O cinema no diálogo com os julgamentos dos crimes da Segunda Guerra Mundial: um estudo do caso Eichmann em 'Hannah Arendt
Autor | Alexandre José Dantas - Eduardo Mariano Costa - Clarissa Santos Sacramento |
Páginas | 49-61 |
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O CINEMA NO DIÁLOGO COM OS JULGAMENTOS DOS CRIMES
DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: UM ESTUDO DO CASO
EICHMANN EM “HANNAH ARENDT”
Sumário: 1. Introdução; 2. O acoplamento estrutural entre Direito e Cinema; 3. Os
julgamentos dos crimes da II Guerra Mundial; 4. Otto Adolf Eichmann: histórico de vida e
do caso; 5. “Hannah Arendt” na construção do debate; 6. Conclusão; 7. Referências
Bibliográficas.
Resumo: Os resquícios históricos e pragmáticos do Terceiro Reich, arquitetado no século
passado, permanecem como tema de impo rtante e fundamental análise nos dias de hoje.
Dessa forma, o trabalho em questão pretende traçar um paralelo com os julgamentos que se
realizaram s eguidamente às a trocidades vivenciadas na Alemanha nazista com aparato do
Direito Internacional Público. A partir de um olhar superficial, discutiremos a possibilidade
de diálogo que o Cinema pode traçar com o Direito, desvelando, posteriormente, nos
tribunais que julgaram os crimes praticados durante a II Guerra Mundial. A legitimidade de
tais tribunais será posta em debate com argumentos de ordem jurídica e auxílio do Cinema.
Sob perspectiva de análise mais minuciosa, o caso do julgamento de Eichmann, com
subsídio do filme “Hannah Arendt”, será a força m otriz para a consolidação das possíveis
hipóteses que tenhamos formulado.
Palavras-chave: crimes de guerra; Cinema; Hannah Arendt; Eichmann,
Abstract: The historical and pragmatic remainders of the Third Reich, plotted during the
last century, remains as a theme of important and fundamental analyses nowadays.
Therefore, the following article intends to trace a parallel with the trials that took place
subsequently to the atrocities occurred in Nazi Germany with the apparatus of Public
International Law. Rapidly, we will discuss the possibility of dialog that cinema can trace
with Law, illustrating it, subsequently, in the trials that judged the crimes practiced during
the World War II. The legitimacy of these courts will be put in debate with arguments of
legal nature with cine ma’s assistance. Furthermore, under a perspective of thorough
analysis, the case of the Eichmann trial, with the subsidy of the movie “Hannah Arendt”,
will be the driving force for the consolidation of the possible hypotheses that we have
formulated.
Keywords: war crimes; Cinema; Hannah Arendt; Eichmann.
1. INTRODUÇÃO
Como ditames propulsores do desenvolvimento que aqui será traçado, poder-se-á
aferir dois nortes principais, que, conjuntamente, apontam para um sentido comum. O
primeiro deles alude, basicamente, à capacidade do cinema de servir de acréscimo e de guia
instrumental para melhores percepções acerca de temas que em ligeira impressão seriam
estritamente jurídicos. O segundo se refere a postulações sobre tribunais criados para o
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