BALANÇO - ULTRAPAR PARTICIPACOES S/A

Data de publicação26 Fevereiro 2021
SectionCaderno Empresarial
180 – São Paulo, 131 (38) Diário Of‌i cial Empresarial sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
Companhia Aberta
CNPJ nº 33.256.439/0001-39
(
continua
)
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2020
MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO 2020
Em 2020, nossos negócios tiveram um início de ano promissor, alavancados
pela perspectiva positiva do cenário macroeconômico no Brasil. A partir de
março, porém, o avanço da pandemia do novo coronavírus trouxe severas
consequências para a economia mundial e afetou fortemente o País. Além do
impacto econômico, as medidas de isolamento social e a restrição à movi-
mentação de pessoas aceleraram tendências de mudanças estruturais,
como o trabalho à distância e a interconectividade virtual entre as pessoas.
Fomos ágeis em adaptar nossas operações aos primeiros sinais da pande-
mia, o que nos permitiu continuar a cumprir nosso papel de provedor de
produtos e serviços essenciais para a sociedade, sem qualquer interrupção
ou descontinuidade. Apoiamos nossos fornecedores e parceiros, cuidamos
da saúde de nossos colaboradores, preservamos nossa solidez financeira, e
contribuímos com o grande esforço nacional de apoio social em diferentes
frentes. Coroando todo esse empenho e dedicação, em 2020 alcançamos
bons resultados e demos passos importantes para acelerar o crescimento e
a geração de valor da Companhia no futuro. Do ponto de vista de suporte no
combate aos efeitos da pandemia, dedicamos cerca de R$ 37 milhões para
ações sociais, incluindo a construção de hospitais, doações de cestas bási-
cas, refeições, equipamentos hospitalares, GLP e outros materiais, além de
itens de higiene. Na linha de assegurar a manutenção de um alto nível de li-
quidez face às incertezas geradas nos primeiros meses da pandemia, adota-
mos maior seletividade nos investimentos, captamos novas linhas de finan-
ciamento e negociamos com fornecedores a flexibilização nos prazos de
pagamento. Por outro lado, atuamos junto aos nossos parceiros e clientes,
negociando medidas para alívio de seu capital de giro, contribuindo para as-
segurar a integridade e continuidade das cadeias de valor em que estamos
inseridos. O ano de 2020 demonstrou a resiliência de nosso portfólio de em-
presas, com resultados crescentes em todos os nossos negócios, exceto
Ipiranga, cuja atividade foi diretamente afetada pelas medidas de isolamento
social e restrição à mobilidade. A receita líquida totalizou R$ 81,2 bilhões, 9%
inferior à de 2019, afetada diretamente pela pandemia. Apesar disso, a Com-
panhia atingiu um EBITDA de R$ 3,5 bilhões, ou 4,3% sobre a receita, o que
representa uma evolução da margem de 2019, de 3,1%. O lucro líquido evo-
luiu de R$ 403 milhões em 2019 para R$ 928 milhões em 2020, dos quais R$
480 milhões serão distribuídos via dividendos para os acionistas. Destaca-se,
ainda, a geração recorde de caixa operacional (após investimentos), que to-
talizou R$ 2,1 bilhões e contribuiu para a redução gradativa da nossa alavan-
cagem financeira. Encerramos o ano com uma posição de caixa de R$ 8,7
bilhões e prazo médio de vencimento da dívida de 4,6 anos. Detalhando o
desempenho de nossos negócios, começamos pela Ultragaz, que alcançou
resultados recordes em 2020, alavancados pelo aumento de demanda por
GLP para consumo residencial e pelas iniciativas de redução de custos e
despesas. A empresa segue investindo no aumento de sua presença nas
regiões Norte e Nordeste, no desenvolvimento de novos canais digitais com
clientes e revendedores, e no desenvolvimento de novas aplicações de GLP
para uso empresarial, abrindo novos mercados e frentes de crescimento. A
Ultracargo também obteve resultados recordes, contando com as expansões
realizadas nos terminais de Santos e Itaqui, além de ganhos de produtivida-
de e eficiência. A empresa segue investindo no aumento de sua capacidade
e capilaridade nos portos nacionais, incluindo a construção do novo terminal
em Vila do Conde (PA), que lhe proporcionará maior competitividade na re-
gião Norte. A otimização na execução dos projetos de investimento, tanto em
prazo quanto em custo, tem viabilizado uma crescente geração de caixa e de
retorno sobre o capital investido. A Oxiteno teve um ano de forte crescimento
de resultados, puxados pelo aumento na demanda por especialidades quími-
cas, principalmente nos setores de higiene e limpeza e agronegócio. A des-
valorização cambial também contribuiu para a melhoria de resultados, uma
vez que muitos de seus produtos seguem referências de preço internacional.
Além disso, a empresa otimizou sua estrutura de custos e aumentou sua
eficiência operacional, inclusive avançando no nível de ocupação de sua fá-
brica nos EUA e na penetração naquele mercado. A Ipiranga foi o negócio
mais impactado pela pandemia, a exemplo das demais empresas do setor,
devido à forte retração na demanda por combustíveis, particularmente no
segundo trimestre do ano. A alta volatilidade nos preços ao longo do ano
também contribuiu para pressionar as margens das distribuidoras e das re-
des de postos em todo o País. Diante desses desafios, a empresa agiu com
firmeza na redução de custos e despesas, bem como na gestão de seu capi-
tal de giro e seletividade nos investimentos, em grande medida compensan-
do a redução nas receitas e obtendo uma sólida geração de caixa. Importan-
te ressaltar o protagonismo da Ipiranga em oferecer mecanismos de suporte
a seus revendedores durante a fase mais aguda da pandemia, o que contri-
buiu para assegurar a continuidade do abastecimento da população e forta-
leceu os laços de seu relacionamento com a rede. Ainda no contexto Ipiran-
ga, a AmPm concluiu um amplo projeto de revisão do seu modelo de negócio,
envolvendo o reposicionamento da marca, revisão do mix de produtos vendi-
dos, novo layout de loja e desenvolvimento de vendas por meio de canais
digitais. Além do modelo tradicional de franquia, a AmPm passou a operar 55
lojas próprias ao longo do ano, com resultados iniciais promissores. A Extra-
farma também foi diretamente afetada pela pandemia, pois teve parte de
suas lojas (em shopping centers, cerca de 7% da rede) fechadas ou com
restrições de horário em boa parte do ano. A despeito disso, a empresa al-
cançou resultados recordes no segundo semestre, fruto de uma expansão
mais seletiva, de um processo mais rigoroso de depuração de lojas, dos in-
vestimentos em logística e TI e dos ganhos de produtividade e de gestão de
despesas. Os produtos de marca própria e as vendas por meio de canal digi-
tal evoluíram significativamente em 2020, com boas perspectivas para o futu-
ro. Por fim, em julho criamos uma nova empresa, voltada a pagamentos digi-
tais e varejo eletrônico, unindo o aplicativo “abastece aí” e o programa de
fidelidade “Km de Vantagens”, o maior do País. Essa iniciativa visa acelerar a
captura de valor dessas plataformas e a expansão dos serviços prestados,
potencialmente criando um ecossistema digital de grande dimensão e capila-
ridade. Desde o lançamento do novo aplicativo, em agosto, já foram abertas
mais de 2,3 milhões de contas digitais e o total de transações processadas
superou R$ 3,5 bilhões, o que demonstra a rápida aceitação dos consumido-
res e o potencial de crescimento do negócio. Iniciamos o ano de 2021 bem
posicionados para o futuro. Por um lado, acreditamos que nosso direciona-
mento estratégico de priorizar a alocação de capital na cadeia de downstre-
am de óleo & gás nos habilita a desenvolver oportunidades que advirão da
abertura do mercado de refino para empresas privadas e da expansão da
cadeia de gás natural no Brasil. Por outro lado, aprimoramos nosso modelo
de gestão e governança, com os negócios aumentando sua autonomia e
correspondente responsabilidade pelos resultados, uma maior integração
entre Diretoria e Conselho de Administração, e uma maior agilidade e solidez
no processo decisório. Por fim, seguimos dedicados em fortalecer nosso pi-
peline de líderes empresários, alicerce fundamental para sustentar o cresci-
mento e contínua geração de valor da Companhia. Nosso plano de investi-
mentos para 2021 totaliza R$ 1,9 bilhão e supera os montantes investidos
nos últimos dois anos, com projetos de expansão concentrados na Ipiranga,
Ultragaz e Ultracargo. Aquisições que venham a ocorrer não estão conside-
radas nesse plano, representando investimentos adicionais. Finalmente cabe
ressaltar que temos intensificado nossa atenção e dedicação de recursos
aos temas relacionados a ESG. Em 2020 desenvolvemos nossa matriz de
materialidade, aprovamos nossa Política de Sustentabilidade e emitimos
nosso primeiro Relatório Integrado seguindo as diretrizes da GRI. Em 2021 a
frente ESG ganhará novo impulso, com a criação da Diretoria de Sustentabi-
lidade e Assuntos Corporativos, que acelerará e integrará os esforços e
ações dos diversos negócios do Grupo Ultra em uma agenda unificada, ob-
jetiva e de ampla visibilidade, inclusive com metas claramente definidas e
divulgadas. Agradecemos a todos os nossos stakeholders pela confiança e
suporte. De forma especial, agradecemos a todos os nossos colaboradores,
tanto aqueles que estão na linha de frente quanto os que estão trabalhando
remotamente em seus lares, pela dedicação incansável e firme compromisso
com o nosso propósito, que é criar valor para a sociedade através de empre-
sas sustentáveis e essenciais para a vida das pessoas.
Pedro Wongtschowski Frederico Fleury Curado
Presidente do Conselho de Administração Diretor Presidente
PERFIL DA COMPANHIA
A Ultrapar teve sua origem em 1937, quando Ernesto Igel fundou a Ultragaz,
empresa pioneira na distribuição do gás liquefeito de petróleo (GLP) como
gás de cozinha. Desde então, a Ultrapar tem crescido e expandido seus mer-
cados de atuação, se consolidando como um dos maiores grupos empresa-
riais do país. Os negócios do Grupo Ultra ocupam posição de destaque em
seus respectivos segmentos de atuação: cadeia de óleo e gás, através da
Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo; especialidades químicas, por meio da Oxite-
no, e varejo farmacêutico, com a Extrafarma. A Ultrapar mantém, desde
1999, ações listadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (New York Stock
Exchange – NYSE), com ADRs Nível III, e na Bolsa de Valores de São Paulo
(Brasil, Bolsa, Balcão – B3), e pertence ao Novo Mercado da B3 desde 2011.
Ultragaz - Empresa pioneira e líder no mercado nacional de distribuição de
GLP, é referência em inovação e na criação de soluções para uso do produto.
Possui um moderno laboratório de pesquisa e desenvolvimento para gases
especiais, segmento no qual também é líder de mercado. Ultracargo - Maior
empresa privada de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, está pre-
sente em locais estratégicos das regiões Nordeste, Sudeste e Sul com seis
terminais. Em 2022, está previsto o início da operação do novo terminal loca-
lizado no porto de Vila do Conde, Pará, expandindo sua atuação geográfica
para a região Norte do país. Oxiteno - Líder na produção de tensoativos e
especialidades químicas na América Latina, detém cerca de 20% da capaci-
dade de etoxilação das Américas e possui onze unidades industriais: seis no
Brasil, três no México, uma nos Estados Unidos e uma no Uruguai. A Oxiteno
também possui escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colôm-
bia, além de centros de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, México e
EUA. Ipiranga - Uma das maiores empresas de distribuição de combustíveis
e lubrificantes do país, reúne uma rede de mais de 7 mil postos cada vez
mais completos e digitais, além da maior franquia de lojas de conveniência
do Brasil, a AmPm, com 1,8 mil lojas. Extrafarma - Rede de varejo farmacêu-
tico originada na região Norte, hoje está presente em dez Estados brasilei-
ros, com 405 lojas e quatro centros de distribuição. abastece aí - Empresa de
pagamentos digitais criada em 2020 para alavancar benefícios provenientes
do programa de fidelidade Km de Vantagens e do aplicativo abastece aí.
Consiste no desenvolvimento de um ecossistema de vantagens e benefícios
aos clientes, focado no público automobilista, e conta com mais de 2,3 mi-
lhões de contas digitais abertas em 2020.
COVID-19
Desde o início da pandemia do coronavírus, a Ultrapar e suas subsidiárias
atuaram em inúmeras frentes para garantir a saúde e segurança de seus
colaboradores e parceiros, a estabilidade e a continuidade de suas opera-
ções e a solidez financeira da Companhia. O regime de home office foi ime-
diatamente adotado para o público administrativo, com todo o suporte ne-
cessário para a manutenção das atividades. Além das preocupações
básicas de segurança com os colaboradores, a Companhia praticou diver-
sas iniciativas voltadas ao bem-estar, como lives direcionadas, apoio psico-
lógico e preocupação com a ergonomia, seguindo o princípio de valorização
das pessoas. Por meio de um comitê multidisciplinar, foi estruturado um pla-
no de retomada gradual para a volta dos colaboradores das áreas adminis-
trativas aos escritórios, a partir da adequação dos locais de trabalho por
meio de inúmeras medidas preventivas e intensificação da limpeza e segu-
rança, segundo orientações dos governos estaduais e municipais e entida-
des de saúde. Durante o ano de 2020, a Companhia contribuiu com o esfor-
ço nacional no combate à crise, beneficiando também as comunidades do
entorno. Ao todo, aproximadamente R$ 37 milhões foram direcionados ao
enfrentamento da pandemia e de suas consequências. O Grupo Ultra fez
parte da iniciativa de matchfunding Salvando Vidas, em parceria com o Ban-
co Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que apoiou
a maior rede de hospitais filantrópicos do País, responsável por mais de
50% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), e fez doação de
10 mil cestas básicas ao Governo de São Paulo, que foram distribuídas a
famílias em situação de vulnerabilidade em todo o Estado. A Ultragaz
apoiou a construção de um hospital de campanha na capital paulista e for-
neceu GLP para outros hospitais de campanha de São Paulo e da Bahia.
Doou, ainda, 8 mil botijões de GLP, 6 mil cestas básicas e 650 mil barras de
sabão biodegradável a comunidades da Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul,
Rio de Janeiro e São Paulo. Com o Ministério da Saúde e a participação dos
revendedores, a empresa distribuiu folhetos informativos sobre prevenção
ao coronavírus em 57 municípios, impactando aproximadamente 10 milhões
de pessoas. A Ultracargo apoiou a campanha Pernambuco Solidário contra
o COVID-19 da Associação Incubadora Porto Social e do Governo do Esta-
do, e doou equipamentos e leitos hospitalares no Maranhão e no Pará. Tam-
bém distribuiu 3 mil cestas básicas para as comunidades vizinhas de seus
seis terminais. A Oxiteno realizou ações de apoio no Brasil, Uruguai e Esta-
dos Unidos, incluindo a doação de recursos para a compra de cestas bási-
cas destinadas a famílias de baixa renda que vivem no entorno de suas
unidades industriais brasileiras. A Ipiranga integrou uma iniciativa empresa-
rial que construiu um novo hospital em Porto Alegre (RS), além de apoiar a
construção de um hospital de campanha no Rio de Janeiro (RJ). Entre ou-
tras doações, forneceu combustível a hospitais de campanha e a movimen-
tos que distribuíram álcool gel a secretarias de saúde e hospitais, além de
refeições para caminhoneiros em diversas partes do país. Por meio do apli-
cativo abastece aí, ofereceu desconto de 10% em cada abastecimento rea-
lizado por profissionais da saúde nos postos da rede. A Extrafarma doou 80
mil máscaras e luvas para o Governo do Pará e 60 mil itens de higiene a dez
instituições do Pará, Pernambuco, Bahia e Ceará. A Ultragaz, a Ultracargo
e a Oxiteno também participaram de uma iniciativa coletiva do Polo Petro-
químico de Camaçari (BA), que entregou respiradores ao Governo da Bahia,
e a Ultracargo e a Extrafarma doaram conjuntamente 90 mil máscaras e
luvas de proteção para o Governo do Maranhão.
INOVAÇÃO
As empresas do Grupo Ultra possuem seus próprios processos e estrutura
para inovação voltada aos seus mercados de atuação. Para fomentar a troca
de experiências e ideias, assim como para incentivar e reconhecer as prin-
cipais iniciativas de inovação, o Grupo Ultra possui um Comitê de Inovação,
contando com representantes de todos os negócios, permitindo uma visão
do tema de modo transversal na organização, com agilidade e dinamismo.
Este comitê é liderado por um diretor executivo da Ultrapar, o que represen-
ta a importância do assunto e facilita a comunicação e orientação sênior das
atividades. Em 2020, 113 iniciativas foram catalogadas e compartilhadas no
comitê. Estruturado em 2020, o Ultra Venture Capital se inclui no ambiente
de inovação do Grupo Ultra, investindo em empresas promissoras que pos-
sam se alavancar ou sejam complementares aos negócios da Companhia,
além de apoiar o mapeamento e compartilhamento de startups e novas tec-
nologias. A perspectiva é que o fundo invista até R$ 150 milhões ao longo de
cinco anos. A Ultragaz acelerou sua jornada de digitalização e multicanali-
dade, com o lançamento de um novo portal de autoatendimento para os
clientes do segmento empresarial e de novos canais digitais de venda no
segmento domiciliar, como o aplicativo Ultragaz, com uma série de funciona-
lidades que proporcionam uma melhor experiência para os clientes e parcei-
ros revendedores. A companhia seguiu apostando em inovação e expandiu
o desenvolvimento e oferta de novas soluções que agregam valor e propor-
cionam comodidade para os clientes dos segmentos empresarial e domici-
liar, com destaque para o início dos testes de um botijão de GLP mais leve,
que garante melhores condições de ergonomia em seu uso. Para impulsio-
nar novas ideias na organização, a Ultragaz atua ativamente com iniciativas
de inovação aberta, trabalhando em conjunto com universidades, parceiros
de tecnologia e hubs de startups, fomentando o ecossistema de inovação e
promovendo o espírito empreendedor. Como exemplo, realizou em 2020 o
Desafio Ultragaz de Inovação Aberta, uma iniciativa de ideação com o obje-
tivo de desafiar as empresas juniores de todo o país a desenvolverem solu-
ções inovadoras que ajudarão pequenos negócios a se reerguerem diante
deste cenário de crise. O grupo vencedor foi contratado pela Ultragaz para
apoiar na estruturação e desenvolvimento da solução proposta no desafio.
Em 2020, a Ultracargo lançou o Conecta, projeto de transformação digital
que traz um novo olhar para a arquitetura de sistemas e processos, visando
o alcance de patamares superiores de eficiência operacional. Na construção
em andamento do novo terminal de Vila do Conde, em Barcarena (PA), a
empresa contará com centrais de transferência automatizadas, fruto de ini-
ciativas de inovação, garantindo mais segurança e eficiência operacional.
Na Oxiteno, a transformação digital foi alavancada por meio da criação do
XLab, um espaço colaborativo projetado para criar condições mais favorá-
veis de interações e troca de ideias. Com uma abordagem de pensamento
criativo (design thinking) e uso de tecnologias de ponta, tais como inteligên-
cia artificial, robotização e análise de dados, soluções têm sido desenvolvi-
das para otimizar os processos da companhia, buscar novas oportunidades
de negócio e melhorar a experiência do cliente. A Oxiteno aposta no desen-
volvimento de novas soluções em co-criação com os clientes, sempre bus-
cando aliar alta performance e redução de impactos ambientais. Em 2020, a
empresa também investiu em projetos de inovação aberta, conduzindo ini-
ciativas com universidades, startups e empresas parceiras, sejam clientes
ou fornecedores. A empresa possui um robusto portfólio de projetos de P&D
cujos destaques de 2020 foram (i) a criação de novas frentes de pesquisa,
com o objetivo de alavancar os mercados atuais e levar a Oxiteno para no-
vos mercados; (ii) a realização de projetos com startups; (iii) a criação de um
roadmap de sustentabilidade para incorporar esse conceito na gestão de
inovação e projetos de P&D; e (iv) a elaboração de um processo estruturado
para o plano de lançamento de produtos, ganhando agilidade. Em 2020, fo-
ram desenvolvidos e lançados 48 produtos. A Ipiranga conta, desde 2019,
com o hub de inovação Turbo, que fomenta a cultura de inovação a seus
colaboradores e reforça o posicionamento da empresa como marca inova-
dora no mercado. Atualmente, o hub conta com uma base de mais de 1.300
startups mapeadas, dentro dos temas de interesse da Ipiranga, tais como
Mobilidade, Energia, Varejo, Logística e Eficiência Operacional. Em 2020, o
Turbo capacitou mais de 120 colaboradores em métodos ágeis e organizou
palestras com profissionais de referência sobre temas atuais e inspiradores,
para fomentar a difusão da inovação na organização e acelerar o desenvol-
vimento das iniciativas em andamento. A Extrafarma também acelerou sua
jornada de digitalização, com o lançamento do delivery pelo WhatsApp e do
e-commerce (vendas pela internet). Os canais digitais devem contribuir para
a expansão do faturamento da empresa e estão em linha com a atual estra-
tégia, contribuindo com a rentabilização da rede existente. Em 2020, dando
mais um passo na jornada de personalização, foi lançado o cupom de des-
conto personalizado em todas as lojas, buscando aumentar o ticket médio e
a fidelização dos clientes. A Extrafarma avançou também na expansão da
marca própria Be Better, lançando novas linhas de produtos de cuidados
básicos e vitaminas. Alinhado com a estratégia de ampliar a oferta de servi-
ços farmacêuticos para os clientes, a Extrafarma iniciou uma parceria com a
maior clínica de vacinação do Pará, com a inauguração de uma sala de va-
cinação ao lado de uma loja. Ainda em 2020, todos os sistemas de caixa e
balcão foram substituídos, possibilitando uma melhor experiência de compra
e maior produtividade aos pontos de venda. O Centro de Serviços Compar-
tilhados (CSC) também lançou seu programa de conexão com startups em
2020, com desafios para atender às necessidades nas áreas de Contabili-
dade, Tributos, Tecnologia da Informação e Tesouraria.
DESEMPENHO ESG
Gestão da sustentabilidade - Em 2020, a agenda de sustentabilidade ga-
nhou ainda mais relevância no Grupo Ultra, sendo acompanhada periodica-
mente pelos membros do Conselho de Administração e da Diretoria Ultra-
par. A Companhia conduziu uma reavaliação da matriz de materialidade,
que considera os temas de sustentabilidade mais relevantes para o Grupo.
A revisão buscou garantir o alinhamento entre os temas materiais, o plane-
jamento estratégico dos negócios a longo prazo e a aderência aos objetivos
de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Alguns temas foram agrupados e outros renomeados, o que facilitará o mo-
NITORAMENTODESUAEVOLUÀâO3âOOITOTEMASMATERIAISs4RANSIÀâOENERG£-
TICAs/PERAÀµESECOEFICIENTESs»TICAEINTEGRIDADE s0RIVACIDADEDEDADOS
s#ULTURAINOVADORAINCLUSIVA EDEEXCELäNCIAs 3A¢DEE SEGURANÀAs2ES-
PONSABILIDADECOMOENTOR NOs#ADEIADE VALOR!TUALMENTEO'RUPO5LTRA
trabalha na definição das metas a serem alcançadas até 2030 para cada
tema material. Foram criados grupos de trabalho com representantes de
todos os negócios, contribuindo para a definição dos indicadores de monito-
ramento e dos planos de ação para o atingimento das metas. Para reiterar o
compromisso com a prestação de contas e a transparência, a partir do ter-
ceiro trimestre de 2020 os releases de resultados trimestrais divulgados ao
mercado passaram a conter uma seção específica com os principais desta-
ques e atualizações relacionados ao desempenho ambiental, social e de
governança (ESG) do Grupo Ultra. Em paralelo, a gestão de sustentabilida-
de nas empresas também passou por avanços. A Ultracargo, a Ipiranga e
a Extrafarma concluíram seu processo de análise de materialidade em
2020. A Ipiranga ainda lançou sua estratégia e política de sustentabilidade
durante o ano. A Oxiteno deu continuidade às ações previstas no plano de
sustentabilidade 2030, lançado em 2019, e a Ultragaz atualizou sua matriz
de materialidade. Transição energética - Os desafios relacionados às mu-
danças climáticas vêm impulsionando movimentos em prol da descarboni-
zação da economia, por meio de ganhos de produtividade e eficiência e da
substituição gradual de fontes de origem fóssil por fontes renováveis na pro-
dução e consumo de energia. Com uma perspectiva que considera riscos e
oportunidades, a alta liderança do Grupo Ultra acompanha com atenção o
tema da transição energética, especialmente em função de sua atuação
relevante na cadeia de óleo e gás. Enquanto no curto prazo há oportunida-
des de continuar investindo no setor, com possibilidade de gerar valor e be-
nefícios para toda a cadeia, a Companhia integra em seu planejamento es-
tratégico as potenciais mudanças de médio e longo prazo relacionadas ao
tema de transição da matriz energética brasileira e mundial. O GLP é menos
poluente que os combustíveis usualmente utilizados para cocção de alimen-
tos e, por isso, contribui para uma matriz energética mais sustentável. O
Grupo Ultra tem vantagens competitivas estruturais em seus três atuais ne-
gócios que estão na cadeia de óleo e gás – Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo,
e está participando do processo de desinvestimento de ativos de refino da
Petrobras. São negócios maduros e geradores de caixa, que têm capacida-
de de financiar a sua entrada e o crescimento de investimentos em energia
de transição, como o gás natural, ou em seus negócios adjacentes que não
dependem de combustíveis fósseis, como as lojas de conveniência. Desde
2014, o Grupo Ultra participa do programa Disclosure, Insight, Action, d
o
Carbon Disclosure Project (CDP) e, em 2020, manteve a nota B no tema
mudanças climáticas. O desempenho do Grupo Ultra foi superior à nota mé-
dia da América do Sul e à nota média do setor de varejo de óleo e gás,
ambos classificados no score D. O questionário está alinhado às diretrizes
do Task Force on Climate-related Financial Disclosure (TFCD). Além disso,
desde 2012, o Grupo compõe a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2
B3), que incentiva as empresas emissoras a medir, divulgar e monitorar
suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), se preparando para atuar
em uma economia de baixo carbono. Nos negócios atuais, a Ipiranga
atua na distribuição de etanol e biodiesel (biocombustíveis de origem reno-
vável) e mantém estações de carregamento rápido para veículos elétricos
em postos da rede localizados na rodovia Presidente Dutra, que liga São
Paulo (SP) ao Rio de Janeiro (RJ), Rodovia dos Bandeirantes e postos urba-
nos, por exemplo. A ambição da Ipiranga é ser um player relevante e prepa-
rado para disponibilizar às pessoas os combustíveis que elas demandarem.
Os desafios relacionados às mudanças de clima e à transição energética
integram o planejamento estratégico da empresa. Em 2020, a empresa ini-
ciou a compra de 2,9 milhões de CBIOs, em cumprimento às metas ligadas
ao Renovabio do Ministério de Minas e Energia, contribuindo para o incenti-
vo ao maior consumo de combustíveis renováveis. A Ultracargo, cujos ter-
minais são concebidos a partir de um conceito multipropósito, apresenta
condições de armazenar e movimentar combustíveis alternativos aos deri-
vados de petróleo. Os negócios contam com processos estruturados para
gerenciar as emissões de gases de efeito estufa decorrentes de suas ativi-
dades e, sempre que possível, estruturar ações para reduzi-las e mitigá-las.
A Ultragaz, por exemplo, já estabeleceu meta de redução de emissão do
escopo 1 (diretas), em relação ao seu desempenho histórico. A Oxiteno,
que, por suas atividades industriais, apresenta o maior volume de emissões
do escopo 1 entre os negócios, prioriza a melhoria contínua de equipamen-
tos para alcançar o compromisso expresso em seu plano de sustentabilida-
de, de reduzir em 25% a intensidade de emissões por tonelada produzida
até 2030. A Ipiranga mantém o programa Carbono Zero desde 2007, por
meio do qual monitora seu desempenho e implementa as estratégias de
redução e compensação de emissões. Nessa última frente, adquire créditos
de carbono de projetos que apoiam a conservação da floresta amazônica e
o desenvolvimento das comunidades locais, compensando 100% de suas
emissões dos escopos 1 e 2. Operações ecoeficientes - O compromisso
com a ecoeficiência se traduz em iniciativas para otimização do consumo de
energia elétrica, de combustíveis e dos recursos hídricos, redução do volu-
me de resíduos gerados nas operações e sua correta disposição, e ações
preventivas para evitar a contaminação do ar, água, solo e biodiversidade.
Além dos ganhos ambientais diretos, a ecoeficiência pode também gerar
oportunidades de redução de custos e de ganhos de produtividade. Energia
- Atualmente a matriz do Grupo Ultra, em São Paulo (SP), a matriz e o
prédio anexo à matriz da Ipiranga, no Rio de Janeiro (RJ), a base de São
Caetano (SP), o pool de Paulínia (SP) da Ipiranga e 7 bases da Ultragaz
são abastecidos pelo mercado livre de energia. Os terminais de Itaqui (MA)
e Aratu (BA), da Ultracargo, e os centros de distribuição de Aquiraz (CE) e
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sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021 às 01:32:01
(continuação) ULTRAPAR PARTICIPAÇÕES S.A. E CONTROLADAS
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2020
(continua)
Benevides (PA), da Extrafarma, também ingressaram no mercado livre de
energia em 2020. No caso da Ultracargo, a energia adquirida é 100% oriun-
da de fontes renováveis e há estudos em andamento para a migração dos
demais terminais, como o caso do terminal de Santos, com expectativa de
abastecimento pelo mercado livre no primeiro semestre de 2021. A Oxiteno,
cuja meta é reduzir em 10% seu consumo de energia até 2030, iniciou em
2019 a operação da nova subestação de energia da unidade de Camaçari
(BA), que, além de melhorar a eficiência energética da planta, pode gerar
ganhos financeiros, já que possibilita ampliar sua atuação no mercado livre
de energia. A Ipiranga realizou parceria com a GDSolar para a construção
e operação de cinco usinas solares para redução de custos com energia
elétrica em seus postos e franquias e para aumentar a participação de fon-
tes renováveis em sua matriz energética. A expectativa é de gerar mais de
50 mil MWh/ano a partir de abril de 2021, energia suficiente para abastecer
aproximadamente 300 postos da rede. A iniciativa significará uma economia
anual de mais de R$ 70 milhões para a rede participante. Na Extrafarma,
duas usinas de biogás entraram em operação no Maranhão e em Pernam-
buco, garantindo energia renovável a 85 lojas e, em 2021, serão inaugura-
das duas usinas de energia solar no Pará e no Ceará, que abastecerão
cerca de 200 lojas. A empresa estabeleceu que 90% das lojas serão abas-
tecidas por fontes renováveis de energia e que todos os centros de distribui-
ção serão abastecidos pelo mercado livre de energia até 2025. Água - Em
2020, o Grupo Ultra respondeu ao questionário sobre segurança hídrica do
Carbon Disclosure Project (CDP), obtendo a nota B, o mesmo da América
do Sul e do setor de varejo de óleo e gás. A Ultragaz estabeleceu meta de
redução do consumo de água, tendo como base o resultado de 2019. Atual-
mente, 90% da água empregada para a lavagem dos botijões de GLP é re-
aproveitada e o projeto da nova base de engarrafamento que está sendo
construída no Pará contempla avaliação de captação de água de chuva. A
Ultracargo implementou nas obras do terminal de Vila do Conde (PA) um
sistema de reuso de água para testes hidrostáticos, que possibilita impor-
tante redução de consumo. Além disso, o terminal prevê um sistema de
captação e reuso de água da chuva, que também será utilizado na expan-
são do terminal de Itaqui (MA). A Oxiteno tem o compromisso de reduzir em
10% o consumo de água e dobrar a utilização de água de reuso até 2030. A
Extrafarma reduziu em 20% o consumo médio de água em cada loja em
2020. A empresa também se comprometeu a trabalhar para que, até 2025,
entre 70% e 80% de suas lojas mantenham o consumo de água dentro das
faixas mínimas estabelecidas pelas concessionárias de abastecimento. Re-
síduos e efluentes - A Ultragaz realizou a requalificação de mais de 2,4
milhões de vasilhames de GLP em 2020, superando a meta projetada para
o ano. A Ultracargo reduziu o uso de madeira com substituição parcial por
materiais metálicos reutilizáveis nas obras do terminal de Vila do Conde
(PA). Adicionalmente, o projeto contempla otimização da emissão e do trata-
mento de efluentes. A Oxiteno deu sequência à revitalização dos sistemas
de efluentes das unidades industriais do Brasil, permitindo inspeções roti-
neiras e manutenção preventiva para o controle operacional e gestão de
contaminação de solo e água subterrânea. A Ipiranga realiza gestão para
prevenir vazamentos ou perdas de produtos líquidos combustíveis ou infla-
máveis nas bases de distribuição durante o transporte do produto e nos
postos revendedores. A Extrafarma começou a trabalhar na estruturação de
centrais de coleta, para triagem, segregação e destinação de resíduos, e se
dedicará também ao projeto de logística reversa de medicamentos vencidos
ou em desuso, que abrange todo o varejo farmacêutico e os fabricantes.
Ética e integridade - O Grupo Ultra se mantém comprometido com os mais
altos padrões de ética e integridade. Suas diretrizes estão presentes no Có-
DIGODE»TICAE EMPOL¤TICASCORPORATIVASESPEC¤FICAS COMOA0OL¤TICA!NTI-
corrupção, a Política Concorrencial e a Política de Conflito de Interesses e
Transações com Partes Relacionadas. Todas as iniciativas ligadas à ética e
INTEGRIDADEESTâOREUNIDASNO0ROGRAMADE»TICAECompliance, gerenciado
pela Diretoria de Riscos, Compliance e Auditoria, que se aplicam a todos os
negócios. Os resultados do programa são acompanhados diretamente pelo
Comitê de Conduta. Em 2020 foi divulgado o primeiro relatório do Programa
DE»TICAECompliance e o segundo diagnóstico para avaliar a maturidade da
cultura de compliance entre as equipes, com a participação de mais de mil
colaboradores. A classificação consolidada do Grupo Ultra, de acordo com
a matriz hearts and minds, foi no perfil Proativo Inicial, atestando que há um
forte nível de adesão à cultura de compliance e proatividade em todos os
níveis da Companhia. Na frente de treinamentos, foram realizadas capacita-
ÀµESPARAREFORÀARASDIRETRIZES DO#DIGODE»TICA ANTICORRUPÀâOCONCOR-
rencial e conflito de interesses. Nesses temas, as capacitações e campa-
nhas de sensibilização se estendem aos parceiros de negócio,
especialmente à rede da Ipiranga e aos revendedores da Ultragaz, respon-
sáveis pelo contato direto com os clientes finais. Houve, ainda, mais de 15
mil pesquisas reputacionais para apoiar a contratação de fornecedores,
prestadores de serviços e parceiros de negócios, além do monitoramento
contínuo sobre eventuais transações com partes relacionadas. Privacidade
de dados - Em 2020, o Grupo Ultra centrou esforços para garantir a ade-
quação de seus processos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A lei
entrou em vigor no mês de setembro e estabelece regras para assegurar o
correto tratamento de informações pessoais por parte de empresas e outros
agentes. Em novembro de 2020, o Conselho de Administração aprovou a
Política Corporativa de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, que pre-
vê a estruturação do programa de privacidade e a criação de um comitê de
proteção de dados pessoais, vinculado à diretoria da Ultrapar, para apoiar o
acompanhamento do tema. Vale destacar que o Grupo Ultra já possui a
Política de Segurança da Informação desde 2017. O tema também avançou
em todos os negócios, que trabalharam (i) no desenvolvimento e atualização
de políticas relacionadas, (ii) na estruturação de áreas específicas e do fluxo
de governança para o acompanhamento das questões sobre privacidade e
proteção de dados, (iii) na adequação de softwares e sistemas de Tecnolo-
gia da Informação, (iv) na inclusão de cláusulas em contratos de forneci-
mento e de prestação de serviços e (v) no treinamento das equipes, entre
outras ações. Cultura inovadora, inclusiva e de excelência - O Grupo Ul-
tra acredita que uma cultura balizada por preceitos de inovação, inclusão e
excelência são centrais para a perenidade de seus negócios. Além de inicia-
tivas que buscam atrair, engajar, treinar e reter talentos, a Companhia busca
a formação de profissionais de alto desempenho, que possam trabalhar em
um ambiente e cultura organizacional que preze pela transparência, equida-
de, diversidade e inclusão. A taxa de rotatividade consolidada do Grupo Ul-
tra foi de 21,8% em 2020, inferior ao resultado de 2019, quando ficou em
24,4%. O Grupo Ultra encerrou o ano com 15,9 mil colaboradores.
Colaboradores -
Número de colaboradores e taxa de rotatividade por negócio
2020 2019
' (%)
colaboradores
2020 vs 2019
Número
de colabo-
radores
Taxa de
rotati-
vidade
Número
de colabo-
radores
Taxa de
rotati-
vidade
Holding 405 25,7% 393 43,2% 3%
Ultragaz 3.397 11,3% 3.414 13,9% 0%
Ultracargo 926 22,3% 792 23,7% 17%
Oxiteno 1.851 13,3% 1.844 19,6% 0%
Ipiranga 3.378 17,7% 3.289 18,7% 3%
Extrafarma 5.921 32,6% 6.292 32,1% -6%
abastece aí 68 - - - n/a
Total 15.946 21,8% 16.024 24,4% 0%
Desenvolvimento, capacitação e retenção - Comprometidos com uma
cultura inovadora e de excelência, o Grupo Ultra buscou adaptar seus pro-
cessos de carreira e sucessão e seus programas de desenvolvimento e ca-
pacitação para o formato online. Essas ações suportam o desenvolvimento
de talentos para o planejamento sucessório no Grupo Ultra, que visa garan-
tir um time de profissionais com perfil de liderança preparado para assumir
novas posições. A Ultragaz iniciou em 2020 alguns projetos importantes
como o Cultura, para promover a transformação cultural da organização,
tornando a empresa mais ágil e competitiva, fomentando resultados através
da inovação, eficiência interna e diversidade. Além disso, desenvolveu o pro-
grama Transformerz que é a jornada de desenvolvimento do time comercial,
um programa 100% online. A Ultragaz manteve também a formação de Fu-
turos Líderes, programa de aceleração de colaboradores potenciais, onde
78% dos participantes já foram promovidos. A Ultracargo iniciou em 2020,
pelos terminais de Santos (SP) e Itaqui (MA), a implementação do novo
Sistema de Operações Ultracargo (SOUL), que aprimora os processos e
otimiza o modelo de operação de terminais, com captura de ganhos impor-
tantes em segurança e produtividade, além da redução de perdas. Como
parte do esforço, a empresa ofereceu treinamentos para as equipes opera-
cionais com foco nas metodologias que compõe o sistema de operações.
A Oxiteno lançou seu novo portal de educação (OxiEducation), que atua
por meio de cinco centros de aprendizagem (BeOxi, BeLeader, BeCusto-
mer, BeIndustrial e BeEfficient), com diversos conteúdos e diferentes trilhas
de aprendizagem. Esse portal tem como objetivo transformar as experiên-
cias de aprendizado, auxiliando os colaboradores a serem protagonistas de
suas carreiras. As novas competências organizacionais da Ipiranga, foca-
das nos temas pessoas, clientes, resultado, futuro e sociedade, serviram de
base para a atualização da universidade corporativa. A Universo Ipiranga se
consolidou como um ecossistema de aprendizagem online com escolas e
trilhas específicas por função. O objetivo da nova universidade é impulsionar
o aprendizado contínuo e o protagonismo do colaborador em sua trajetória
de desenvolvimento. A Extrafarma trabalhou na disseminação dos elemen-
tos de sua nova cultura organizacional, que reforça o compromisso dos co-
laboradores com os clientes, o negócio e suas equipes, por meio de
workshops, lives, campanhas de comunicação e treinamentos. O portal DNA
Extrafarma, de ensino a distância, lançou 143 novos conteúdos de forma-
ção. Por meio da Escola de Varejo, foram realizadas 33 lives entre junho e
dezembro. Todos os colaboradores contratados no regime CLT do Grupo
Ultra têm direito a um plano de previdência privada, que é administrado pela
Ultraprev Associação de Previdência Complementar. Os colaboradores de-
finem anualmente seu percentual de contribuição, que pode chegar a até
11% do salário, tendo como contrapartida a contribuição pelas empresas do
Grupo Ultra do mesmo valor contribuído pelo participante.
Ultraprev
Participantes ativos Patrimônio social (R$ milhões)
2020 7.290 938
2019 8.008 911
2018 8.052 836
Atração de talentos - O Programa de Estágio 2020 da Holding ofereceu 9
vagas para o escritório administrativo, na capital paulista. A Holding tam-
bém manteve as iniciativas de estágio de férias para estudantes do Brasil e
para jovens brasileiros que vivem no exterior, além de participar de eventos
com foco na atração de jovens profissionais. A Ultragaz, como parte de seu
plano de desenvolvimento interno, promoveu 50% das pessoas que partici-
param do seu programa de estágio em 2020. Desenhou também a jornada
do candidato para garantir a mesma experiência em qualquer lugar do Bra-
sil. Todo o caminho de comunicação com os candidatos Ultragaz foi estru-
turado, de uma forma inovadora, padronizada e mais moderna, atraindo
assim cada vez mais talentos para a organização. O grande destaque da
Oxiteno foi o programa de recrutamento interno, que existe desde 2019 e,
em 2020, conseguiu alcançar um percentual recorde de 48% das posições
abertas preenchidas com talentos internos. Além disso, aproximadamente
7 mil pessoas se inscreveram para o seu programa de trainee 2021, contan-
do com 5 vagas para a formação específica de engenharia. Outro projeto
importante foi a Neurodiversidade, parceria com a consultoria especializa-
da Specialisterne, para o desenvolvimento e contratação de profissionais
autistas. Até o momento, o projeto piloto conta com dois profissionais con-
tratados como prestadores de serviço, com potencial de expansão para
outras áreas. A Oxiteno possui também o programa de talentos em TI, em
parceria com a ShareRH, para atrair e desenvolver novos talentos. Em
2020, foram selecionados 30 candidatos para receberem formação básica
em Java. A Ipiranga realizou a segunda edição de seu programa de traine-
es e registrou recorde no número de inscritos. Foram 24,3 mil profissionais,
que disputaram 15 vagas nas áreas comercial, planejamento e finanças;
tecnologia, inovação e novos negócios; sustentabilidade; e operações. En-
gajamento - Com o workplace, plataforma do Facebook para comunicação
interna, o processo de comunicação do Grupo Ultra se tornou ainda mais
ágil e fluido, potencializando a interação com as equipes e o engajamento
dos colaboradores. Em 2020, 98% dos colaboradores participaram da pla-
taforma e interagiram em mais de 80 grupos. Foram 2,5 mil publicações, 7,3
mil comentários e 60 mil reações. Em 2021, a Holding e os negócios con-
duzirão suas pesquisas de clima organizacional. De periodicidade bienal, o
último levantamento foi conduzido em 2019 e apontou 80% de favorabilida-
de. Em 2020, a Oxiteno deu início à campanha de comunicação interna
global Nossa Fórmula Faz Bem, conectando os conceitos de propósito,
valores, estratégia, cultura e defesas da marca, com o objetivo de dar cla-
reza aos colaboradores sobre a atuação, o papel, os objetivos e as iniciati-
vas da empresa. A campanha visa enaltecer o senso de pertencimento,
orgulho e conexão com o propósito da empresa de “contribuir para o bem
-estar das pessoas através da química”, além de dar clareza sobre mitos e
verdades no que se refere à química. Em pesquisa de satisfação realizada
no final do ano, 80% dos colaboradores afirmaram que a campanha ajudou
a reforçar a essencialidade da química e os benefícios do trabalho da Oxi-
teno para a sociedade. Inclusão e diversidade - O compromisso com a
inclusão e a diversidade também avançou em 2020. A Ipiranga e a Extra-
farma já contam, desde 2019, com programas dessas naturezas. Em 2020,
a Ipiranga estruturou o Comitê de Diversidade e os grupos de afinidade
(gênero, pessoas com deficiência, negros e LGBTQIA+) e realizou o primei-
ro censo de diversidade, cujo resultado será importante para a definição de
metas. A Extrafarma conduziu diversas ações de sensibilização e engaja-
mento. Durante o processo de atração de profissionais para o novo centro
de distribuição de São Luís (MA), a empresa priorizou a contratação de
mulheres e pessoas acima de 50 anos, com o objetivo de aumentar a diver-
sidade de gênero e de idade em sua área logística, que anteriormente con-
tava com público predominantemente masculino e mais jovem. A empresa
encerrou 2020 com 5% dos colaboradores na faixa etária acima de 50 anos
(frente gerações) e 61% de mulheres em cargos de liderança (frente gêne-
ro). Também havia 194 profissionais com deficiência e cinco refugiados
vindos de Angola, Haiti e Togo (frente diversidade cultural) no quadro de
colaboradores. A Oxiteno está desenvolvendo seu programa de diversida-
de, que deve ser lançado em 2021, e a Ultragaz e a Ultracargo pretendem
impulsionar o tema a partir de 2021. Saúde e segurança - Um dos princí-
pios de negócio que orienta a atuação do Grupo Ultra se refere à seguran-
ça. Em 2020, dado o contexto da pandemia do COVID-19 e a manutenção
das operações nos negócios, considerados atividades essenciais, rapida-
mente foram instituídos e reforçados os protocolos de saúde e segurança,
que incluíram distribuição de álcool gel 70% e equipamentos de proteção
individual (EPIs); medição da temperatura na entrada das unidades; reforço
nos procedimentos de higienização e limpeza dos ambientes; e monitora-
mento de todos os colaboradores com sintomas, entre outras medidas.
Houve, ainda, o cuidado para assegurar as condições ergonômicas ade-
quadas aos profissionais que passaram a trabalhar remotamente. Aberto
aos colaboradores e a seus familiares, o Grupo Ultra também disponibilizou
um canal 0800 para prestar apoio psicossocial. Além dos esforços durante
a pandemia, todos os negócios mantiveram suas práticas e programas vol-
tados à segurança das equipes, cujas diretrizes estão estabelecidas em
políticas específicas e cujos resultados são monitorados nos sistemas de
gestão das empresas. Há iniciativas e esforço contínuo para consolidar a
cultura interna de segurança e fomentar o comprometimento e o protago-
nismo das lideranças e das equipes no tema. Entre os destaques do ano, a
Ultragaz investiu em revisões de fluxos de trabalho e melhorias de equipa-
mentos e processos – em 2020, por exemplo, concluiu a automação da
base de engarrafamento em Caucaia (CE), aumentando a segurança das
equipes. A Ultracargo investiu no elemento humano e na percepção de
riscos, reduzindo a exposição de pessoas aos riscos operacionais. Formou
multiplicadores responsáveis por disseminar a cultura de segurança e im-
plementou melhorias nos procedimentos de trabalho e de combate a incên-
dios. Além disso, investiu em revitalização de ativos, modernização de li-
nhas, tanques e sistemas de combate a incêndio de todos os terminais,
contribuindo para aumento da confiabilidade e segurança para as equipes.
A Oxiteno está na fase final de revitalização de seu sistema de combate a
incêndios da unidade de Mauá (SP), planta industrial mais antiga da em-
presa. Na Ipiranga, foi lançado o novo Plano de Continuidade de Negócios,
com as diretrizes para o gerenciamento de emergências, contingências e
crises. Também foi instituído o processo de observação comportamental,
que reconhece aqueles colaboradores que incorporam as orientações de
segurança em todas as suas atividades e orienta aqueles profissionais que
cometem desvios que os expõe a riscos. A Extrafarma implementou o pro-
grama CD Mais Seguro, cujo objetivo é envolver os colaboradores para que
eles contribuam diretamente com a prevenção de acidentes e de doenças
relacionadas, aumentando a segurança de todos nos centros de distribui-
ção. Responsabilidade com o entorno - Pautado pelas premissas de res-
ponsabilidade, transparência, efeitos de longo prazo e diálogo, o Grupo
Ultra gerencia os impactos no entorno de suas operações para contribuir
com o desenvolvimento das comunidades vizinhas, além de atuar de forma
eficiente na minimização dos potenciais impactos negativos. Na frente so-
cial, o objetivo do Grupo Ultra é garantir que haja mais convergência entre
as ações desenvolvidas em cada negócio em torno dos temas materiais e
que os impactos positivos das atividades sejam potencializados. A Holdin
g
APOIAAINSTITUIÀâO»COLEQUEATUAEMDIVERSASPARTESDOMUNDOOFERE-
cendo gratuitamente cursos de programação a jovens, agindo como ele-
mento transformacional por meio da educação, além de ajudar a suprir ca-
rência de formação de profissionais de tecnologia no Brasil. A Ultragaz
adaptou seus programas de voluntariado para o formato remoto. Com a
ONG Junior Achievement, colaboradores voluntários participaram dos pro-
gramas O futuro do trabalho e Conectado com o Amanhã, voltados a alunos
da rede pública de ensino. No projeto Ler é presente, voluntários se dedica-
ram a contar histórias para crianças que participam dos Centros para
Crianças e Adolescentes (CCAs) e dos Serviços de Acolhimento Institucio-
nal de Crianças e Adolescentes (SAICAS). A empresa também apoiou
campanhas de conscientização de combate à violência doméstica, sobre
votar com segurança durante as eleições 2020, e o projeto Telas Abertas,
que divulgou informações sobre convivência segura, aprendizagem em
casa e atividades lúdicas e educacionais no Canal Futura, nas redes so-
ciais e via folhetos impressos. As iniciativas sociais apoiadas pela Ultragaz
impactaram mais de 20 milhões de pessoas em 2020. A Ultracargo reno-
vou o apoio ao programa Na Mão Certa, iniciativa da ONG Childhood Brasil,
que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias
e portos brasileiros. Como compromisso, a empresa replica materiais de
sensibilização e realiza campanhas de comunicação entre seus colabora-
dores, clientes, motoristas que circulam pelos terminais e outros parceiros.
Também manteve o patrocínio ao prêmio Comunidade em Ação, promovido
pelo Jornal A Tribuna, de Santos (SP), que reconhece projetos sociais de-
senvolvidos na Baixada Santista (SP), onde se localiza o maior terminal da
Ultracargo. A Oxiteno seguiu patrocinando o projeto Baú das Artes, que
fornece livros, jogos e instrumentos ludo-pedagógicos a estudantes da rede
pública de ensino. Com os materiais, os professores, que participam de
workshops de formação prévios, trabalham temas como ética, meio am-
biente e cultura com os alunos. Em 2020, os materiais foram adaptados ao
formato digital. A iniciativa impactou mais de 26 mil alunos e cerca de 300
professores, de 24 escolas dos municípios de Mauá, Suzano e Tremembé,
em São Paulo, e de Camaçari (BA) e Triunfo (RS). A Ipiranga também
adaptou seu programa de voluntariado realizado em parceria com a ONG
Junior Achievement para o formato digital. A iniciativa impactou mais de 10
mil alunos dos três anos do Ensino Médio de 80 escolas públicas do Estado
do Rio de Janeiro. Com o programa itinerante Saúde na Estrada, voltado
aos caminhoneiros e demais pessoas que circulam pelas rodovias brasilei-
ras, houve 126 dias de ações, em 64 postos Ipiranga Rodo Rede de 10
Estados. A Extrafarma, durante a crise de abastecimento de energia que
atingiu o Estado do Amapá no mês de novembro, doou cerca de 9 mil itens
de higiene a três instituições estaduais. A empresa participou também da
22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, disponibilizando algu-
mas de suas unidades para atuar como postos de vacinação. Aderiu, ainda,
à campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica e veiculou na
mídia e nas redes sociais uma campanha de conscientização sobre o des-
carte correto de medicamentos. Cadeia de valor - O Grupo Ultra também
busca gerar valor a toda a sua cadeia de revendedores, parceiros de negó-
cios e fornecedores. Na Ultragaz e na Ipiranga, o êxito dos negócios de-
pende diretamente da rede de revendedores e parceiros, por meio dos
quais as duas marcas e seus produtos chegam aos consumidores finais.
São 5,1 mil revendedores na Ultragaz que a partir de 2020 passaram a
contar com um novo aplicativo, Meu Aplicativo Parceiro, com diferentes fun-
cionalidades que apoiam o gerenciamento das revendas, projeto este de-
senvolvido em parceria com os revendedores. Para conscientizar os parcei-
ros e seus funcionários sobre o coronavírus, a Ultragaz distribuiu kits com
álcool gel 70% e máscara de proteção a um grupo de revendedores e rea-
lizou uma série de lives sobre o tema. Desde 2015, a Ultragaz convida seus
fornecedores críticos a participarem do diagnóstico do Carbon Disclosur
e
Project (CDP), visando engajá-los na proteção dos ecossistemas e enfren-
tamento das mudanças climáticas. Em 2020, 78% dos fornecedores críticos
se engajaram em relação a mudanças climáticas e 56% aderiram às ques-
tões relacionadas a recursos hídricos (tema introduzido em 2020). Na Ipi-
ranga, são 7,1 mil postos gerenciados por empreendedores que integram
a rede de revenda, além dos parceiros à frente das lojas franqueadas das
redes AmPm e Jet Oil. O foco em 2020 foi apoiar a sustentabilidade finan-
ceira desses parceiros, que tiveram seus empreendimentos fortemente
afetados pelas medidas de restrição à circulação de pessoas. O pacote de
ajuda oferecido pela Ipiranga, que foi a primeira empresa do setor a dispo-
nibilizar esse programa, incluiu postergação do pagamento de aluguéis e
financiamentos, suspensão temporária de cláusulas de performance de
volume, suporte a linhas de crédito para reforçar o capital de giro dos par-
ceiros e iniciativas para acelerar as vendas. Na relação com os fornecedo-
res, o cumprimento de requisitos legais e a adoção de boas práticas nos
temas de ética, direitos humanos e do trabalho, saúde e segurança e pro-
teção ao meio ambiente são condições avaliadas para o relacionamento. A
Oxiteno se tornou a primeira indústria química brasileira a utilizar a meto-
dologia da EcoVadis, plataforma reconhecida mundialmente por avaliar a
performance de sustentabilidade empresarial, para avaliar seus fornecedo-
res. Ela avançou duas categorias no ranking da EcoVadis e, atualmente, se
posiciona na categoria Platinum, a mais alta do ranking da EcoVadis Sus-
tainability Rating e ocupada por apenas 1% das empresas avaliadas, sendo
a segunda companhia brasileira a conquistar essa posição.
GESTÃO DE RISCOS, COMPLIANCE E AUDITORIA
Comitê de Pessoas Comitê de Auditoria e Riscos Comitê de Estratégia
Af‌iliadas e JVs
CSC
Conselho de Administração
Ultrapar
(holding do Grupo Ultra)
Conselho Consultivo Conselho Consultivo
Conselho Consultivo Conselho Consultivo
Conselho Consultivo
A Ultrapar possui uma estrutura organizada de governança para os temas
de riscos, compliance e auditoria, que abrange todos os seus negócios.
A Diretoria de Riscos, Compliance e Auditoria tem níveis de reporte diferen-
tes na organização de acordo com cada uma de suas competências. A área
está vinculada administrativamente à presidência do Grupo Ultra, sendo
responsável pelo gerenciamento integrado de riscos, manutenção do Pro-
GRAMADE»TICAECompliance, e pela auditoria interna. Reporta-se ao Comi-
tê de Auditoria e Riscos do Conselho de Administração na gestão dos riscos
corporativos, na consolidação das informações e controles e na condução
do processo geral de auditoria interna. O Comitê Estatutário de Auditoria e
Riscos, implantado em 2019, tem a função de assessorar o Conselho de
Administração na supervisão (i) da integridade e qualidade das demonstra-
ções financeiras da Companhia, (ii) da conformidade da Companhia com
requisitos legais e regulatórios, (iii) das qualificações e independência do
auditor independente, (iv) do desempenho das funções de auditoria interna
da Companhia (representada pela Diretoria de Riscos, Compliance e Audi-
toria) e dos auditores independentes, e (v) da gestão de riscos, inclusive se
reunindo com a Administração sempre que julgar necessário. O Comitê Es-
tatutário de Auditoria e Riscos conta com três membros que também são
conselheiros independentes do Conselho de Administração da Ultrapar e
um membro externo e independente, que exerce as funções de Coordena-
dor do Comitê. Desde 2004, o Grupo Ultra mantém o Comitê de Conduta,
cujas principais funções são supervisionar a evolução e cumprimento do
0ROGRAMADE»TICAECompliance e recomendar as ações em casos de vio-
LAÀâOAO#DIGODE»TICAE ÜS0OL¤TICAS#ORPORATIVAS/COMITä£UMRGâO
vinculado ao Conselho de Administração, responsável por eleger seus
membros. Gestão Integrada de Riscos - A estrutura de gestão de riscos do
Grupo Ultra combina a coordenação corporativa à interface direta com cada
negócio, fazendo com que esse processo seja abrangente e considere as
características setoriais específicas. A Matriz Sistêmica de Riscos é com-
posta por temas que abrangem as principais ameaças às operações dos
negócios e estão agrupados em cinco famílias, com olhar interdependente e
avaliações dinâmicas. Como resposta rápida a transformações no ambiente
de negócios e novos temas de maior impacto, em 2020 foram identificados
os riscos que poderiam ser potencializados e que deveriam ser monitorados
em função da pandemia. Além disso, houve também a revisão da Matriz
Sistêmica, fruto da melhoria contínua de gestão de riscos, resultando em
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021 Diário Of‌i cial Empresarial São Paulo, 131 (38) – 181
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste
documento quando visualizado diretamente no portal
www.imprensaoficial.com.br
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021 às 01:32:01

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