Atributos da aprendizagem organizacional: um estudo de caso

AutorAdriana Villanova de Almeida - Dalila Alves Correa - Grasiele Aparecida Lourenço
CargoUniversidade Metodista de Piracicaba, SP, Brasil
Páginas85-94
85
UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v. 13, n. 2, p. 85-94, Set. 2012.
ALMEIDA, A.V.; CORREA, D.A.; LOURENÇO, G.A.
Adriana Villanova de Almeidaa*; Dalila Alves Correaa; Grasiele Aparecida Lourençoa
Resumo
A aprendizagem organizacional tem assumido papel estratégico na gestão das organizações que buscam vantagem competitiva sustentável.
Desse modo, as empresas bem sucedidas, preocupam-se em assimilar o conceito de organização que aprende. O objetivo desse artigo foi

    
a gestora da Administração de Recursos Humanos da empresa. Foram analisadas cinco categorias dentre as que caracterizam organizações do
tipo: estrutura organizacional, desenvolvimento de novos produtos e processos, liderança, tecnologia da informação, treinamento e avaliação
da aprendizagem.
Palavras-chaves: Conhecimento. Aprendizagem. Organização de Aprendizagem.
Abstract
Organization learning has played strategic role in management of companies that look for sustainable competitive advantage. Therefore,
well succeeded companies are concerned in how they can assimilate the concept of organization they learn. This paper aims to identify
and describe the features of a Learning Organization found in a metal cutting company located in one of the most developed regions of the
country. The investigation happened through a case study method, where a deep interview with the Manager of Human Capital of the company
was conducted. Five categories were investigated during this process: organizational structure, development of new product and process,
leadership, information technology, training and learning evaluation.
Keywords: Knowledge. Learning. Learning Organization.
Atributos da Aprendizagem Organizacional: Um estudo de Caso
Qualities of Organizational Learning: a Case Study
aUniversidade Metodista de Piracicaba, SP, Brasil
*E-mail: drivillanova@terra.com.br
1 Introdução
O conhecimento é hoje considerado um ativo valioso
para as empresas, por isso a produção de conhecimento com
potencial de aplicabilidade nos processos produtivos e de
gestão passou a ser considerada uma vantagem competitiva
sustentável para garantia da sobrevivência das empresas e
permanência no mercado.
Segundo Davenport e Prusak (1998), o conhecimento e
   
operação das empresas como também parte ou totalidade dos
produtos que as empresas oferecem.
O uso do conhecimento para gerar inovação é compartilhado
     
com Drucker (2002), o conhecimento tornou-se o recurso
        
tradicionais fatores de produção terra, trabalho e capital se
tornaram secundários, podendo ser obtidos facilmente desde
que se tenha conhecimento especializado. Desta forma, o
conhecimento inovador tem demandado das empresas o
investimento em processos de aprendizagem.
Para Fleury e Oliveira Junior (2001), o conhecimento pode
ser considerado um ativo estratégico, pois não é negociável
e facilmente replicado por competidores, uma vez que está

De acordo com Probst, Raub e Romhardt (2002), investir
em conhecimento permite aumentar o valor dos produtos
e serviços tornando-os intensivos em conhecimento,
possibilitando novas oportunidades de mercado e
fortalecimento da posição competitiva da empresa.
Nesse contexto de reconhecimento do papel do
conhecimento, a questão da aprendizagem organizacional
         
organizações, conscientemente ou não, estão aprendendo
durante seu processo de evolução, criando ou aprimorando
conhecimento.
As discussões sobre aprendizagem organizacional não são
   
       
detectar erros ou anomalias, bem como propiciar a correção e
reestruturar a teoria em uso da organização.
      
organizacional se tornou importante instrumento para
solucionar questões ligadas à competitividade nas
       
importância de criar contextos organizacionais voltados para
a aprendizagem.
ESTUDO DE CASO / CASE ESTUDY

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT