Atuação docente no modelo de educação a distância (ead): uma apreciação crítica sobre o papel dos tutores

AutorFlavia Alves de Jesus Ferreira - Ana Elizabeth Lapa Wanderley Cavalcanti - Irineu Francisco Barreto Junior
CargoFaculdade Diadema, São Paulo, SP, Brasil. Mestre em Direito - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, SP, Brasil. Doutora em Direito - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, SP, Brasil. Doutor em Ciências Sociais
Páginas115-133
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ATUAÇÃO DOCENTE NO MODELO DE EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA (EAD): UMA APRECIAÇÃO CRÍTICA SOBRE O
PAPEL DOS TUTORES NO ENSINO SUPERIOR
TEACHING PERFORMANCE IN THE DISTANCE EDUCATION MODEL
(E-LEARNING): A CRITICAL APPRAISAL ABOUT THE ROLE OF TUTORS
IN COLLEGE
Flavia Alves de Jesus FerreiraI
Ana Elizabeth Lapa Wanderley CavalcantiII
Irineu Francisco Barreto JuniorIII
Resumo: O presente artigo analisa o papel dos tutores,
profissionais responsáveis pela interação entre discentes no
ambiente virtual de aprendizagem. Oferece visão crítica a
respeito da posição dos tutores no ensino a distância (EaD).
Para tanto, entende-se necessário o estudo do papel deste
profissional essencial para o êxito do estudo a distância,
modalidade de aprendizagem que conta com particularidades
desafiadoras e que também impõe o desenvolvimento
de habilidades compatíveis com o ambiente, tais como
conhecimento técnico para o uso da informática, novos
modelos de comunicação oral e escrita e desenvolvimento de
atitudes mais flexíveis que atendam ao relacionamento não
presencial entre o discente e o profissional. A metodologia
do artigo fundamenta-se na técnica analítica e dedutiva,
na qual são avaliados aspectos da evolução da educação
superior brasileira na Sociedade da Informação, adotando o
referencial epistemológico formulado por Manuel Castells
e o ordenamento jurídico brasileiro pertinente ao tema.
A pesquisa conclui que a tecnologia, colocada a serviço
da educação, tem o poder de promover a efetivação do
dispositivo constitucional garantidor do direito de acesso
à educação integral e universal, contudo, isto não acontece
espontaneamente, se faz necessária a implementação de
metodologias educacionais inovadoras e capacitação de
docentes e tutores, imprescindíveis ao êxito do processo
educacional.
Palavras-chave: Sociedade da Informação; Ensino a
Distância; Educação Superior; Metodologias Educacionais.
DOI: http://dx.doi.org/10.31512/rdj.v21i40.406
Recebido em: 20.09.2019
Aceito em: 09.03.2021
I Faculdade Diadema, São Paulo, SP,
Brasil. Mestre em Direito. E-mail:
flaviajesusadvocacia@globo.com
II Centro Universitário das Faculdades
Metropolitanas Unidas, São Paulo, SP,
Brasil. Doutora em Direito. E-mail:
aelwc@terra.com.br
III Centro Universitário das Faculdades
Metropolitanas Unidas, São Paulo, SP,
Brasil. Doutor em Ciências Sociais.
E-mail: neubarreto@hotmail.comr
116 Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas
Santo Ângelo | v. 21 | n. 40 | p. 115-133 | maio/agos. 2021 | DOI: http://dx.doi.org/10.31512/rdj.v21i40.406
Abstract: is scientific paper analyzes the tutors’s role,
professionals responsible for the interaction between students
in the virtual learning environment. Offers a critical view
about the position of so-called tutors in distance learning.
It is necessary to study the role of the professor-tutor as an
essential professional for the success of distance learning, a
modality that has challenging particularities and that also
requires the teacher to develop skills compatible with the
environment, such as technical knowledge for the use of
computers, new oral communication and writing models
and the development of more flexible attitudes that assists
the non-presential relationship between the student and the
professional. e methodology of this article is based on the
analytical and deductive technique, in which aspects of the
evolution of Brazilian higher education in the Information
Society are evaluated, adopting the epistemological referential
formulated by Manuel Castells and the Brazilian legal order
relevant to the theme. e research concludes that technology,
placed at the service of education, has the power to promote
the effectiveness of the constitutional provision guaranteeing
the right of access to integral and universal education,
however, this does not happen spontaneously, it is necessary
to implement innovative educational methodologies and
training of teachers and tutors, essential to the educational
process’s sucess.
Keywords: Information Society; E-learning; Higher
Education; Education Methodologies.
1 Introdução
A educação superior brasileira atravessou uma série de transformações significativas nas
últimas décadas, que alteraram substancialmente as instituições de ensino, cursos, e provocaram
mudanças inéditas no perfil dos ingressantes e concluintes. Com fundamento no marco legal
estabelecido na Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)1,
uma série de política públicas, preconizadas pelo Conselho Nacional de Educação, propiciaram
a expansão do aparelho formador do ensino superior e o ingresso de segmentos populacionais
até então pouco presentes nos cursos universitários. No rol destas políticas estão o estímulo à
abertura de novas instituições de ensino (IES), expansão da autorização para funcionamento
de cursos e abertura de novas vagas no governo Fernando Henrique Cardoso, políticas estas
continuadas a ampliadas no governo Lula, com a criação do Programa Universidade Para Todos
(ProUNI), do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e da expansão do parque das
universidades públicas federais.
Esse conjunto de políticas propiciou a ampliação do número de instituições de
ensino superior públicas e privadas. No caso das primeiras, o aumento se deveu às políticas
1 Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

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