opinião, as DFs. acima referidas
apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e
nanceira individual e consolidada da Cia. em 31/12/2017, o desempenho individual e
consolidado de suas operações e os seus fl uxos de caixa individual e consolidado para
o exercício fi ndo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil,
aplicáveis a empresa de pequeno e médio porte (CPC-PME), conforme emitido pelo
CPC. Base para opinião: Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas bra-
sileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com
tais normas, estão descritas na seção a seguir intitulada “Responsabilidades do auditor
pela auditoria das DFs.”. Somos independentes em relação à Cia., de acordo com os
princípios éticos relevantes previstos no Código de Ética Profi ssional do Contador e
nas normas profi ssionais emitidas pelo CFC e cumprimos com as demais responsabi-
lidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria
obtida é sufi ciente e apropriada para fundamentar nossa opinião. Responsabilidade
da Administração e da governança sobre as DFs.: A Administração da Cia. é res-
Balanços patrimoniais em 31/12/2017 e 2016 (Em MR$)
Controladora Consolidado
Ativo 2017 2016 2017 2016
Circulante 6.824 1.195 21.228 15.981
Caixa e equivalentes de caixa 1.331 500 8.843 6.774
Contas a receber 4.264 280 12.094 8.588
Dividendos a receber 1.030 90 --
Impostos a recuperar 190 315 240 357
Partes relacionadas 9---
Outros -10 51 262
Não circulante 12.861 9.015 3.981 3.631
Partes relacionadas 1.309 1.309 925 925
Depósitos judiciais -49 -49
Investimentos 10.709 7.618 --
Imobilizado 38 37 405 371
Intangível 805 22.651 2.286
Total do ativo 19.685 10.210 25.209 19.612
Demonstrações dos resultados em 31/12/2017 e 2016 (Em MR$)
Controladora Consolidado
2017 2016 2017 2016
Receita líquida 28.680 2.249 62.136 33.694
Custos (25.170) (1.462) (42.944) (20.646)
Lucro bruto 3.510 787 19.191 13.048
Receitas (despesas) operacionais
Gerais e administrativas (1.706) (241) (5.607) (6.232)
Comerciais (581) (111) (4.548) (3.195)
Outras receitas (despesas) operacionais (322) -(524) 374
Lucro operac. antes de resultados fi nanc. e invest. 901 435 8.513 3.995
Resultado fi nanceiro (7) 194 306 1.167
Resultado de equivalência patrimonial 4.121 361 --
Lucro antes de IR e da contribuição social 5.015 990 8.819 5.162
IR e contribuição social (83) -(2.121) (4.018)
Lucro líquido do exercício 4.932 990 6.698 1.144
Lucro líquido do exercício atribuível a: Acionistas controladores 4.932 990
Acionistas não controladores 1.766 154
Demonstrações dos fl uxos de caixa em 31/12/2017 e 2016 (Em MR$)
Controladora Consolidado
2017 2016 2017 2016
Fluxo de caixa das atividades operacionais 1.588 281 10.631 6.691
Lucro antes dos impostos sobre a renda 5.015 990 8.819 5.162
Ajustes para conciliar o lucro líquido do exercício
com o caixa gerado pelas atividades operacionais
Depreciação e amortização 71 55 864 703
Constituição de provisão para contingências 616 -938 1.076
Constituição de provisão para créditos de liquidação
duvidosa 7-10 153
Equivalência patrimonial (4.121) (361) --
Juros e variação cambial -(403) -(403)
(Aumento) redução de ativos e aumento (redução) de passivos operacionais
Contas a receber (3.991) (57) (3.516) 5.516
Impostos a recuperar 125 (14) 117 28
Outras contas a receber 59 (9) 260 (144)
Dividendos recebidos 90 3.500 --
Partes relacionadas 2.635 ---
Contas a pagar 1.629 (187) (1.260) (6.222)
Salários e encargos a pagar 11 4(94) 17
Obrigações tributárias 134 (10) (41) (267)
Outras contas a pagar --26 (44)
IR e contribuição social pagos (74) (4) (2.252) (4.323)
Caixa líquido gerado pelas atividades operac. 2.206 3.504 3.871 1.252
Fluxo de caixa das atividades de investimentos
Baixa (aquisição) de imobilizado (8) 18 (155) (93)
Baixa (aquisição) de intangível (867) 2(1.108) (1.080)
Caixa líquido gerado pelas (consumido nas)
atividades de investimentos (875) 20 (1.263) (1.173)
Fluxo de caixa das atividades de fi nanciamentos
Pagamento de dividendos (500)(4.100) (539) (5.600)
Pagamento de empréstimos -(230) -(230)
Caixa líquido consumido nas atividades de fi nanc. (500) (4.330) (539) (5.830)
Aumento (redução) de caixa e equiv. de caixa 831 (806) 2.069 (5.751)
Caixa e equiv. de caixa no início do exercício 500 1.306 6.774 12.525
Caixa e equiv. de caixa no fi nal do exercício 1.331 500 8.843 6.774
Aumento (redução) de caixa e equiv. de caixa 831 (806) 2.069 (5.751)
Passivo e patrimônio líquido
Circulante 5.870 446 4.922 5.023
Contas a pagar 1.784 155 2.458 3.718
Salários e encargos sociais 24 13 54 148
Impostos a recolher 173 30 685 857
Dividendos a pagar 1.233 248 1.675 287
Partes relacionadas 2.644 ---
Outros 12 -50 13
Não circulante 1.603 999 3.485 2.559
Partes relacionadas 925 925 --
Impostos a recolher 11 23 11 23
Provisão para contingências 667 51 3.474 2.536
Participação de não controladores --4.590 3.265
Patrimônio líquido 12.212 8.765 12.212 8.765
Capital social 4.194 4.194 4.194 4.194
Reserva legal 839 839 839 839
Reserva de retenção de lucros 7.179 3.732 7.179 3.732
Total do passivo e do patrimônio líquido 19.685 10.210 25.209 19.612
Diretoria: Luciana Landim - Presidente e Contadora Responsável - CRC RJ 120861/0-1
Julien Turri - Acionista.
ponsável pela elaboração e adequada apresentação das DFs. individuais e consoli-
dadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis a empresa
de pequeno e médio porte (CPC-PME), conforme emitido pelo CPC, e pelos controles
internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração dessas DFs.
livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro. Na
elaboração das DFs., a Administração é responsável pela avaliação da capacidade de
a Cia. continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com
a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das DFs. a
não ser que a Administração pretenda liquidar a Cia. ou cessar suas operações, ou não
tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações. Os res-
ponsáveis pela governança da Cia. são aqueles com responsabilidade pela supervisão
do processo de elaboração das DFs.. Responsabilidade do auditor pela auditoria
das DFs.: Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as DFs. individuais e
consolidadas, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independen-
temente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa
opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de
que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de au-
ditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções
podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, indivi-
dualmente ou em conjunto, possam infl uenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as
decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas DFs.. Como parte
da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de audito-
ria, exercemos julgamento profi ssional e mantemos ceticismo profi ssional ao longo da
auditoria. Além disso: • Identifi camos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas
DFs. individuais e consolidadas, independentemente se causada por fraude ou erro,
planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos, bem
como obtemos evidência de auditoria apropriada e sufi ciente para fundamentar nossa
opinião. O risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do
que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles
internos, conluio, falsifi cação, omissão ou representações falsas intencionais. • Obte-
mos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos
procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas não com o objetivo de
expressarmos opinião sobre a efi cácia dos controles internos da Cia. • Avaliamos a ade-
quação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis e
respectivas divulgações feitas pela Administração. • Concluímos sobre a adequação do
uso, pela Administração, da base contábil de continuidade operacional e, com base nas
evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em relação a eventos ou
Id: 2107895

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