Carta às leitoras e aos leitores

AutorVivian Urquidi
CargoDoutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e Pós-doutora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Páginas1-12
Vivian Urquidi Cadernos Prolam/USP, v. 18, n. 34, p. 01-12, jan./jul. 2019
DOI: 10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.165356
Vivian Urquidi
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Carta às leitoras e aos leitores da Brazilian Journal of Latin American Studies ,
A equipe editorial da BJLAS apresenta a edição número 34 da revista científica
especializada em análises críticas, debates teóricos e interpretações da realidade
latino-americana nas ciências sociais e nas humanas. A BJLAS é uma produção do Programa
de Pós-graduação Integração da América Latina ( PROLAM/USP ), que desde 2002 divulga
a produção de conhecimento sobre a América Latina vista como um todo e também sobre
países específicos dessa região.
Abrimos a BJLAS com o resgate de uma etapa da história da arte latino-americana, entre as
décadas de 1950 e 1970, que interpreta um momento de produção cultural regional em que a
arte esteve estreitamente atrelada aos projetos políticos da época. De autoria dos doutorandos
em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo , Luiza Mader Paladino e Bruno
Sayão, o artigo Arte e Imperialismo na América Latina: Das Políticas de Modernização
Cultural à Arte Conceitual analisa o movimento estético-político do construtivismo
vinculado aos projetos desenvolvimentistas da América Latina. Sabemos que o cenário deste
projeto foram as ditaduras militares e o permanente assédio estadunidense à região. Na
contramão desta ordem, projetos estéticos de artistas latino-americanos engajados nos
movimentos de luta contra o autoritarismo e o imperialismo oferecem saídas para curar as
cicatrizes do passado, e nos indicam caminhos para enfrentar mazelas sempre atuais.
A resistência a modelos hegemônicos também inspira a análise da dependência cultural que o
pesquisador Daniel Mendes do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA nos
oferece em O Entre-lugar da Cultura (pop)ular na América Latina: Criação e Crítica
Contemporâneas nestes Trópicos . O autor resgata um conceito caro às lutas pela identidade
latino-americana, a cultura popular , para repensar aquelas tendências de importar critérios e
padrões estéticos, esquecendo, negligenciando ou abandonando nossas alteridades. O fio
condutor que o autor propõe é a teoria crítica literária do brasileiro Silviano Santiago,
adaptada à análise da cultura popular - conceito resgatado e ampliado neste artigo. Como
resultado, o trabalho oferece estratégias criativas de interpretar a experiência híbrida das
criações artísticas dos nossos artistas, nos entre-lugares do local articulado ao global.
Ainda no campo da Crítica da Arte, o último artigo é uma interpretação de tradições orais do
nordeste brasileiro, a partir da escola literária do realismo maravilhoso latino-americano. A
escola literária que serve de prisma interpretativo deste estudo surgiu no início do século XX
como resposta latino-americana às narrativas fantásticas da literatura ocidental e também
como reação aos regimes ditatoriais da segunda metade do século XX. Nessa seara, ao
interpretar contos que nascem em tradições orais, a mestre em Literatura Erika Ruth Melo
Ciarlini interpreta o lugar das narrativas populares latino-americanas como resposta de um
povo, historicamente vítima da nomeação autoritária de outras culturas, ora pela
colonização ora pelo imperialismo” . Esta é a temática do artigo Realismo Maravilhoso e
Tradição Oral nas Narrativas Populares do Nordeste Brasileiro em Mentiras Grossas de
1Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e Pós-doutora no Centro de Estudos Sociais da
Universidade de Coimbra. É Professora adjunta da Universidade de São Paulo no Curso de Gestão de Políticas
Públicas e no Programas de Pós-graduação Integração da América Latina.
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