Caso 2. edificação residencial multifamiliar 2 - patologia na fachada

AutorSimone Feigelson Deutsch
Páginas204-221

Page 204

Este caso visa apresentar o trabalho de inspeção na edificação, identificando-se os problemas existentes na fachada, analisandose, por amostragem, a situação de revestimento cerâmico e em placas de mármore existentes, verificando-se sua capacidade impermeabilizante e sua fixação, apontando-se, ainda, eventuais patologias existentes, localizando-as e quantificando-as.

Page 205

6.3. 1 Descrição da edificação

O prédio em análise localiza-se num terreno plano, na Zona Sul do Rio de Janeiro, em região próxima à Orla e à Lagoa Rodrigo de Freitas. Região predominantemente residencial.

Trata-se de edifício residencial multifamiliar, constituído de pavimento de acesso; pavimento de garagem; pavimento de uso comum e cinco pavimentos tipo, com dois apartamentos por andar, perfazendo 10 unidades.

Em cada pavimento tipo existem duas unidades residenciais, ambas dão frente para a rua e têm uma varanda frontal. Em cada unidade os cômodos limítrofes com a varanda são: sala, quarto e suíte. As paredes frontais, recuadas 3 m do plano de fachada principal e que fazem divisa entre a sala e a varanda e são revestidas em cerâmica.

A fachada principal tem as varandas revestidas em mármore branco, frisos de acabamento lateral em mármore branco e paredes dos quartos, externamente, revestidas em cerâmica. Os portões das garagens, no pavimento térreo, são em alumínio.

Foto 6.17 - Fachada principal.

Page 206

Foto 6.18 - Fachada principal - pavimento térreo.

6.3. 2 Histórico

· O prédio tem "habite-se" há aproximadamente 20 anos.

· Nenhuma inspeção predial ou manutenção foi realizada até a data da vistoria.

· Os moradores começaram a identificar problemas patológicos na fachada principal, com pedras mármore soltas e cerâmicas danificadas.

· Requisitaram a elaboração de um parecer técnico de vistoria para verificação da real situação da fachada principal da edificação.

6.3. 3 Vistoria

A vistoria foi realizada em toda a parte frontal da edificação.

Page 207

Todas as unidades foram vistoriadas nas áreas em estudo, ou seja: varanda frontal, sala, quarto e suíte.

Para a identificação de problemas nos revestimentos das paredes da fachada principal foi realizado teste amostral à percussão, marcando-se todas as peças que apresentavam som cavo indicando a existência de problemas no preenchimento do tardoz.

Figura 6.3 - Esboço dos cômodos vistoriados.

6.3. 4 Exame à percussão

Para a realização desse teste na fachada foi necessário que um profissional percorresse duas prumadas distintas nas laterais da fachada frontal, identificando as peças laterais da edificação que apresentavam som cavo, desde a cobertura até o pavimento térreo.

Todas as unidades foram vistoriadas nas áreas em estudo, ou seja: varanda frontal, sala, quarto e suíte.

Page 208

Figura 6.4 - Esboço da fachada localizando a área onde se realizou o teste de percussão.

Foto 6.19 - Realização do teste de percussão.

Page 209

6.3. 5 Identificação das patologias

Foram analisados os pontos identificados na fachada e inter-namente em cada unidade de cada pavimento, indicando-se as anomalias.

  1. Fachada Principal

    Além das peças identificadas por apresentarem indícios de problemas de fixação, foi verificado que algumas pedras mármore encontravam-se fissuradas.

    As cerâmicas de revestimento são antigas, muitas danificadas, com deficiência de vitrificação, rejuntamento deficiente e coloração esmaecida.

    Na fachada, na altura do térreo, verifica-se uma pedra quebrada no frontispício sobre a entrada da garagem e uma pedra fissurada sobre a entrada do hall principal.

    Foto 6.20 - Fachada principal com pedras mármore soltas.

    Page 210

    Foto 6.21 - Fachada principal com pedras mármore quebradas.

    Foto 6.22 - Fachada principal com pedras mármore soltas.

    Page 211

  2. Pavimento Garagem

    Internamente, na área frontal junto à fachada...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT