Caso 3. muro de divisa entre edificações

AutorSimone Feigelson Deutsch
Páginas221-230

Page 221

Este caso tem o objetivo de apresentar o trabalho de vistoria de um muro de divisa existente entre duas edificações, em estado precário de conservação, verificando-se causas e sugerindo-se soluções de recuperação.

6.4. 1 Descrição da edificação

O muro localiza-se na divisa de fundos entre as duas edificações que dão frente para ruas distintas.

Page 222

Uma das edificações, que para efeitos de identificação será chamada de edificação nº 1, é um edifício residencial multifamiliar com quatro pavimentos, colado nas divisas laterais, possuindo 16 unidades independentes, sendo quatro por pavimento. Seu terreno é plano.

A segunda edificação, que para efeitos de identificação será chamada de edificação nº 2, também é uma edificação residencial multifamiliar com quatro pavimentos. Seu terreno também é plano, existindo um pátio cimentado na área de fundos.

Ambas as edificações são afastadas da divisa comum de fundos, onde se situa o muro em análise, que serve também, em sua parte inferior, para conter o desnível de aproximadamente 50 cm entre os dois terrenos.

Foto 6.33 - Muro de divisa visto da edificação nº 2.

Page 223

6.4. 2 Vistoria

O muro é em alvenaria de tijolos cerâmicos apoiado sobre base em concreto, que serve como contenção do desnível existente entre os dois terrenos.

Em vistoria ao local verifica-se a existência de várias fissuras e fraturas na alvenaria.

Na face voltada para a edificação nº 1 constatou-se a existência de fratura vertical, com aproximadamente 2 cm de abertura. Nessa fratura, a alvenaria já se encontra totalmente exposta e sujeita à ação das intempéries.

Foto 6.34 - Fratura voltada para a edificação nº 1.

Page 224

Foto 6.35 - Detalhe da fratura no muro de divisa voltado para a edificação nº 1.

Na área de fundos do terreno da edificação nº 2 verifica-se que há um descolamento da base do muro em relação ao piso subjacente na lateral direita.

Esse descolamento obriga a alvenaria a vencer os vãos entre trechos que se apóiam, passando a funcionar com a formação de arcos internos, que provocam tensões, justificando a existência das fraturas verticais junto a divisa lateral, identificadas pelas duas faces, com aproximadamente 3 cm de espessura.

Existem ainda diversas fissuras e fraturas no muro e no piso da área de fundos da edificação nº 2.

Na junta do piso com o muro lateral do terreno adjacente e com o muro de fundos verificam-se fissuras, com umidade e presença de limo e início de vegetação brotando, indicando a presença de umidade por longo período de tempo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT