Brasil colônia

AutorRodrigo Marcos Antonio Rodrigues
Páginas31-36

Page 31

1. A divisão do Brasil em capitanias hereditárias

Tomando por esteio a obra do escritor Eduardo Bueno (2006), a partilha do Brasil iniciou-se, provavelmente, em dezembro de 1533. A Coroa portuguesa estava receosa, pois tomara conhecimento de que tanto a França como a Espanha ultimavam os preparativos para enviar expedições colonizadoras para a América.

O Brasil foi repartido em 15 imensos lotes, com cerca de 300 quilômetros de largura cada um, tendo como base o mapa de Gaspar Viegas, cujo original se encontra na Biblioteca de Paris.

Martim Afonso foi donatário dos lotes que ficavam situados em São Vicente e no Rio de Janeiro. Pero Lopes foi beneficiado com a doação de três lotes: o primeiro deles, a capitania de Santo Amaro, localizado entre as duas possessões do seu irmão Martim Afonso, onde atualmente localiza-se a cidade de Guarujá, no litoral do Estado de São Paulo; o segundo, batizado de capitania de Santana, localizava-se imediatamente ao sul de

Page 32

São Vicente; e o terceiro, localizava-se em Itamaracá, no litoral de Pernambuco.

Apesar de Martim Afonso e seu irmão terem tido o privilégio de escolher seus lotes antes dos demais beneficiários, não foram eles os primeiros a obter a carta oficial de doação, nem os forais de suas capitanias.

A carta de doação estabelecia os limites geográficos da capitania doada pela Coroa. O foral relacionava os direitos e os deveres do donatário.

A primeira doação de uma capitania foi assinada pelo rei de Portugal no dia 10 de março de 1534, tendo como beneficiário o fidalgo Duarte Coelho, a quem coube a Capitania de Pernambuco.

As doações foram encerradas em fevereiro de 1536. Além de Martim Afonso e seu irmão, foram beneficiados com a adoção de capitanias os mais graduados funcionários da Fazenda Real: Fernão Álvares de Andrade, Jorge de Figueiredo Correia, Antônio Cardoso de Barros e João de Barros. As capitanias restantes foram concedidas a militares que haviam tomado parte na conquista da Índia e demais possessões portuguesas no Oriente, como Vasco Fernandes Coutinho, agraciado pela doação do Espírito Santo.

2. O Foral

Através do documento “foral”, o rei concedia aos donatários grandes poderes. A capitania era doada “para todo

Page 33

o sempre”, além de ser hereditária, indivisível e inalienável. Os donatários possuíam jurisdição civil e criminal sobre índios, escravos, peões e colonos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT