Sobre o autor

AutorLuiz Fernando Coelho
Páginas551-557

Page 551

Luiz Fernando Coelho

Data de nascimento: 1º-1-1939 (Joaçaba-SC)

Estado civil: casado com Anna Maria de Toledo Coelho

Atividades atuais: professor de ensino superior, conferencista, escritor

Catarinense de Joaçaba, Luiz Fernando Coelho mudou-se para Curitiba com 13 anos. Seus pais, Mário e Amélia, deixaram a vida confortável do interior para que os filhos tivessem melhores oportunidades profissionais. E todos atenderam às expectativas. Jairo (já falecido) seguiu carreira diplomática, Mário Coelho Jr. aposentou-se no Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Rogério Coelho é desembargador, e Luiz Fernando Coelho conquistou destaque como professor de Direito, advogado e procurador da Fazenda Nacional.

Na capital paranaense, Luiz Fernando estudou no Colégio Estadual do Paraná, numa época em que seus professores estavam entre os melhores do estado, o que lhe valeu sólida cultura humanística. Concluído o curso clássico – o ensino médio era dividido em dois, o científico e o clássico –, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduou-se bacharel em Direito aos 22 anos, em 1961. Na

Page 552

mesma universidade, cursou um ano de Filosofia. Recém-formado e muito jovem, foi convidado pelo professor Brasil Pinheiro Machado a lecionar Introdução à Ciência do Direito na Universidade Católica do Paraná (depois, Pontifícia), onde permaneceu até 1980, também incumbido das aulas de Filosofia do Direito.

Paralelamente às atividades de advogado, buscou ampliar sua formação acadêmica. Fez cursos nos Estados Unidos, na Alemanha, na Fran-ça e em Portugal. Em 1967, prestou concurso para professor da UFPR, onde permaneceu até 2002. Convidado pelo professor Paulo Henrique Blasi, lecionou a disciplina de Teoria Geral do Direito no Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além dessas atividades, exerceu a docência na pós-graduação da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama-PR, e no Curso de Direito da Fundação Eurípedes, de Marília-SP.

Hoje aposentado pela UFPR, continua a atuar como professor na Faculdade de Direito de Francisco Beltrão, mantida pelo Centro Sul-americano de Ensino Superior (Cesul), e no curso de Direito do Centro Universitário Uninter, em Curitiba-PR.

Luiz Fernando Coelho também construiu uma consistente carreira no serviço público. Trabalhou na Fundação Educacional do Estado do Paraná (Fundepar), no Ministério da Educação e Cultura (MEC) e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aposentando-se como procurador da Fazenda Nacional.

Na sua produção acadêmica, notabilizou-se sobretudo pela elaboração da Teoria Crítica do Direito, que expôs em livro redigido na década de 1960 e posteriormente atualizado. Sua obra e seu pensamento exerceram indiscutível influência no Direito pátrio, levando muitos operadores do Direito a repensar as...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT