De Certas Tristezas e de Certos Heroísmos da Vida dos Advogados

AutorPiero Calamandrei
Ocupação do AutorJornalista, Jurista, Político e Docente universitário italiano
Páginas151-164

Page 151

Se um réu pobre e obscuro encontra junto a si, ainda que se trate do processo mais combativo e perigoso, um defensor que fraternalmente o assiste, isso significa que no coração dos advogados não há só avidez de dinheiro e sede de glória, mas também e frequentemente aquela caridade cristã, que manda que não se deixe o inocente sozinho com sua dor, ou o culpado sozinho com sua vergonha. Mas há mais: é que, quando alguém passa ao lado da violência que ameaça o direito e, em vez de prosseguir lesto no seu caminho, fingindo não a ver, para indignado censurar a prepotência, e sem cuidar do

Page 152

perigo se lança generosamente no combate a defender o partido do fraco com razão, a isso se chama coragem moral, que é virtude mais rara ainda do que a caridade.

Que isto seja lembrado àqueles que de bom grado continuam a falar, com velhos gracejos, sobre a proverbial rapacidade dos advogados.

Vi no Palácio da Justiça, sob a porta de uma sala, um velho advogado que esperava, já de toga vestida, sua vez de falar. Encostado com ar cansado à ombreira, parecia estar em contemplação estática, as mãos cruzadas sobre o peito em gesto de oração, alheio e penetrado de solidão no meio da turba barulhenta dos colegas. Observando-o, porém, mais de perto, vi que não estava a rezar, mas sim a medir, pelas pulsações e com o olhar fixo no relógio, os batimentos do coração.

Um colega indiscreto tirou-o daquele isolamento, perguntando-lhe com malícia se tinha febre, ao que o outro respondeu, como se tivesse acordado de um sonho: “Dizem os

Page 153

médicos que os doentes de coração não devem discutir causas ...”.

Só nesse momento notei a palidez violácea daquela cara e, nas fontes, debaixo de uma pele de cera, o trajeto marcado e serpenteado das pequenas artérias, nas quais o vulgo julga crer que esteja escrita a morte imediata.

O oficial de diligências fez a chamada para seu processo. Entrou para a sala de audiências e quando daí a pouco eu lá entrei também, vi com admiração que o velho advogado, alquebrado e doente, se transformara, na bancada da defesa, num robusto orador cheio de vida, esbraseado pela discussão e agitando aquele pulso no qual, instantes antes, espiava o passo da morte em marcha.

Agora, que estava em jogo a vitória do seu cliente, já não lhe vinha à ideia moderar o gesto mais brusco ou a apóstrofe mais violenta, que por si só podia bastar para, na frágil consistência daquela pequena artéria, abrir o rasgão fatal.

Page 154

A forma mais humana da caridade, a que menos trai a pressa com a qual o benfeitor procura voltar a sentir-se alheio às penas do beneficiado, não consiste em dar precipitadamente uma ajuda material, para depois e rapidamente se afastar da dor, sem querer saber mais dela, mas sim em ouvir pachorrentamente as misérias alheias, de modo a dar ao paciente que as conta o conforto de não se sentir só ao saboreá-las. Deixar crer, a quem sofre, que a história dos seus males pode ser para outrem objeto não só de piedade, mas de instante consideração, quer dizer ajudar esse alguém a vencer aquele sentimento angustioso de solidão perante a dor, que os doentes procuram esconjurar quando, pela décima vez...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT