Atuação do serviço social no processo de gestão e avaliação de políticas e programas sociais

AutorMaria do Rosário de Fátima e Silva
CargoAssistente Social
Páginas561-577
Artigo recebido em: 20/02/2018 Aprovado em: 09/05/2018
ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO
PROCESSO DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DE
POLÍTICAS E PROGRAMAS SOCIAIS
Maria do Rosário de Fátima e Silva1
Resumo:
A atuação do Serviço Social nas políticas públicas e sociais conforma atribuições
relacionadas ao processo de decisão, formulação, adoção, gestão, implementa-
ção, e avaliação das políticas e de seus desdobramentos em programas, projetos
e serviços sociais. A intervenção pro ssional nesse campo, supõe competência
teórica, política e técnica fundamentadas no Código de Ética pro ssional, na
lei que regulamenta a pro ssão. Tomando por base as p olíticas de assistência
social, saúde e educação, o presente artigo re ete sobre a inserção dos (as) assis-
tentes sociais, apreendendo o seu desempenho na gestão e avaliação de políticas
e programas atinentes a estas áreas.
Palavras-chave: Serviço Social, gestão, avaliação, políticas públicas.
SOCIAL WORK ACTION IN THE MANAGEMENT AND EVALUATION
PROCESS OF SOCIAL PROGRAMS AND POLICIES
Abstract
e perfomance of the Social Service in public and social policies includes attri-
butions related to the process of decision, formulation, adoption, management,
implementation and evaluation of policies and their unfolding in programs,
projects and social services.  e professional intervention in this  eld, supposes
theoretical competence, political and technical based on the Professional Code
of Ethics and in the law that regulates the profession. Based on the policies of
1 Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (PUC-SP), Professora do Departamento de S erviço Social e do Programa de
Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
E-mail: mrosariofat@gmail.com / Endereço: Universidade Federal do Piauí - UFPI: Campus
Universitário Ministro Petrônio Portella, Bairro Ininga - Teresina – PI. CEP: 64049-550.
MESAS TEMÁTICAS COORDENADAS
DESIGUALDADES SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL:
desaÞ os contemporâneos
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Maria do Rosário de Fátima e Silva
social assistance, health and education, this article re ects on the insertion of
social workers, apprehending their performance in the management and evalu-
ation of policies and programs related to these areas.
Key words: Social work, management, evaluation, public policies.
1 INTRODUÇÃO
As atribuições e competências dos pro ssionais de Serviço
Social no Brasil, desenvolvidas nos diferentes espaços sócio-ocupa-
cionais, são norteadas pelos princípios, direitos e deveres inscritos
nos seguintes documentos: Código de Ética Pro ssional de 1993,
Lei de Regulamentação da Pro ssão (Lei nº 8.662, de 7 de junho de
1993), bem como nas Diretrizes Curriculares da Associação Brasi-
leira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) (1996). Com
base nestes instrumentos legais considera-se importante a inserção
dos assistentes sociais nos espaços de gestão, planejamento, execução
e avaliação de políticas e programas sociais, tendo como diretriz o
projeto ético-político pro ssional.
Para o objeto dessas re exões acerca da atuação do Serviço
Social no campo da gestão e avaliação de políticas, programas e pro-
jetos sociais, ponho em destaque algumas atribuições de nidas para
a pro ssão de Serviço Social considerando os parâmetros estabele-
cidos para a atuação do Assistente S ocial nas áreas da Assistência
Social, Saúde e Educação.
Na Política de Assistência Social a ação do S erviço Social en-
volve atribuições nas funções de gestão, planejamento, avaliação e
execução direta de programas, projetos e serviços a indivíduos, famí-
lias, grupos e coletividades, potencializando a gestão no atendimento
aos direitos dos cidadãos.
A contribuição dos Assistentes Sociais na Política de Saúde se
processa no planejamento, gestão, avaliação e execução de progra-
mas projetos e serviços buscando a inserção dos usuários e demais
trabalhadores da área inclusive no que se refere às deliberações da
política, reforçando a importância da participação social na gestão.
Na política de educação, as competências especí cas dos As-
sistentes sociais, se expressam em ações junto às famílias, estudantes
e órgãos de deliberação a exemplo dos conselhos escolares, e conse-
lhos de políticas de educação, como também, na intervenção coletiva
junto aos movimentos sociais em prol da educação pública. Neste

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