Atividade industrial volta a terreno de expansão no Brasil, diz IHS Markit

O Indice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria no Brasil, sazonalmente ajustado, voltou a ficar acima da marca neutra de 50,0 e atingiu 51,6 em junho, informou a consultoria IHS Markit. Isto, comparado com o patamar de 38,3 observado em maio, representou o primeiro mês de crescimento registrado pela pesquisa desde fevereiro.

O grau de otimismo em relação ao futuro também se fortaleceu nitidamente, atingindo um recorde de alta de quatro meses. Contudo, as evidências de um persistente excesso de capacidade no setor foram menos positivas, já que as empresas permaneceram firmemente em atitude de retração, cortando a quantidade de compras e reduzindo o número de funcionários, diz a IHS Markit.

“As pressões sobre os custos permaneceram agudas, com os dados de preços indicando o crescimento mais acentuado nos custos de insumos em quase dois anos.”

O retorno à expansão dos volumes de produção e de novos pedidos foi o que sustentou o PMI. Os entrevistados pela consultoria comentaram que as empresas estavam voltando a operar e que a demanda aumentara. Contudo, o crescimento foi principalmente em nível interno — já que as vendas para exportação continuaram a cair — e os entrevistados continuaram a mencionar que os volumes de novos negócios permanecem, de um modo geral, extremamente baixos quando comparados com os observados antes do início da pandemia.

“De fato, apesar das notícias positivas sobre os volumes de produção e de novos trabalhos, as empresas continuaram a operar a níveis muito abaixo da sua capacidade. De um modo geral, as cargas de trabalho foram cumpridas sem dificuldades, como ficou evidenciado por uma terceira redução mensal sucessiva nos pedidos em atraso”, diz...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT