A centralidade do trabalho em educação: retornar ao ato de ensinar na sala de aula

AutorRoberto della Santa
CargoUniversidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de História Contemporânea, Portugal
Páginas147-155
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e80054 147
R. Katál., Florianópolis, v.25, n. 1, p. 147-155, jan./abr. 2022 ISSN 1982-0259
ESPAÇO TEMÁTICO: TRABALHO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E
CONDIÇÕES DE VIDA
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-
Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins
comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.
ESPAÇO TEMÁTICO: TRABALHO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E
CONDIÇÕES DE VIDA
A centralidade do trabalho em educação: retornar ao
ato de ensinar na sala de aula
Roberto della Santa1
https://orcid.org/0000-0001-7364-3267
1Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de História Contemporânea, Portugal
A centralidade do trabalho em educação: retornar ao ato de ensinar na sala de aula
Resumo: O ato de ensinar encontra-se em situação de risco. É preciso protegê-lo, acarinhá-lo e abrir caminho. Nunca antes
foi tão necessário. A isso se propõe tal ensaio. Através do método dialético, com vasta tradição no pensamento humanístico, a
exposição a seguir tem como objetivo plasmar um inquérito crítico – através da revisão bibliográfica, da crítica metodológica e
de apontamentos obtidos via pesquisa-ação-participante realizada em todo o território português (2017-2020) – sobre a forma
e o sentido do ato de ensinar, na sala de aula, como a unidade indivisível e elemental mais básica do trabalho em educação
em todos os níveis, modalidades e formatos realmente existentes.
Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica; Didática; Ato de Ensinar.
The centrality of work in education: return to the teaching act in the classroom
Abstract: The act of teaching is at risk. It is necessary to protect it, nurture it and clear its way. Never before has it been
so necessary. That is why such an essay is proposed. Through the dialectical method, with a vast tradition in humanistic
thinking, the following exposition aims to shape a critical inquiry - through literature review, methodological criticism and
notes obtained via participatory-action research carried out throughout the Portuguese territory (2017 -2020) – on the form
and meaning of the act of teaching, in the classroom, as the indivisible and most basic elemental unit of work in education
at all levels, modalities and formats actually existent.
Keywords: Historical-Critical Pedagogy; Didactics; Act of Teaching.
Recebido em: 16.03.2021. Aprovado em: 31.08.2021. Revisado em: 06.09.2021.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT