Better to reign in hell: o republicanismo em 'paradise lost', de john milton 253

AutorVinícius Batelli de Souza Balestra
Páginas276-280
BETTER TO REIGN IN HELL: O REPUBLICANISMO EM
“PARADISE LOST”, DE JOHN MILTON
Vinícius Batelli de Souza Balestra1
Quentin Skinner aponta, em Liberdade Antes do Liberalismo,
que podemos contrapor dois conceitos de liberdade: o conceito dos
liberais, e o conceito dos teóricos neo-romanos. O liberalismo
clássico, diz Skinner, parte do pressuposto de que apenas a força e
ameaça coercitiva constituem ameaças à liberdade individual dos
cidadãos; o que Skinner chama de teoria neo-romana – e que
podemos chamar também de republicana – é aquela que parte do
pressuposto que a ameaça à liberdade dos indivíduos parte,
principalmente, do fato de não poderem gozar do direito de auto-
governo2.
Skinner aponta para o fato de que essa definição republicana
tem clara inspiração nos Discorsi de Maquiavel, que definia como
cidades livres aquelas que eram governadas por sua própria
vontade3.
Estados livres, como pessoas livres, são assim definidos por sua capacidade de
autogoverno. Um Estado livre é uma comunidade na qual as ações do corpo
político são determinadas pela vontade dos membros como um todo.4
O que Skinner argumenta por todo seu livro – com foco especial
no desenvolvimento e embate dessas ideias no contexto da história
constitucional inglesa é o exato oposto do argumento que
encontramos entre os liberais clássicos, como Benjamin Constant e
seu elogio de uma liberdade meramente negativa como aquela
adequada aos governos da modernidade5; Skinner aponta para a
emergência e consolidação de uma ideologia republicana “altamente
subversiva” – com formadores ilustres como Harrington e John
Milton na formação da Inglaterra moderna, em especial no período
que vai do regicídio de 1649 até a restauração da monarquia6.
Inicialmente críticos da monarquia, também se tornaram
(subversivos) opositores do protetorado de Cromwell7.

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