A brinquedoteca como lugar para aprender e se divertir: um relato de experiência

AutorLarissa Fanfa Vanderlinde - Manoela Clausen Vieira - Mauro Luís Vieira
CargoUniversidade Federal de Santa Catarina
Páginas165-182
Revista de Ciências Humanas - Florianópolis - Volume 45, Número 1 - p. 165-182 - Abril de 2011
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* The toy library as a place to learn and have fun: an experience report
1 Agradecimentos: O projeto foi parcialmente financiado pelo Programa para Apoio à Extensão da
Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e
recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade
Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia,
Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900 (maurolvieira@gmail.com)
A brinquedoteca como lugar para aprender e se
divertir: um relato de experiência*
Larissa Fanfa Vanderlinde
Manoela Clausen Vieira
Mauro Luís Vieira1
Universidade Federal de Santa Catarina
O presente estudo tem como objeti-
vo descrever um projeto de extensão reali-
zado em uma brinquedoteca inserida em
uma creche que atende cerca de 140 crian-
ças, desde recém-nascidos até crianças
com cinco anos, oriundas de famílias com
vulnerabilidade social e econômica. Cada
uma das seis turmas tinha uma hora sema-
nal na brinquedoteca, com a supervisão e
mediação de duas acadêmicas do curso
de Psicologia. No fim do projeto, foram re-
alizadas entrevistas com as professoras.
Os resultados mostraram que estas con-
cordam com a importância do brincar e da
relevância do projeto, reconhecendo as po-
tencialidades das atividades lúdicas para
o melhor desenvolvimento das crianças.
As professoras mencionaram o interesse
das crianças em ir à brinquedoteca, fato
também observado no relato das mesmas
e na observação de seu comportamento.
Conclui-se que a brinquedoteca é um es-
paço privilegiado para o desenvolvimen-
to das crianças, bem como para a produ-
ção de conhecimento sobre a infância.
Palavras-chave: Brinquedoteca – Brincar
– Desenvolvimento infantil – Crianças
The present study aimed to des-
cribe the realization of a project exten-
sion carried out in a toy library located
in a nursery where are enrolled about
140 children between newborns and five
years, from families with social and eco-
nomic vulnerability. Each of the six clas-
ses of the institution had one hour a
week to stay in the toy library, with su-
pervision and mediation of two under-
graduate psychology students. At the
end of the project, interviews with the
teachers were carried out. It has been
noted that they agree on the importan-
ce of play and the relevance of the pro-
ject, recognizing the potential of play
activities for the better development of
children. The teachers mentioned the in-
terest of the children to go toy library, a
fact also observed in the same report
and the observation their behavior. It
has been concluded that the toy library
is a privileged spot to children develop-
ment, as well as the production of kno-
wledge on childhood.
Keywords: Toy Libraries – Play – Child
development – Children
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UMANAS
Revista de Ciências
H
Revista de Ciências Humanas - Florianópolis - Volume 45, Número 1 - p. 165-182 - Abril de 2011
Introdução
A brincadeira é um comportamento fundamental, principalmente para o
desenvolvimento infantil e tem influência nas dimensões cognitiva, afeti-
va, física e social, além de proporcionar momentos de alegria e prazer (HAN-
SEN et al., 2007). Além disso, na interação lúdica permite à criança aprender
comportamentos, expressar emoções e sentimentos, construir conhecimento
e se apropriar da cultura na qual está inserida (BROUGÈRE, 1998; CARVA-
LHO & PEDROSA, 2002; PEDROZA, 2005). Vygotsky (1998), por sua
vez, considera que a brincadeira proporciona saltos qualitativos no desenvol-
vimento infantil, pois esse comportamento cria Zonas de Desenvolvimento
Proximal. Ou seja, permite que a criança explore o seu potencial de ir além
da realidade imediata.
Segundo Cordazzo (2008; p. 38): “A brincadeira, seja simbólica ou de
regras, não tem apenas um caráter de diversão ou de passatempo. Pela brinca-
deira a criança, sem a intencionalidade, estimula uma série de aspectos que
contribuem tanto para o desenvolvimento individual do ser quanto para o social”.
Segundo a autora, os primeiros aspectos desenvolvidos pela criança através
da brincadeira são os físicos e sensoriais, e outro fator que pode ser observa-
do é o desenvolvimento emocional e da personalidade da criança. Além disso,
também são estimulados na brincadeira os aspectos simbólicos de linguagem
e cognição.
Por outro lado, quando se pensa nos espaços onde as interações lúdi-
cas acontecem, pode-se pensar em várias possibilidades que inclui lugares
abertos e/ou fechados - estruturados ou não (MACARINI & VIEIRA, 2006).
Especificamente nesse último caso podemos citar as brinquedotecas,
que são pensados para potencializar as experiências lúdicas das crianças.
A criação de brinquedotecas é um fenômeno recente que data da década
de 30 e sua história traz curiosidades, pois por mais que o objetivo desta
seja proporcionar um espaço para brincadeiras, ela na realidade nasceu da
idéia de empréstimo de brinquedos, e tomou um alcance muito maior tendo
várias propostas diferentes.
Histórico sobre a brinquedoteca
Segundo Wettmann e Fagundes (2009), na década de 30, em Los An-
geles (EUA), foi criado o primeiro espaço para o empréstimo de brinque-
dos às crianças, chamado então de Toy libraries. Possivelmente teria sido
elaborado pelo diretor de uma Escola Municipal que recebera a queixa de roubo
por parte das crianças numa loja de brinquedos que ficava próxima à escola.

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