A competência em informação dos estudantes indígenas da Universidade Estadual de Londrina

AutorHugo Leonardo Prado, Jucenir da Silva Serafim, Clara Duarte Coelho, Linete Bartalo
Páginas103-115
102
v. 22, n. 49, 2017.
p. 102-114
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.49, p. 102-114,
maio/ago., 2017. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n49p102
A competência em informação dos estudantes indígenas da
Universidade Estadual de Londrina
Informational literacy competency of Brazilian Indigenous students at
Londrina State University
Hugo Leonardo PRADO (hlprado247@hotmail.com)*
Jucenir da Silva SERAFIM (jucenir.serafim@fulbrigymail.org)**
Clara Duarte COELHO (claraduartecoelho@gmail.com)**
Linete BARTALO (linete@uel.br)***
* Bibliotecário do SENAI/Cascavel.
** Mestrando(a) do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UEL.
*** Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UEL.
Resumo
Aborda a competência em i nformação para a aprendizagem acadêmica dos discentes
indígenas da Universidade Estadual de Londrina, oriundos do vestibular dos povos indígenas
e da Lei de cotas. Aplicou-se um questionário em Escala Likert para coletar os dados sobre o
perfil dos participantes e mensurar as frequências de seus comportamentos em relação à
informação. Para analisar os resultados utilizou-se uma convenção de categorização das
médias obtidas, correspondentes às frequências de c omportamento reportadas pelos
participantes. A maior necessidade de informações apontada foi para a elaboração de
trabalhos extraclasse, sendo que, de modo geral, a Internet é a fonte mais a cessada, com
destaque para o motor de busca Google.
Palavras-chave: Competência em Informação; Comportamento Informacional; Discentes
Indígenas; Necessidades Informacionais
Abstract
Addresses the informational literacy c ompetency for higher education of Brazilian Indian
students at Londrina State University, who were admitted at the institution through the
entrance exam for indigenous population and Quotas law. Therefore, a questionnaire using
Likert scale was applied to collect data on the students profile and measure their behavior
frequency.To analise the results, it was used a categorization convention of the obtained
averages, which are correspondend to behavior frequency reported by the research
participants. The biggest information need found was concerning extra curricular a ctivities.
In general, Internet is the most accessed information source, with preference for the search
engine Google.
Keywords: Informational Literacy Competency; Informational Behavior; Brazilian
Indigenous Students; Informational Needs
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
20/08/2016
Aceito em:
10/04/2017

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