BALANÃ?O - Via Varejo S.A

Data de publicação04 Março 2021
SectionCaderno Empresarial
quinta-feira, 4 de março de 2021 Diário Of‌i cial Empresarial São Paulo, 131 (42) – 5
VIA VAREJO S.A.
Companhia Aberta de Capital Autorizado
CNPJ nº 33.041.260/0652-90
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO
Apresentação
A Via Varejo S.A. a Via de compras de todos os brasileiros onde, quando e como eles quiserem, no cumprimento
das disposições legais e de acordo com a legislação societária vigente, apresenta, a seguir, o Relatório da
Administração com os resultados financeiros e operacionais do exercício findo em 31 de dezembro de 2020.
Perfil
A Via Varejo S.A., diretamente ou por meio de suas controladas (“Companhia” ou “Via Varejo”), atua no mercado
varejista de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis através das bandeiras “Casas Bahia” e “Ponto Frio”, além
das plataformas de e-commerce “pontofrio.com.br”, “casasbahia.com.br” e “extra.com.br”. Sua sede está
localizada em São Caetano do Sul, Estado de São Paulo - Brasil. A Companhia está listada no segmento especial
denominado Novo Mercado da B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”), com o mais elevado padrão de governança
corporativa, sob o código “VVAR3”.
Em 31 de dezembro de 2020, a Companhia possuía 27 Centros de Distribuição e entrepostos e realizava suas
vendas por meio de 1.052 filiais ativas (857 com a bandeira Casas Bahia e 195 com a bandeira Ponto Frio).
Do total de lojas, 284 eram localizadas em shopping centers e 768 eram lojas de rua, localizadas em todas as
regiões do país.
Disclaimer
As declarações contidas neste relatório relativas às perspectivas dos negócios da Companhia, projeções e
ao seu potencial de crescimento constituem-se em meras previsões e foram baseadas nas expectativas da
Administração em relação ao futuro da Companhia. Essas expectativas são altamente dependentes de mudanças
no mercado e no desempenho econômico geral do país, do setor e do mercado como um todo, logo, estando
sujeitas a mudanças.
Mensagem da Administração
O ano de 2020 ficará marcado na memória não só dos brasileiros, mas do mundo inteiro. Foi um ano de muitas
incertezas, inúmeras perdas e desafios complexos para todas as pessoas, empresas e governos. Na Via não foi
diferente. Mas, mesmo diante deste cenário, o ano foi de superação e também de grandes conquistas. Em apenas
um ano, a Companhia se reinventou, implantou e executou uma série de projetos, atraindo gente talentosa para
essa transformação, fortaleceu seu posicionamento estratégico e aumentou a competitividade neste novo cenário
de varejo unificado, um ambiente em que os mundos físico e o online - nossas lojas físicas, nossos CDs e todo
nosso ecossistema digital - funcionam totalmente integrados de forma que as experiências proporcionadas a
todos nossos clientes sejam únicas. Essa é a nossa essência: a Via de compras de todos os brasileiros onde,
quando e como eles quiserem.
A transformação digital permitiu, em pouco tempo, uma grande virada no nosso crescimento e na nossa
rentabilidade. Com a agilidade de uma startup, ganhamos expressiva participação de mercado em muitos
segmentos e em todos os canais e categorias. Fechamos o ano de 2020 com um recorde histórico de evolução
do GMV bruto que totalizou R$ 38,8 bilhões de reais, um aumento de 21% em relação ao ano anterior. A maior
participação do canal digital nas vendas totais foi a prova do sucesso da nossa transformação (~50% do GMV
bruto de 2020 teve sua origem digital). Entregamos um robusto lucro de R$ 1,0 bilhão, com uma evolução
consistente do EBITDA Ajustado a cada trimestre, resultando também nos robustos R$ 2,9 bilhões de reais no
ano (crescimento de 171%). Esses números nos dão segurança de estarmos no caminho certo.
Ao final de dezembro, mais de 70% dos clientes que realizaram compras online se utilizaram de opções digitais
mobile (apps e mobile sites). Nossos apps aparecem no TOP 3 das melhores notas nas lojas de aplicativos.
O número de usuários ativos mensais (MAU) mais que dobrou em relação ao patamar registrado em 2019 e
alcançou quase 14,0 milhões ao final de dezembro. Nossos clientes estão se tornando cada vez mais multicanais,
digitais e multiplataforma. E esse cliente digitalizado agora gasta duas vezes mais e retorna com mais frequência
quando comparado àquele das lojas físicas. Nossa penetração em públicos de maior renda dobrou ao final do
ano, reflexo da força da nossa estratégia de comunicação, da boa aceitação de nossas marcas e do sucesso do
reposicionamento do tão querido “Bahianinho” para CB. Ou seja, hoje temos clientes de todas as classes sociais
e idades, uma verdadeira democratização da nossa estratégia de atuação.
Os desafios trazidos pela pandemia exigiam uma resposta rápida e ousada: em um único dia tivemos que fechar
todas as nossas mais de mil lojas. Ao final de 2019, 24% das vendas eram digitais.
Rapidamente a Via mostrou sua capacidade de se reinventar e foi além - em duas semanas em março/2020 -
nossos mais de 20 mil vendedores retomaram suas atividades de vendas, desta vez, de forma digital. Conhecido
como “Me chama no zap”, a estratégia do vendedor online, uma experiência única de e-commerce humanizada,
foi considerada um dos maiores “cases de social selling” do mundo. Essa inovadora plataforma de vendas foi
fundamental para impulsionar nossas vendas no 1P e 3P. No 4T20 representou mais de R$1,2 bilhão em vendas
e R$2,8 bilhões no ano de 2020.
Até nosso famoso crediário das Casas Bahia foi reinventado. Digitalizamos todo processo - da concessão à
cobrança por qualquer meio físico ou digital. No formato totalmente digital está tendo ótima aceitação pelos
clientes, seja via apps, sites ou mobile sites. Nas lojas o carnê já representa cerca de 25% das vendas (em 2019
representava cerca de 14%).
Em meados de 2019 iniciamos um processo de turnaround. Em novembro daquele ano estabelecemos um marco
- um recorde na venda online com R$2,2 bilhões na Black Friday. Mas, na Black Friday de 2020, esse número
alcançou R$3,0 bilhões de reais - novo recorde no varejo brasileiro. Nosso avanço de GMV e os ganhos de
market share mostram que estamos ganhando o jogo. Faltava acertarmos a estrutura de capital: em junho de
2020 a Companhia reabriu o mercado de capitais, realizando uma oferta pública de ações (follow-on) de R$4,5
bilhões de reais. Essa operação recebeu a premiação de Melhor Oferta de Follow-on na América Latina em 2020
pela Latin Finance.
Adicionalmente, concluímos a aquisição do controle do BanQi (Airfox), praticamente no início da pandemia, e
fomos às compras, adquirindo a logtech ASAPLog, a I9XP – empresa especializada no desenvolvimento de
tecnologias para e-commerce e, também uma participação minoritária relevante no Distrito, um hub de inovação
e startups. Todas essas aquisições impulsionaram e impulsionarão nossa estratégia digital. O BanQi já é uma
realidade como a carteira digital do brasileiro - uma excelente ferramenta de verdadeira inclusão/bancarização
das classes C e D, oferecendo um portfólio de serviços financeiros, trazendo recorrência e rentabilidade para a
Via. Já temos 3,3 milhões de downloads do app e 1,8 milhões de clientes ativos, 2,0 milhões de carnês geridos
dentro da plataforma equivalente a R$2,3 bilhões. Já disponibilizamos uma conta digital completa, incluindo
serviços de pagamentos como QR Code, PIX, além da integração com as lojas Casas Bahia possibilitando
saques e depósitos em qualquer das lojas da rede. Temos um roadmap com novas funcionalidades que inclui
ofertas de crédito, conta pessoas jurídicas, integração com os apps da Casas Bahia e marketplace e diversas
parcerias para 2021.
Continuamos a enxergar grandes oportunidades de crescimento para a Via em 2021 e elevado potencial para
contínua geração de valor:
(i) Ganhar o jogo no marketplace (3P) - com ampla gama de serviços para nossos lojistas (sellers), aumento
de frequência, “spending” e destino de compras de novas categorias;
(ii) Dominar o jogo na logística para produtos leves e pesados, oferecendo uma gama completa de serviços via
nossa plataforma Envvias para os sellers e o mar aberto (coleta, distribuição e armazenagem);
(iii) Impulsionar nossa logística com mais entregas no mesmo dia (same-day-delivery);
(iv) Expandir em, pelo menos, 120 lojas físicas para novas regiões/ cidades do norte e nordeste;
(v) Crescer no 1P em categor ias core e de alto volume;
(vi) Alavancar nossa dominância nos segmentos de móveis e colchões;
(vii) Aumentar cada vez mais a penetração nas classes de maior renda (somos o maior vendedor de iPhone do
Brasil, por exemplo);
(viii) Acelerar nossas ofertas de crédito (i) via crediário, no modelo tradicional e digital, (ii) crédito para os nossos
clientes em produtos do marketplace e (iii) via cartões co-branded.
(ix) Ter o BanQi como a via preferencial de serviços financeiros do brasileiro, fazendo uma verdadeira inclusão
financeira das classes C e D, trazendo maior recorrência e também rentabilidade para a Via.
Nossa malha logística oferecerá aos nossos clientes e parceiros de marketplace mais opções de serviços ao
realizar entregas de produtos leves e pesados no mesmo dia (same-day delivery), e isso não só nas grandes
capitais, mas em todo Brasil. Temos a maior malha logística do varejo, com mais de 1.100.000 m2 de armazenagem,
mais de 1.000 lojas que superam 1.500.000 m2 de armazenagem, que são utilizadas como mini-hubs, para
vender, retirar e servem de ponto de despacho e retirada para compras e entregas de produtos realizados via
e-commerce 1P e 3P, atendendo 100% da população brasileira. Tanto o investimento como o custo de toda essa
estrutura já está suportado pelos volumes atuais. Com o crescimento esperado para este ano aproveitaremos
ainda mais nossa capacidade instalada, acelerando os ganhos de produtividade. Temos os clientes no centro da
nossa estratégia o que refletiu na melhora de nossos indicadores de NPS e Reclame Aqui ao longo deste ano.
Divulgamos também nesta data nosso relatório anual e de sustentabilidade que destaca nossas principais
iniciativas nos aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG) no ano de 2020. Sem o forte engajamento dos
nossos 47 mil colaboradores e a preferência dos nossos 85 milhões de clientes os resultados de 2020
provavelmente não teriam sido tão expressivos. Agradecemos nossos clientes e colaboradores, nossos lojistas,
nossos acionistas, nossos conselheiros, aos analistas e fornecedores pela confiança depositada. #Boravarejar
Administração Via Varejo
Informações Consolidadas
Destaques Contábeis (R$ Milhões) 4T20 4T19 % 2020 2019 %
Receita Bruta 11.274 8.875 27,0% 34.458 29.848 15,4%
Receita Líquida 9.470 7.613 24,4% 28.901 25.655 12,7%
Margem Bruta 30,5% 29,1% 1,4p.p. 32,8% 28,6% 4,1p.p.
EBITDA Ajustado 545 (35) 2.917 1.076 171,1%
Margem EBITDA Ajustada 5,8% -0,5% 6,2p.p. 10,1% 4,2% 5,9p.p.
Lucro Líquido (Prejuízo) 336 (875) 1.004 (1.433)
Caixa Líquido e Antecipações 4.807 2.213 117,2% 4.807 2.213 117,2%
(R$ Milhões) 4T20 4T19 % 2020 2019 %
GMV Total Bruto (e-commerce e Lojas) 12.665 9.640 31,4% 38.827 32.078 21,0%
GMV Total Líquido (e-commerce e Lojas) 12.160 9.363 29,9% 37.306 31.206 19,5%
Vendas Digitais¹ 5.665 2.691 110,5% 18.099 7.449 143,0%
Participação (%) Vendas Digitais 46,6% 28,7% 17,8p.p. 48,5% 23,9% 24,6p.p.
GMV e-commerce (1P+3P) 4.670 2.272 105,6% 15.989 6.357 151,5%
GMV (1P) 3.661 1.724 112,4% 12.766 4.658 174,0%
Participação Marketplace (3P) 1.009 548 84,2% 3.224 1.698 89,8%
Participação Marketplace (% GMV e-commerce) 21,6% 24,1% (2,5p.p.) 20,2% 26,7% (6,6p.p.)
Vendas Mesmas Lojas - Receita Bruta (%)² 6,1% -2,2% 8,3p.p. 7,7% -1,6% 9,3p.p.
¹ GVM e-commerce + Retira Rápido
² Lojas abertas e vendas comparáveis considerando as restrições de funcionamento da pandemia
Desempenho de Receita Bruta por canal
R$ milhões 4T20 4T19 % 2020 2019 %
Lojas Físicas 7.490 7.091 5,6% 21.317 24.849 -14,2%
Online 3.784 1.784 112,1% 13.141 4.895 168,5%
Atacado* n/a – 104 n/a
Receita Bruta 11.274 8.875 27,0% 34.458 29.848 15,4%
(*) Canal descontinuado ao longo de 2019
A Receita Bruta consolidada apresentou um crescimento de 27,0% vs. 4T19 para R$11,3 bilhões impulsionada
pelo forte desempenho do online (evolução de 112,1% da Receita Bruta Online e 5,6% da Receita Bruta de
Lojas Físicas).
Lojas Físicas - GMV de R$7,5 Bi e SSS de 6,1%
A receita bruta de lojas físicas apresentou um crescimento de 5,6% vs. 4T19 para R$7,5 bilhões e representou
66% das vendas no trimestre. No critério mesmas lojas o desempenho foi positivo em 6,1% no período. No ano
de 2020 o desempenho mesmas lojas (SSS) foi de 7,7%.
Online - GMV de R$4,7 Bi e Receita Bruta de R$3,8 Bi
O GMV do e-commerce foi de R$4,7 bilhões no trimestre, atingindo crescimento expressivo de 106%. A receita
bruta do canal online apresentou crescimento aproximado de 112% no 4T20 em relação ao 4T19, fruto das
melhorias nos prazos de entrega, da maior assertividade comercial, mas principalmente pela robusta base de
clientes e ganhos de market share. A maior penetração de ferramentas online (Sites e Aplicativos), a introdução
de melhorias na experiência do cliente e o sucesso das iniciativas de marketing foram cruciais para o excelente
resultado conquistado. Nosso 1P cresceu 112% no período, com expressivos ganhos de market share e evolução
da rentabilidade.
O GMV do 3P apresentou crescimento de 84% no 4T20, reflexo da estratégia de contínua expansão no número
de lojistas (sellers), maior oferta de produtos e melhoria do nível de serviço. Durante o 4T20, aceleraremos a
entrada de novos lojistas (onboarding) através de melhorias no processo de cadastramento de modo que
encerramos o ano com cerca de 10 mil lojistas ativos, um incremento de 90% vs. 4T19, e com mais que o dobro
de sortimento de 7 milhões de SKUs. Atualmente o número de sellers é de cerca de 15 mil.
Abertura da Receita Bruta
R$ milhões 4T20 4T19 % 2020 2019 %
Mercadoria 10.317 8.020 28,6% 31.281 26.541 17,9%
Serviços de Frete e Montagem 127 119 6,7% 458 422 8,5%
Serviços 341 277 23,1% 1.020 1.143 -10,8%
Crediário/Cartões 489 459 6,5% 1.699 1.742 -2,5%
Receita Bruta 11.274 8.875 27,0% 34.458 29.848 15,4%
Frete, serviços, crediário e montagem 957 855 11,9% 3.177 3.307 -3,9%
% Receita Bruta Total 8,5% 9,6% (1,1 p.p.) 9,2% 11,1% (1,9 p.p.)
Composição Consolidada das Vendas 4T20 4T19 % 2020 2019 %
À vista 24,9% 24,0% 0,9 p.p. 24,1% 22,3% 1,84 p.p.
Carnê 14,7% 10,8% 4,0 p.p. 11,6% 11,3% 0,34 p.p.
Cartão de Crédito - Co-branded 8,0% 12,0% (4,0 p.p.) 8,5% 11,8% (3,28 p.p.)
Cartão de Crédito - Outros 52,3% 53,2% (0,9 p.p.) 55,7% 54,6% 1,09 p.p.
No 4T20 apresentamos boa evolução e crescimento em todas as linhas que compõe a Receita Bruta.
Adicionalmente, retomamos as iniciativas de crediário que surtiu efeito positivo conforme observado na mudança
no perfil de financiamento das compras, com maior penetração no carnê (+4,0p.p).
Lucro Bruto
R$ milhões 4T20 4T19 % 2020 2019 %
Lucro Bruto 2.892 2.215 30,6% 9.466 7.343 28,9%
% Margem Bruta 30,5% 29,1% 1,4p.p. 32,8% 28,6% 4,1p.p.
Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas
R$ milhões 4T20 4T19 % 2020 2019 %
Despesas de Vendas, Gerais e Administrativas (2.402) (2.311) 3,9% (6.783) (6.495) 4,4%
% Receita Líquida -25,4% -30,4% 5,0p.p. -23,5% -25,3% 1,8p.p.
No 4T20, as despesas com vendas, gerais e administrativas tiveram aumento de 3,9%, muito inferior ao
desempenho de vendas no mesmo período.
EBITDA Ajustado
R$ milhões 4T20 4T19 % 2020 2019 %
EBITDA 316 (806) n/a 2.531 (159) n/a
% Margem EBITDA 3,3% -10,6% 13,9p.p. 8,8% -0,6% 9,4p.p.
Outras (Despesas)/Receitas Operacionais 229 771 -70,3% 386 1.235 -68,7%
EBITDA Ajustado 545 (35) n/a 2.917 1.076 171,1%
% Margem EBITDA Ajustada 5,8% -0,5% 6,2p.p. 10,1% 4,2% 5,9p.p.
O EBITDA Ajustado foi de R$545 milhões no período, com margem de 5,8%, 6,2p.p. superior ao 4T19.
Resultado Financeiro
R$ milhões 4T20 4T19 % 2020 2019 %
Receitas financeiras 21 13 61,5% 83 58 43,1%
Despesas financeiras (251) (225) 11,6% (1.103) (1.072) 2,9%
Despesas Financeiras Dívidas (64) (31) 106,5% (195) (65) 200,0%
Despesas Financeiras CDCI (57) (58) -1,7% (222) (237) -6,3%
Custo Venda Recebível do Cartão (12) (37) -67,6% (180) (311) -42,1%
Juros de Passivo de arrendamento (96) (108) -11,1% (388) (423) -8,3%
Outras despesas financeiras (22) 9 -344,4% (118) (36) 227,8%
Resultado financeiro antes de atualizações (230) (212) 8,5% (1.020) (1.014) 0,6%
% Receita Líquida -2,4% -2,8% 0,4p.p. -3,5% -4,0% 0,4p.p.
Atualizações Monetárias 159 27 488,9% 324 52 523,1%
Resultado financeiro líquido (71) (185) -61,6% (696) (962) -27,7%
% Receita Líquida -0,7% -2,4% 1,7p.p. -2,4% -3,7%. 1,3p.p.
Durante o 4T20 retomamos a política de desconto de recebíveis de cartões de crédito, porém numa menor
proporção. Para o ano de 2020 houve redução de 42,1% nos descontos de recebíveis de cartão devido ao
fortalecimento de caixa ocorrido no 2T20, principalmente em função da conclusão da oferta de follow-on.
Lucro líquido (prejuízo)
R$ milhões 4T20 4T19 % 2020 2019 %
LAIR 21 (1.239) n/a 923 (2.004) n/a
% Receita Líquida 0,2% -16,3% 16,5p.p. 3,2% -7,8% 11,0p.p.
Imposto de Renda 315 364 -13,5% 81 571 -85,8%
Lucro Líquido (Prejuízo) 336 (875) n/a 1.004 (1.433) n/a
Margem Líquida 3,5% -11,5% 15,0p.p. 3,5% -5,6% 9,1p.p.
A Companhia reportou lucro líquido contábil no 4T20 de R$336 milhões, revertendo o prejuízo de R$875 milhões.
Ciclo Financeiro
R$ milhões 4T20 4T19 (+/–)
(+/–) Estoques 6.176 4.565 +1.611
Dias Estoques¹ 84 78 6 dias
(+/–) Fornecedores² 11.546 7.925 +3.621
Dias Fornecedores Total¹ 156 136 21 dias
Variação Ciclo Financeiro 5.370 3.360 +2.010
(¹) Dias de CMV
(²) Fornecedores + Fornecedores Convênio. Seriam os valores do ciclo financeiro se não houvesse a operação de
CCB que reclassificou o saldo de fornecedores para rubrica “Empréstimos e financiamentos” no montante de
R$2,5 bilhões e R$ 760 MM do programa de antecipação a fornecedores com caixa próprio (Portal) feito em de-
zembro/20.
Encerramos o 4T20 com aumento nos estoques e fornecedores, observando uma variação de R$ 2,0 bilhões no
ciclo financeiro. O aumento dos estoques (variação de R$1,6 bilhão vs. 4T19) é devido a uma decisão estratégica
de fortalecimento da posição de estoques considerando o atual momento do mercado e risco de desabastecimento.
Tal decisão provou-se acertada em 2020 reflexo do ganho de market-share observado no período.
Capital de Giro
Nos últimos 12 meses, a variação do capital de giro ajustado contribuiu em R$1,9 bilhão para a geração de caixa
operacional, com destaque para a disciplina no giro dos estoques como estratégia para alavancar o crescimento
online e garantir o abastecimento de produtos.
Com o fortalecimento e robustez do caixa, a Companhia ampliou o programa de antecipação a fornecedores com
caixa próprio - Fornecedores Portal - e realizou antecipações no valor de R$760 milhões no ano de 2020.
31.12.2020 31.12.2019 6
R$ milhões
(+) Contas a receber (sem cartões de crédito) 2.840 2.190 650
(+) Estoques 6.176 4.565 1.611
(+) Partes relacionadas 209 139 70
(+) Impostos a recuperar 1.394 1.050 344
(+) Outros ativos 578 222 356
(+) Ativos circulantes operacionais 11.197 8.166 3.031
(–) Fornecedores 8.283 7.925 358
(–) Fornecedores Portal 760 760
(–) Reclassificação CCB 2.503 2.503
(–) Carnês financiamento ao consumidor 4.003 3.289 714
(–) Obrigações sociais e trabalhistas 612 401 211
(–) Tributos a pagar 276 198 78
(–) Partes relacionadas 26 119 (93)
(–) Receita diferida 385 369 16
(–) Outros contas a pagar 1.563 1.168 395
(–) Passivos circulantes operacionais 18.411 13.469 4.942
67.214 5.303 1.911
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quinta-feira, 4 de março de 2021 às 00:07:05

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