Cláudio Perani e o papel da educação popular nos paradigmas de libertação e transformação social na Amazônia

AutorMárcia Maria de Oliveira
CargoUNIR
Páginas242-261
Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, n. 244 - Especial Claudio Perani, p. 242-261, 2018 | ISSN 2447-861X
CLÁUDIO PERANI E O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR NOS
PARADIGMAS DE LIBERTAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
NA AMAZÔNIA
Márcia Maria de Oliveira, UNIR
Informações do artigo
Recebido em 23/04/2018
Aceito em 30/05/2018
doi>: 10.25247/2447-861X.2018.n244.p242-261
Resumo
A educação popular tem sido amplamente acionada
para a formação de lideranças dos grupos de base e
dos movimentos sociais. Representa um grande
desafio para as instituições que contribuem nesses
processos formativos, de maneira especial por
causa da metodologia que requer técnicas que
promovem maior participação e envolvimento das
lideranças na formação. Este texto representa um
breve recorte dos últimos quatro anos de Cláudio
Perani (1932 2008) vividos à serviço da educação
popular na Amazônia. Recolhe memórias de sua
breve e intensa trajetória junto à equipe pedagógica
do Curso de Formação para Ação Social, uma
experiência de educação popular realizada no
Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social, que
contribuiu para importantes mudanças nos
paradigmas de libertação e transformação social na
Amazônia. Retoma as etapas de elaboração de um
guia metodológico da educação popular proposto
por Cláudio Perani e desenvolvido de forma
interativa com as lideranças populares no decorrer
de sua formação. Os resultados dessa experiência
comprovam a capacidade transformadora das
lideranças em processos simultâneos de formação e
intervenção social e celebram o legado de Cláudio
Perani ainda muito presente nas trajetórias dos
movimentos sociais na Amazônia.
Palavras-Chave: Cláudio Perani. Educação Popular.
Metodologia. Participação. Amazônia.
Introdução
Este breve texto recolhe algumas memórias de um tempo de profundo aprendizado
vivido com Cláudio Per ani, sacerdote jesuíta, nos últimos quatro anos de sua vida na
Amazônia. Ao retomar de forma breve as lembranças desse aprendizado, reconheço o
privilégio dessa oportunidade e vejo neste texto uma forma singela de prestar-lhe a minha
imensa gratidão por compartilhar comigo e com os povos da Amazônia, seus sonhos,
teimosias, esperanças e ousadias na educação popular, tendo em vista os processos de
libertação das classes populares.
Os últimos anos de Cláudio Perani foram dedicados intensamente ao Serviço de Ação,
Reflexão e Educação Social - SARES, que nasceu numa perspectiva interinstitucional em uma
Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, n. 244 - Especial Claudio Perani, p. 242-261, 2018 | ISSN 2447-861X
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Cláudio Perani e o papel da educação popular nos paradigmas de libertação... | Márcia Maria de Oliveira
parceria firmada no f inal de 2003 entre a Companhia de Jesus na Amazônia, o Instituto
Missionário da Consolata, o Instituto dos Irmãos Maristas e a Arquidiocese de Manaus.
Cheguei à equipe do SARES, em abril de 2004, a convite do próprio Cláudio Perani
1. A
equipe estava em processo de organização d a proposta do SARES desde o final de 2003,
dando seguimento à decisão da assembleia do Distrito dos Jesuítas da Amazônia - DIA2.
Quem coordenava os trabalhos era o jesuíta Padre Roberto Jaramillo Bernal3 que estava
formando a primeira equipe operacional do SARES. Fiquei alguns meses na equipe atuando
como colaboradora voluntária até ser convidada para compor a primeira coordenação em
julho de 2004.
Desde o início dos trabalhos, Cláudio Peran i coordenava a equipe ped agógica
responsável pela elaboração do projeto de Educação Popular do SARES e tinha como
compromisso elaborar dois cu rsos voltados par a a formação de lideranças populares,
inicialmente em Manaus e depois em outros municípios do Amazonas.
O primeiro cur so, Formação para Ação Social - FAS, tinha como objetivo atender as
lideranças das bases dos movimentos sociais, grupos e organizações populares. O FAS era
voltado para pessoas que não possuíam nível de formação acadêmica e atuavam na
organização dos movimentos sociais, grupos de reflexão das Comunidades Eclesiais de Base
- CEBs, no movimento indígena e tantos outros seguimentos sociais. O segundo curso,
Formação para Intervenção Política - FIP, era uma proposta de especialização em Ética e
Política, concretizado em 2006, em convênio com a Universidade Católica de Pernambuco
UNICAP.
Neste texto vamos aprofundar mais detalhadamente a relação de Cláudio Perani com
o FAS que foi o curso com o qual mais se dedicou por sua afinidade com a educação popular
e pela larga trajetória de atuação na formação de lideranças sociais desde a sua longa
experiência no Centro de Estudos e A ção Social CEAS, fundada em 1967 em Salvador, no
estado da Bahia. Foi membro fundador e atuou na coordenação do CEAS por muitos anos
1 Pe. Cláudio chegou a mim por indicação de uma amiga em comum, Lúcia de Fátima de Oliveira Aires que
trabalhava na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal do A mazonas (UFAM), que
estava participando das reuniões preparatórias para criação do SARES desde o final de 2003.
2 O D IA representava uma distribuição institucional da Companhia de Jesus na Amazônia.
3 Em 2005 o padre Roberto foi eleito coordenador do DIA e deixou a coordenaçã o do SARES s ob a
responsabilidade do padre Cláudio Perani.

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