O Autor

AutorHilário de Oliveira
Ocupação do AutorProfessor da Universidade Federal de Uberlândia
Páginas5-7

Page 5

Hilário de Oliveira, escritor e doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, Professor de Direito Comercial e de Direito Empresarial na Universidade Federal de Uberlândia, honra-me, sobremaneira, com este gesto de carinho e amizade, ao convidar-me a apresentar a intrigante obra "Os Usuais Títulos de Crédito do Comércio Internacional", com a qual conquistou o título de Doutor.

Confesso que estou orgulhoso pelo seu progresso como escritor e pesquisador, em área do direito que poucos dominam. É de significação emocional o evento, em face da admiração e amizade que dedico e nutro pelo Autor.

A missão não é fácil, estou certo. Ainda mais em campo do direito onde predomina a boa-fé e a seriedade dos contratos, a tradição dos contratantes, os usos e costumes que o direito incorpora e dá vida ao longo dos séculos.

Em segundo lugar, após ter feito atenta leitura de todos os pensamentos expostos no mencionado trabalho, invadiu-me estado de deleite intelectual, em face de inúmeras regras e princípios específicos que norteiam os títulos de crédito do comércio internacional, matéria que o Autor expõe e domina brilhantemente, como ninguém.

Títulos de Crédito, como brinca o próprio Autor, é matéria um pouco esquecida e injustiçada pela Doutrina, talvez subestimada pelos operadores do Direito, na ilusão de que a conhece bem, mas que na ver-dade é uma parte da ciência jurídica que mais evoluiu e amadureceu, contudo é matéria geniosa e sutil que requer dos juristas em geral estudo e dedicação.

Page 6

Quem ler "Os Usuais Títulos de Crédito do Comércio Internacional" dará conta, de que não se pode mais guardar notas de cem dólares dentro dos livros que versam sobre títulos de crédito, porque a matéria, embora tendo progresso assombroso, desde Cesare Vivante, contudo, pode e deve ser repensada.

A bem da verdade, o Prof. Hilário de Oliveira inova nesse campo do saber, trazendo para o âmbito específico dos Títulos de Crédito do Comércio Internacional à aplicação da Regra matriz de incidência, a que denominou de Cartulária.

Filiou-se assim, ao construtivismo hermenêutico analítico, Escola Filosófica que tem e teve importantes seguidores na Europa, e que no Brasil encontra o seu maior expoente, na pessoa do renomado Tributarista e Professor da PUC de São Paulo, Dr. Paulo de Barros Carvalho, quem teve o mérito de fazer uma verdadeira revolução na área do direito, infelizmente ainda não inteiramente assimilada pelos estudiosos do Direito.

O estudo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT