Competitividade e inovação nas Microcervejarias da região Noroeste do Rio Grande do Sul

AutorFabiano Geremia, Thales de Oliveira Costa Viegas, André Rodrigo Braganholo, Ricardo Aguirre de Moraes, Leandro Gabriel Flamino
CargoDepartamento de Administração, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Brasil/Departamento de Economia, Universidade Federal de Santa Marina - UFSM, Brasil/Departamento de Economia, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Brasil/Departamento de História, Departamento de Economia, Universidade Federal de Santa Marina - UFSM, Brasil/...
Páginas1-24
Artigo
Original
Textos de Economia, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 1-24, jul./dez., 2019. Universidade Federal de Santa Catarina.
ISSN 2175-8085. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8085.2019.e63302
COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO NAS
MICROCERVEJARIAS DO NOROESTE DO RIO GRANDE
DO SUL
Competitiveness and Innovation in Micro Brewers in the Northwest of Rio Grande do Sul
André Rodrigo BRAGANHOLO
Departamento de Economia,
Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS,
Brasil
andre_braga@hotmail.com
Fabiano GEREMIA
Departamento de Administração,
Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, Brasil
fageremia@gmail.com
Ricardo Aguirre de MORAES
Departamento de História, Departamento de
Economia,
Universidade Federal de Santa Marina UFSM,
Brasil
aguirredemoraes@hotmail.com
Thales de Oliveira Costa VIEGAS
Departamento de Economia,
Universidade Federal de Santa Marina UFSM, Brasil
thales.viegas@ufsm.br
Leandro Gabriel FLAMINO
Departamento de Economia,
Universidade Federal de Santa Marina UFSM, Brasil
flamino.leo@gmail.com
RESUMO
Objetivo: Este trabalho analisa as características competitivas das microcervejarias artesanais da região Noroeste do
estado do Rio Grande do Sul. As cervejas artesanais têm ganhado espaço na preferência dos consumidores, uma vez
que uma cerveja artesanal apresenta uma fórmula de produção ímpar, bem como aromas e sabores diferenciados, o que
atrai novos consumidores. Neste artigo são analisadas as especificidades competitivas das empresas, as características
da estrutura produtiva, os processos de aprendizagem, as vantagens de localização e a estrutura institucional de apoio.
Com base na literatura sobre a dinâmica inovativa do referencial Neo-schumpeteriano, foi realizada uma pesquisa de
campo, com questionário estruturado para fundamentar a análise das características e capacitações tecnológicas das
empresas. Os resultados obtidos apontam que a qualidade da matéria-prima e as inovações nos produtos e nos processos
produtivos são extremamente relevantes para a sobrevivência das empresas nesse nicho de mercado, já que a
concorrência não se manifesta via preços, mas por meio da diferenciação (qualidade) dos produtos. Conclui-se que o
processo de gourmetização, que transformou o comportamento dos consumidores, criou um novo mercado, que se
constitui na principal justificativa para a existência de microcervejarias na região Noroeste. Outros fatores competitivos
locais não foram considerados relevantes pelas empresas.
PALAVRAS-CHAVE: Microcervejarias. Processos de aprendizado. Competitividade.
ABSTRACT
Objetive: This article analyzes the features of microbrewery from the northwestern region of Rio Grande do Sul.
Handcrafted beers have won the preference of many consumers, because its production formula is unique and the aromas
and flavors are differentiated, which attracts new consumers. This paper discusses the competitive specificities of the
companies, the features of the productive structure, the learning processes, the location advantages and the institutional
structure that support the companies. Based on the literature on the innovative d ynamics of the Neo-Schumpeterian, a
survey was conducted with a structured questionnaire to support the analysis of the features and technological capabilities
of the companies. The results show that the quality of the raw material, the innovations in the products and in the productive
processes are extremely relevant for the survival of the companies in this market niche, since the competition is not
manifested through prices, but through the differentiation (quality) of product. We concluded that the gourmetization
process, that changed the behavior of the consumers, created a new market, which constitutes the main justification for
the existence of microbreweries in the Northwest region. Other local competitive factors were not c onsidered relevant by
companies.
KEYWORDS: Microbrewery. Learning Process. Competitiveness.
Classificação JEL: L26; L66
Recebido em: 24-04-2019. Aceito em: 14-08-2019.
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Textos de Economia, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 1-24, jul./dez., 2019. Universidade Federal de Santa Catarina.
ISSN 2175-8085. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8085.2019.e63302
1 INTRODUÇÃO
O mercado de cerveja é um importante gerador de emprego e renda em diversas
partes do mundo. No Brasil, a produção de cerveja era inicialmente para consumo familiar
e rapidamente tornou-se um produto comercial, que ganhou grandes proporções com
aberturas de grandes empresas cervejeiras, que se tornaram líderes de mercado
(CERVESIA, 2014). Logo ocorreram expansões de firmas estabelecidas, associações e
aberturas de mais empresas, que ganharam lugar de destaque na economia brasileira, com
a geração de emprego e renda.
Neste contexto, as cervejas artesanais e o chopp fabricado por microcervejarias são
tipos de produto que têm sido cada vez mais apreciados pelos consumidores, de modo que
nas últimas décadas ambos ocuparam maior espaço no mercado. Contudo, pode-se afirmar
que o mercado para microcervejarias ainda é incipiente e busca superar o consumo
destinado a eventos sazonais e/ou apenas por consumidores de classe média ou alta.
Diante deste contexto, o presente estudo analisa os fatores determinantes da
competitividade, da inovação e dos processos de aprendizagem em microcervejarias da
região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Apesar de se encontrar distante dos
grandes centros consumidores, a região em estudo possui diversas microcervejarias
recentemente criadas. Isso pode indicar que esteja em curso uma mudança no
comportamento dos consumidores, bem como nos fatores competitivos que envolvem esse
segmento de atividade. Nesse contexto, este estudo procura entender as principais
características produtivas e os elementos considerados essenciais para a inserção
competitiva no mercado consumidor de empresas neste segmento de atividade.
Este artigo encontra-se dividido em seis seções além desta introdução. Na próxima
seção são apresentados os aspectos teóricos e conceituais sobre a competitividade,
aprendizagem e inovação que servem de base para análise dos resultados. Na terceira
seção são destacadas as principais características do sistema produtivo e inovativo do
segmento cervejeiro, com destaque para as microcervejarias artesanais. Enquanto que na
seção quatro é analisada a importância dos novos hábitos de consumo no mercado de
cervejas artesanais. Na seção cinco são apresentados os procedimentos metodológicos
adotados para a realização da pesquisa. Já na seção seis são analisados os principais
resultados da pesquisa de campo nas microcervejarias artesanais da região noroeste do

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