BALANÃ?O - IGUATEMI EMPR. DE SHOPPING CENTERS S/A

Data de publicação17 Março 2021
SeçãoCaderno Empresarial
quarta-feira, 17 de março de 2021 Diário Of‌i cial Empresarial São Paulo, 131 (51) – 71
IGUATEMI EMPRESA DE SHOPPING CENTERS S.A.
Companhia Aberta de Capital Autorizado
Rua Angelina Maffei Vita, 200, 9º andar, São Paulo, SP
CNPJ nº 51.218.147/0001-93 - NIRE 35.300.095.618
continua...
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2020
BALANÇOS PATRIMONIAIS LEVANTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2020 E 2019
(Valores expressos em milhares de Reais - R$)
Nota Controladora Consolidado
Ativo explicativa 31.12.20 31.12.19 31.12.20 31.12.19
Circulante
Caixa e equivalentes de caixa ................................. 4 (a) 9.978 17.864 27.526 46.924
Aplicações financeiras ............................................. 4 (b) 1.144.102 521.129 1.543.676 922.660
Estoques .................................................................. - - 9.621 6.242
Contas a receber ..................................................... 5 77.792 44.467 205.370 133.216
Impostos a recuperar ............................................... 6.788 8.711 17.902 21.133
Empréstimos a receber ............................................ - 37 - 37
Despesas antecipadas ............................................ 473 239 6.408 6.441
Outros créditos ........................................................ 3.520 3.173 4.495 4.159
Total do ativo circulante ............................................. 1.242.653 595.620 1.814.998 1.140.812
Não circulante
Aplicações financeiras ............................................. 4 (b) 102.995 52.976 102.995 52.976
Contas a receber ..................................................... 5 52.702 10.264 164.820 48.651
Empréstimos a receber ............................................ - 161 143 376
Créditos com partes relacionadas ........................... 6 33.724 221.936 53.294 46.078
Depósitos judiciais ................................................... 7.788 343 12.631 3.683
Instrumentos derivativos .......................................... 11 75.026 63.148 75.026 63.148
Outros créditos ........................................................ 157 - 168 12
Investimentos:
Propriedades para investimentos ............................ 8 1.287.747 1.126.039 4.331.401 4.091.104
Participações societárias ......................................... 7 3.036.228 2.612.700 143.074 10.607
Ágios em investimentos ........................................... 7 167.218 168.466 3.495 3.495
Outros ...................................................................... 7 15.809 15.809 16.127 16.124
Imobilizado ................................................................ 9 7.711 14.077 31.109 36.186
Intangível ................................................................... 10 16.496 18.986 111.409 115.641
Total do ativo não circulante ...................................... 4.803.601 4.304.905 5.045.692 4.488.081
Total do ativo ............................................................ 6.046.254 4.900.525 6.860.690 5.628.893
Nota Controladora Consolidado
Passivo e patrimônio líquido explicativa 31.12.20 31.12.19 31.12.20 31.12.19
Circulante
Empréstimos e financiamentos ................................ 11 480.630 25.978 578.055 51.931
Debêntures .............................................................. 12 83.914 62.973 83.914 62.973
Fornecedores nacionais .......................................... 10.289 6.331 23.120 14.275
Obrigações fiscais ................................................... 13 7.235 4.675 22.116 17.561
Pessoal, encargos, benefícios sociais e prêmios .... 9.939 22.461 12.606 26.723
Débitos com partes relacionadas ............................ 6 2.995 8.237 2.372 2.372
Dividendos a pagar .................................................. 17 (d) 48.032 73.656 48.032 73.656
Outras obrigações ................................................... 3.934 2.853 9.533 13.833
Total do passivo circulante ........................................ 646.968 207.164 779.748 263.324
Não circulante
Empréstimos e financiamentos ................................ 11 960.628 1.143.499 1.605.327 1.798.451
Debêntures .............................................................. 12 1.187.234 465.457 1.187.234 465.457
Obrigações fiscais ................................................... 13 5.759 - 11.894 3.656
Provisão para riscos tributários, trabalhistas e cíveis 14 23.374 23.412 25.405 24.957
Receita diferida ........................................................ - 546 - 392
Imposto de renda e contribuição social diferidos ..... 16 80.897 67.972 91.661 55.580
Débitos com partes relacionadas ............................ 6 2.822 4.744 2.822 4.744
Outras obrigações ................................................... - - 7.271 12.270
Total do passivo não circulante ................................. 2.260.714 1.705.630 2.931.614 2.365.507
Patrimônio líquido 17
Capital social ........................................................... 1.231.313 1.231.313 1.231.313 1.231.313
Ações em tesouraria ................................................ (15.280) (9.286) (15.280) (9.286)
Reservas de capital ................................................. 461.932 459.307 461.932 459.307
Reservas de lucros .................................................. 1.460.607 1.306.397 1.460.607 1.306.397
Participação dos acionistas não controladores ....... - - 10.756 12.331
Total do patrimônio líquido......................................... 3.138.572 2.987.731 3.149.328 3.000.062
Total do passivo e patrimônio líquido ................... 6.046.254 4.900.525 6.860.690 5.628.893
As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras individuais e consolidadas.
Retomada das Operações
O ano de 2020 foi muito desafiador para a Iguatemi e para a economia como um todo, um ano em que tivemos que
nos adequar rapidamente para fazer frente aos desafios a uma pandemia sem precedentes. A operação dos nossos
empreendimentos foi muito impactada pelas diretrizes governamentais que decretaram o fechamento dos shopping
centers, apesar de manter abertas diversas outras atividades econômicas, como indústria e serviços em geral, o
que tornou tais medidas menos eficientes no combate à disseminação do coronavirus e impôs um ônus
desproporcional às operações de shopping centers. Os impactos negativos da Covid-19 afetaram nosso negócio
praticamente ao longo de todo o ano, porém eles vem gradativamente perdendo força desde maio, período em que
boa parte dos nossos shoppings estavam fechados. Essa tendência de melhora ao longo do ano com flexibilizações
nas restrições de funcionamento pelas autoridades, levando a capacidade de utilização média - o número de
horas operando durante a pandemia dividido pelo número de horas de operação em regime normalizado - a 61%
no ano de 2020.
Seguindo a mesma tendência, as vendas continuaram a se recuperar fortemente no fim do ano, apesar disso no
ano as vendas totais caíram 38,8% versus os mesmos períodos de 2019, ano de recordes de vendas nos meses
da Black Friday e Natal, totalizando R$ 8,7 bilhões no ano de 2020. As vendas mesmas lojas (SSS) tiveram uma
queda menor que as vendas totais, regredindo 28,1% em relação ao 2019.
Iguatemi Digital
No começo de 2021, a Iguatemi deu mais um importante passo na execução de sua Estratégia Digital criando a
unidade Negócios Digitais com a contratação de um novo executivo e a atração de novos talentos especializados
na indústria. A estruturação dessa nova área mostra o fortalecimento do compromisso da Iguatemi na frente Digital
- centro de nossa estratégia omnichannel - e sua capacitação para lidar com os desafios e especificidades da
indústria.
Essa nova unidade terá como responsabilidade o planejamento e execução das várias iniciativas digitais da
Iguatemi, tendo como principal foco a integração do varejo físico e online com o Iguatemi 365 e o Iguatemi One.
A ideia é trazer novas soluções para o cliente Iguatemi, alavancar a estrutura e vendas dos lojistas, gerando novas
fontes de receita e entrando, pontualmente, em negócios digitais.
Iguatemi 365
Continuamos aumentando o nosso portfólio de marcas e itens no marketplace Iguatemi 365. Atualmente a
plataforma conta com cerca de 400 marcas e mais de 18 mil itens listados no site. Demos sequência a expansão
das operações para várias cidades, contemplando mais de dois mil municípios e 18 capitais estaduais, as quais
somadas representam 77,5% do PIB do país. Com o crescimento do site, a demanda por novas marcas segue em
alta e incluímos nos últimos meses alguns nomes relevantes do varejo nacional e internacional.
Em 2021, o Iguatemi 365 terá como suas prioridades: (i) continuar sua expansão territorial aumentando o número
de praças assistidas; (ii) lançar o aplicativo do Iguatemi 365; (iii) alavancar os catálogos de marcas exclusivas; (iv)
fortalecer demais categorias no segmento de luxo como: Casa, Cozinha, Bebidas e Office; e (v) integrar o físico-
digital através de Guide Shops, pick ups e lockers.
Iguatemi One
O programa de relacionamento Iguatemi One vem se consolidando ao longo dos meses com novas funcionalidades
e ainda mais benefícios, aprimorando a jornada phygital, integrando o universo físico com o digital, e permitindo que
os clientes participem de promoções da Iguatemi pelo aplicativo de maneira prática e segura. Além disso, o sistema
é totalmente integrado ao Iguatemi 365, permitindo pontuar automaticamente em compras realizadas no
marketplace.
Indo para frente o programa terá como foco otimizar e concluir a integração do Iguatemi One com o Iguatemi 365,
e futuramente com demais frentes digitais, trazendo benefícios e comodidades para o cliente e inteligência de
negócio para a Empresa.
Iniciativas Institucionais
O Iguatemi Talks Fashion é uma conferência de moda e tendências que reúne importantes profissionais do
mercado nacional e internacional. Em 2020, foi realizada a sua 4ª edição, dessa vez em um formato digital inédito,
expandindo suas fronteiras de alcance, com algumas ativações presenciais específicas e transmitidas online. Essa
foi também a sua primeira edição 100% gratuita, reforçando o propósito da Iguatemi em promover um evento que
leve conhecimento e informação acessível a todos.
A conferência teve mais de 9.000 acessos durante os três dias e confirmou o seu compromisso de informar e
inspirar o público ao disseminar conteúdos relevantes e inéditos sobre inovação, moda, design, sustentabilidade,
negócios, criatividade e tendências.
Grandes nomes nacionais e internacionais como Gwyneth Paltrow, Margherita Missoni, Giambattista Valli, Li
Edelkoort, Alexandre Birman, Sandra Chayo, Marcella Kanner, Fernanda Hoefel, Rachel Maia e Danielle Bibas
estiveram presentes no último ano.
A Conferência já faz parte do calendário de moda do país e seguiremos investindo neste tipo de conteúdo para
reforçar ainda mais a relação da marca Iguatemi com toda a indústria.
Em dezembro, no Natal, o Papai Noel esteve de forma diferente em nossos empreendimentos. A estratégia foi
convertida para o ambiente digital com a Cabine do Noel (chamada por vídeo com o Papai Noel), Cartinhas digitais
(foram recebidas mais de 3.220 cartinhas e respondidas pelo Instagram do empreendimento) e Campanha de
doação para diversas instituições parceiras apoiadas há anos pela Iguatemi.
Colaboradores
No começo de 2021 recebemos mais uma premiação da consultoria GPTW, dessa vez a Iguatemi foi eleita como a
15ª melhor empresa de grande porte para se trabalhar no setor de varejo. Esse reconhecimento em um ano tão
desafiador como 2020, mostra mais uma vez que temos nossos colaboradores no centro de nossas ações.
Seguem as principais ações de destaque que nos ajudaram a atingir essa conquista:
s 2EFOR½AMOS NOSSO COMPROMISSO COM A DIVERSIDADE PARTICIPANDO DO PROJETO DA !#.52  %MPODERANDO
Refugiadas, que teve como desafio nesta edição promover a empregabilidade de mulheres com deficiência ou
cuidadoras de pessoas com deficiência. Em 2021, nove mulheres formadas pelo programa serão contratadas
pela Iguatemi para atuar no shopping center Iguatemi São Paulo e no Iguatemi JK.
s ,AN½AMOSUMPROGRAMADEDESENVOLVIMENTOPARANOSSASCOLABORADORASQUERETORNAMDELICEN½AMATERNIDADE
- “Projeto Equilíbrio”. O programa consiste em apoiá-las para que conciliem de forma equilibrada suas carreiras
e a maternidade.
s 3EGUIMOSCOMA PARCERIACOMO LABORATRIO&LEURY EAMPLIAMOSO PROGRAMADETESTAGENS COMOLABORATRIO
Mendelics. Além disso, como medida preventiva intensificamos as testagens para os colaboradores no final de
ano, sendo todos os testes gratuitos para os nossos colaboradores e terceiros.
s "USCAMOSRECONHECERO PAPELDA NOSSALIDERAN½ANOS TIMOSRESULTADOSDE CLIMAORGANIZACIONAL OBTIDOSNA
última pesquisa GPTW. Realizamos pelo segundo ano, desta vez em evento online, uma celebração
reconhecendo os quinze líderes que mais inspiraram os seus colaboradores.
Em linha com as melhores práticas de saúde e segurança para nossos colaboradores, demos continuidade a
execução do plano de ocupação de nossos escritórios, alcançando o patamar de 87% de ocupação no trimestre.
Segurança do cliente
Seguimos cumprindo com os rídigos procolos de higiene, as recomendações das autoridades da saúde e
acompanhando as determinações dos decretos Estaduais e Municipais. O processo de retomada das operações
dos nossos empreendimentos está seguindo as melhores práticas de segurança e proteção, dentre elas:
s 2EABERTURACOMHORÕRIODEFUNCIONAMENTOREDUZIDOQUANDOAPLICÕVEL
s ,IMITA½áODOFLUXODEVE¤CULOSNOSESTACIONAMENTOECAPACIDADEDOSEMPREENDIMENTOSCONFORMEDECRETOSPO
R
meio de software automático de contagem de pessoas;
s )MPLANTA½áODE TR IAGENS NAS ENTRADAS DOS SHOPPINGSCOM MEDI½áO DE TEMPERATURA E CONTROLE DO USO DE
máscaras;
s 5TILIZA½áODETAPETESSANITIZANTESNASENTRADASDOSEMPREENDIMENTOS
s 0ROTOCOLODESEGURAN½AESPECIALPARAASQUATROOPERA½µESDEVALETQUEFORAMREABERTAS
s 0RA½ASDEALIMENTA½áOAJUSTADASPARADISTANCIAMENTOSEGURO
s $ISPONIBILIZA½áODEÕLCOOLEMGELEMBANHEIROS PRA½ASDEALIMENTA½áOESCADASROLANTESELEVADORESDOCAS
caixas de estacionamento;
s 2ENOVA½áOCOMPLETADOARDOSSHOPPINGSCOMAREXTERNO
s "ALIZAMENTOSEMOPERA½µESPASS¤VEISDEFILADEESPERADECLIENTESCOMOBANCOSLOT£RICASCL¤NICASDEVACINAS
e restaurantes;
s )MPLEMENTA½áODETECNOLOGIASQUE AJUDAMAEVITAROCONTÕGIOBOTµESDE ELEVADORESTOCHLESSLUZULTRAVIOLETA
para higienização das escadas rolantes, etc;
s &ORNECIMENTODECARTILHADECONDUTAAOSLOJISTAS
RESULTADO DE 2020
Os resultados operacionais e financeiros da Companhia para 2020, conforme mencionado acima, foram afetados
pela pandemia do Covid-19. As vendas totais em nosso portfólio apresentaram uma queda de 38,8% no ano
para R$ 8,7 bilhões. As vendas mesmas áreas (SAS) caíram 36,2% e o desempenho das vendas mesmas lojas
(SSS) foi de -28,1% no ano. Os aluguéis mesmas áreas (SAR) caíram 28,5% e os aluguéis mesmas lojas
(SSR) caíram em 24,5%. Vale lembrar que os indicadores de aluguel são líquidos de descontos e provisões sobre
aluguéis e, portanto, refletem a decisão tomada pela Companhia de conceder descontos caso a caso ao longo do
ano.
Com relação ao desempenho dos Shoppings a 100%, tivemos uma queda de 5,9% na Receita Bruta de Aluguel
do ano (Aluguel Mínimo + Overage + Locação Temporária), atingindo R$ 1,0 bilhão. Se excluirmos os shoppings
cujas participações foram vendidas em 2019, apresentamos uma queda da Receita Bruta de Aluguel a 100% de
2,9% no ano. A Receita de Estacionamento a 100% totalizou R$ 116,6 milhões no ano (-52,8% versus 2019). Ao
excluirmos os shoppings dos quais desinvestimos em 2019 tivemos uma queda na Receita de Estacionamento a
100% de 51,4% no ano. Esta linha vem sendo impactada pelas novas tendências de mobilidade urbana,
principalmente nos grandes centros, onde temos relevante exposição, além do recente impacto do Covid-19 com a
suspensão das operações de nossos ativos e retomadas com horários reduzidos.
A Companhia atingiu R$ 762,9 milhões de receita bruta no ano (-11,4% versus 2019), impactada principalmente
pela queda na Receita de Estacionamento e nas Locações Temporárias. Em decorrência da pandemia, demos
descontos ao longo do ano de acordo com o perfil do empreendimento e a área de atuação de cada lojista e, em
conformidade com o direcionamento do CPC 06 (R2) - Comitê de Pronunciamentos Contábeis, mantivemos a
linearização de tais descontos concedidos pelo prazo remanescente dos nossos contratos com os varejistas. Como
resultado, apresentamos uma queda na Receita Líquida de 10,4% para R$ 675,6 milhões no ano.
Continuamos implementando medidas de contenção de despesas para fazer frente ao cenário atual, levando a uma
queda 21,5% nas despesas da companhia, por outro lado os custos subiram 3,7% no ano em comparação com
2019 em virtude do aumento do custos com áreas vagas e expansão dos negócios de varejo e Iguatemi 365. Para
o ano, o EBITDA contábil ficou em R$ 508 milhões (20,1% abaixo de 2019), com margem EBITDA de 75,2%.
A Dívida Total da Companhia encerrou o ano em R$ 3,4 bilhões, 45,9% acima de 2019. A Disponibilidade de
Caixa encontrava-se em R$ 1,7 bilhões, aumento de 63,7% em comparação ao ano anterior, levando a uma Dívida
Líquida de R$ 1,7 bilhões e um múltiplo Dívida Líquida/EBITDA de 3,32x, um aumento de 1,28 versus o ano
de 2021.
A Iguatemi está focada no processo de ampliação das atividades dos empreendimentos e retomada do varejo, com
equipes treinadas e implementando todos os protocolos de saúde e proteção necessários para que clientes,
lojistas, colaboradores e fornecedores se sintam seguros em nossos shoppings e outlets. Seguiremos adotando
uma postura transparente, operarando com todo o cuidado que este novo cenário exige, e atentos às inovações
para aprimorar ainda mais a experiência de consumo omnichannel.
Carlos Jereissati
CEO da Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A.
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste
documento quando visualizado diretamente no portal
www.imprensaoficial.com.br
quarta-feira, 17 de março de 2021 às 02:12:07

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