Dramatização: novas experiências no método do ensino jurídico

AutorPatrícia Santiago de Medeiros Correa
Páginas204

Page 204

Monitora: Patrícia Santiago de Medeiros Correa

Professor orientador: Jean Albert Saadi de Souza

Sigla: SDV - 132

- Introdução

No Brasil, regulamentando a doutrina da proteção integral, o ECA apresenta-se como um diploma legal inovador, verdadeiro instrumento da democracia participativa, que retirou crianças e adolescentes da condição de mero objeto de medidas policiais e judiciais, conferindo-lhes a posição de sujeitos de direitos fundamentais.

No entanto, apesar de termos uma legislação extremamente avançada, ao observamos o contexto social brasileiro, percebemos a existência de um paradoxo entre a letra da lei e a realidade de miséria, maus tratos, negligência, criminalização e exploração na qual estão submetidas crianças e adolescentes.

- Desafios da Monitoria

Nesse sentido, a experiência como monitora da Disciplina Direito da Criança e do Adolescente, nos revelou alguns desafios:

1- Transformar as aulas em ambientes participativos onde alunos pudessem expressar suas opiniões, para a partir desse amplo debate, ser introduzido o conteúdo da disciplina;

2- Fazer com que os alunos conseguissem ultrapassar os limites da lei para experimentarem outras realidades vivenciadas por crianças e adolescentes através analises de jurisprudências, reportagens e vídeos;

3- Entender a necessidade da multidisciplinariedade em uma disciplina voltada não só para os alunos do Direito, mas também, do Serviço Social e da Pedagogia;

4- Potencializar a monitoria enquanto uma atividade de iniciação à docência capaz de traçar novos horizontes e perspectivas acadêmicas para o aluno-monitor através de experiências práticas de docência.

- Dramatização: a inovação do método no ensino jurídico

Para alcançarmos nossos objetivos, percebemos que seria necessário inovar o método de ensino. Para além das aulas formais, apostamos na ousadia. Desafiamos os alunos a promoverem uma Dramatização – “Audiência Simulada – O Ato Infracional Praticado Por Adolescente”.

O texto da peça teatral foi escrito por ex-alunas do serviço social e publicado pela EDUFF. Sua função é demonstrar qual seria o procedimento correto na apreensão do adolescente infrator de acordo com as normas e princípios estabelecidos no ECA.

O professor passou a ceder alguns minutos das aulas para que ocorressem os ensaios coordenados pela monitora...

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