Gestão do Conhecimento e Inteligência competitiva: delineamento de estratégias de competitividade e inovação para pequenas empresas

AutorCassia Aparecida Corsatto - Wanda Aparecida Machado Hoffmann
CargoUniversidade Federal de São Carlos - Universidade Federal de São Carlos
Páginas19-36
19
v. 18, n. 38, 2013.
p. 19-36
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 18, n. 38, p. 19-36,
set./dez., 2013. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n38p19
Gestão do Conhecimento e Inteligência competitiva:
delineamento de estratégias de competitividade e inovação
para pequenas empresas
Knowledge management and Competitive Intelligenge: designing
competitiveness and innovation strategies to small business
Cassia Aparecida CORSATTO
1
Wanda Aparecida Machado HOFFMANN2
RESUMO
O artigo faz uma apresentação dos conceitos e definições de gestão do conhecim ento e de inteligência
competitiva encontrados na bibliografia e traça um paralelo de sua importância e aplicabilidade no
ambiente das pequenas empresas. Aborda a importância da gestão do conhecimento e da inteligência
competitiva no processo de delineamento de estratégias de competitividade e apresenta os elementos e
ferramentas que apóiam a aplicação dos mesmos nas organizações, como pessoas e processos na geração
do conhecimento no ambiente interno e a importância da informação organizada para adequação de
empresas e instituições ao a mbiente competitivo, no processo de tomada de decisão. Apresenta também
ferramentas e metodologias para a implantação de estratégias de inteligência competitiva como forma de
incremento à competitividade e geração de valor para os clientes e mercado.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão do Conhecimento. Inteligência Competitiva. Inovação. Pe quenas empresas.
ABSTRACT
The present paper´s intention was make a presentation about the concepts and definitions of knowledge
management and competitive intelligence search in the current bibliography and draw a parallel about
their real possibility of application in the small business context. By the way, the main intention was bring
the discussion to the relevance of the knowledge management to make and applied competitiveness
strategies in this enterprise, another intention was show others elements and tools to suppor t the
application of this strategies inside the organization. This elements are: person and process. This elements
are: person and proc ess and they have a essential importance to create an internal enterprise knowledge,
to create and ma intain the information organized t o keep the organizations with more appropriate
information witch will support the way to formulated strategies and make decisions. It also intend to
show tolls and methodologies to help organizations improved the competitive intelligence`s st rategies as a
way to increase competitiveness and value creation for customers and market.
KEYWORDS: Knowledge Management. Competitive Intelligence. Innovati on. Small Business.
1Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - cassiacorsatto@gmail.com
2Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - wanda@nit.ufscar.br
ARTIGO
Recebido em:
30/08/2013
Aceito em:
05/11/2013
20
1 INTRODUÇÃO
A globalização da economia que começou a mostrar seus efeitos no mundo com
maior intensidade na década de 1990 segue promovendo mudanças. O processo causou
impacto e provocou transformações na economia mundial levando países,
particularmente aqueles em desenvolvimento a pensar em estratégias de fomento à
competitividade de seus diversos setores econômicos. Países periféricos como Coréia do
Sul, Taiwan, Hong Kong, Indonésia, Tailândia, índia e Paquistão e atualmente a China,
com seu poder competitivo, forçaram os países europeus e a América do Norte a
realizarem mudanças significativas estabelecendo um novo padrão de concorrência que
enfatiza não só preço, mas qualidade e diferenciação dos produtos e serviços.
Com o Brasil não foi diferente, essa realidade é visível no aumento da
competitividade, nas mudanças tecnológicas, no comportamento do mercado e outras
mudanças diversas instalando uma nova ordem econômica que vem fragmentando
cadeias produtivas locais e integrando empresas em cadeias globais no mundo inteiro
(BRUNO, et al., 2009, p.2), forçando as empresas locais a reverem e identificarem novos
modelos de negócio na busca por condições diferenciadas de competição onde possam
encontrar condições favoráveis de adaptação e sustentabilidade. Neste contexto sócio
econômico, mercadológico e tecnológico tumultuado e em constantes transformações,
estão inseridas as empresas brasileiras de pequeno porte. As mudanças constantes que
afetaram e continuarão afetando as organizações, particularmente nos campos da
tecnologia e do comportamento, criam situações altamente competitivas que as forçam a
formatar novos modelos de gestão para seus negócios e delinear estratégias de
competitividade.
Diante dessa realidade instalada o presente artigo tem por objetivo apresentar a
gestão do conhecimento e a inteligência competitiva como ferramentas estratégicas para
análise dos ambientes interno e externo, delineando estratégias de competitividade e
inovação para esse novo modelo de negócio nas empresas de pequeno porte. Estas
ferramentas estratégicas fazem parte do processo de gestão integrada e sistêmica de
organização do conhecimento gerado em uma empresa e das informações coletadas no
ambiente externo, orientando para a sua utilização de forma a minimizar os riscos e
suportar as tomadas de decisão. O artigo se divide em três partes, além da introdução.
Na primeira parte são apresentados um contexto do conhecimento e sua inserção na
sociedade, o conceito e o processo da gestão do conhecimento como fator estratégico

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