A Competência Informacional para a seleção e disseminação do acervo literário infantil da Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho: olhar estético

AutorEvandro Jair Duarte - Claudete Terezinha da Mata - Clarice Fortkamp Caldin
CargoBiblioteca Pública de Santa Catarina - Universidade Federal de Santa Catarina - Universidade Federal de Santa Catarina
Páginas59-82
59
v. 19, n. 41, 2014.
p. 59-82
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n.41, p.
59-82, set./dez., 2014. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2 014v19n41p59
A competência informacional para seleção e
disseminação do acervo literário infantil da biblioteca
pública municipal Barreiros Filho: olhar estético
Information literacy for selection and dissemination of
children’s literary collection of municipal public library
“Barreiros Filho”: an esthetic view
Evandro Jair DUARTE1
Claudete Terezinha da MATA2
Clarice Fortkamp CALDIN3
RESUMO
Registra o poten cial da literatura infantil e a responsabilidade da Biblioteca Pública em
selecionar as obras que irão compor o acervo inf antil, além de oportunizar o contato do livro
com o público leitor. Informa acerca do funcionário da biblio teca e a imp ortância do
desenvolvimento da Competência Informacional e explora a dimensão estética dessa
competência. O objeti vo geral é verificar as habilidades, os comportamentos e as atitudes
(competências) do Bibliotecário da Biblioteca Públi ca Municipal Barreiros Filho no processo de
seleção disseminação do acervo literário infantil como forma de promoção e incentivo à leitura.
Como objetivos específicos listam-se: a) verifi car se há um bibliotecário para atendimento
específico ao usuário infantil; b) registrar quem é o pr ofissional responsável pela seleção das
obras infantis da biblioteca pesquisada; c) descrever a relação entre funcionário da biblioteca e
usuário; d) registrar as atividades desenvolvidas para que ocorra a circulação e disseminação do
acervo infantil; e) registrar como ocorr e a interação entre criança e livro; f) observar a
Competência Informacional do funcionário da biblioteca para o trabalho com o acervo infantil. É
uma in vestigação de caráter descriti vo e exploratório e de abordagem qualitativa. A pesquisa
tem um viés fenomenológico e se caracteriza como es tudo de caso. Utilizou-se a entrevista face a
face para a coleta de dados e como apresentação de resultados optou-se pela categorização das
informações.
PALAVRAS-CHAVE: Funcionário de bibliot eca. Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho.
Acervo literário infantil. Dimensão Estética da Competência informaciona l.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
1 Biblioteca Pública de Santa Catarina - dujaev@gmail.com
2 Universidade Federal de Santa Catarina - claudetedamata@gmail.com
3 Universidade Federal de Santa Catarina - clarice@cin.ufsc.br
ARTIGO
Recebido em:
12/08/2014
Aceito em:
23/10/2014
60
ABSTRACT
Records the potential of children's literature and the responsibility of the Public Library in
selecting the works that will make the child co llection, and provide the opportunity for conta ct
with the book reading public. Informs about the official library and the importance of the
development of Information Literacy and explores the aesthetic dimension of this competency.
The overall objective is to verify the skills, behaviors and attitudes (competencies) of the
Librarian of the Pub lic Libra ry Municipal “Barreiros Filho” in the selection dissemination of
children’s literary collection process as a way to promote and encourage reading. How to list
specific objectives are: a) check f or a specific librarian for child care user; b) professional record
who is responsible for the selection of childr en's books of the searched library; c) describe the
relationship between library staff and users; d) record the activities for which the circulation
and dissemination of child collection occurs; e) register as the interaction between child and
book occurs; f) observe Informational Competence of library staff to work with the children's
collection. It is an investigation of descripti ve and exploratory and qu alitative approach. The
investigation has a phenom enological bias and is characterized as a case study. The interview
was used for the face to face data collection and presentation of results as we opted for
categorizing information.
KEYWORDS: Official libr ary; Municipal Public Library “Barreiros Filho”; Ch ildren’s literary
collection; Aesthetic dimension of Information Literacy.
1 INTRODUÇÃO
A literatura infantil (integrada a outras formas de expressão de
linguagem escrita ou falada), responsável pela potencialização do
desenvolvimento humano da criança na sua constituição de indivíduo
socialmente cultural e participativo, é permeada por elementos que
proporcionam e despertam no leitor o gosto pela leitura.
Nela pode-se perceber o fantástico, o maravilhoso, o doméstico, o
cotidiano, a capacidade de criação e a imaginação em plena atividade. Permite a
presença de reis, fadas, seres humanos e bichos interagindo entre si. Nesse
contínuo, a transformação do mundo por personagens insólitas ganha vida
própria no imaginário humano, especialmente no leitor infantil, ainda livre para
pensar as formas e as palavras narradas.
Longa é a trajetória de todas as viagens ao mágico mundo das histórias
infantis e de suas maravilhosas informações (expressões das personagens,
cenários, etc.) complementadas por ilustrações. De fato, no livro infantil , as
ilustrações, merecem requinte. Elas são importantes para enriquecer e dar
qualidade ao livro. A criança tem os sentidos – visão, tato, olfato, paladar e
audição - apurados e os utiliza e m diversas atividades de recreação e
entretenimento. Sendo assim, se um livro possui efabulação escrita de maneira

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT