O Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o incentivo à tecnologia para a implementação da telemedicina no Sistema Único de Saúde

Pages1-17
Date01 January 2025
AuthorYuran Quintão Castro, Giovani Clark
ISSN 2179-8214
https://doi.org/10.7213/revdireconsoc.v16i1.31353
Artigo cientíco
* Doutorando em Direito pela Poncia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG, Brasil), na linha de pesquis a
"Desenvolvimento e Polícas Públicas". Bolsista CAPES PROEX. Mestre em Direito e Inovação pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa de Direito, Economia e Filosoa, da Poncia Universidade Católica de Minas Gerais.
** Professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Poncia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo
Horizonte, MG, Brasil) e da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Graduação). Possui Doutorado e Mestrado em
Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Rev. Direito Econ. Socioambiental, Curitiba, v. 16, n. 1, e291, 2025 1/17
periodicos.pucpr.br/direitoeconomico
O Complexo Econômico-Industrial da
Saúde e o incentivo à tecnologia para a
implementação da telemedicina no
Sistema Único de Saúde
The Health Economic-Industrial Complex and the incentive to
technology for the implementation of telemedicine in the Unified
Health System
YURAN QUINTÃO CASTROi, *
I Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG, Brasil)
yuranqcastro@gmail.com
GIOVANI CLARKi, **
I Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG, Brasil)
giovaniclark@gmail.com
Como citar: CASTRO, Yuran Quintão; CLARK, Giovani. O Complexo Econômico-Indu strial da Saúde e o incentivo à tecnologia
para a implementação da telemedicina no Sistema Único de Saúde. Rev ista de Direito Econômico e Socioambiental,
Curitiba, v. 16, n. 1, e291, 2025. DOI: https://doi.org/10.7213/revdireconsoc.v16i1.31353
O Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o incenvo à tecnologia para a
implementação da telemedicina no Sistema Único de Saúde
Rev. Direito Econ. Socioambiental, Curitiba, v. 16, n. 1, e291, 2025 2/17
Recebido/Received: 10.03.2024 / 03.10.2024
Aprovado/Approved: 28.09.2024 / 09.28.2024
Resumo
O desenvolvimento de tecnologia junto ao Sistema Único de Saúde demonstrou ser essencial para se atender aos preceitos
da integralidade, igualdade e universalidade, estabelecidos no argo 196, Constuição (Brasil, 1988), uma vez que, a parr
dessa estratégia, almeja-se aperfeiçoar atendimentos e demais serviços ligados a tal políca pública. Para tanto, vericou-se
que o programa instucional do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) é um instrumento objevo para desenvolver
maquinários e sowares, por exemplo, a parr da estrutura de Estado (instrumento de políca pública), a m de se alcançar
autonomia (soberan ia nacional) em relação a empresas privadas (especialmente internacionais) e nações desenvolvidas.
Nesse contexto, buscou-se vericar se o CEIS possui o adequado esmulo (nanciamento) para se desenvolver a ferramenta
tecnológica da telemedicina e inseri-la no SUS. Constatou-se, mediante as estratégias metodológicas de pesquisa qualitava
e deduva, além da anál ise críco-reexiva das fontes indiretas de produções teóricas, bem como da pesquisa empírica na
modalidade análise de dados, que houve a redução do direcionamento de invesmentos ao setor, segundo os preceitos
econômicos do contexto do Neo liberalismo de Austeridade, o que ocasiona a dependência em relaçã o a países
desenvolvidos. Esses, por sua vez, encontram na saúde setor fundamental para o fomento ao neocolonialismo .
Palavras-chave:Complexo econômico-industrial da saúde. Sistema único de saúde. Telemedicina. Tecnologia.
Desenvolvimento.
Abstract
The development of technology within the Unied Health System has proven to be essenal to meet the precepts of
integrality, equality and universality, established in arcle 196, Constuon (Brasil, 1988), since, based on this strategy, the
aim is to improve care and other services linked to such public policy. To this end, it was found that the instuonal program
of the Health Economic-Industrial Complex (CEIS) is an objecve instrument to develop machinery and soware, for example,
from the State structure (public policy instrument), in order to achieving autonomy (naonal sovereignty) in relaon to private
companies (especially internaonal) and developed naons. In this context, we sought to verify whether the CEIS has the
appropriate smulus (funding) to develop the telemedicine technological tool and insert it into the SUS. It was found, through
the methodological strategies of qualitave and deducve research, in addion to the crical-reecve analysis of indirect
sources of theorecal producons, as well as empirical research in the data analysis modality, that there was a reducon in
the direcon of investments to the sector, according to the economic precepts of the context of Austerity Neoliberalism,
which causes dependence on developed countries. These, in turn, nd health to be a fundamental sector for promong
neocolonialism.
Keywords: Health economic-industrial complex. Unied health system. Telemedicine. Technology. Development.

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