Computer vs. paper, sweat and pen: the perception of students about computer based assessment/ Computador X papel, suor e caneta: percepcao dos alunos sobre as avaliacoes realizadas em computadores/Computador X papel, sudor y boligrafo: percepcion de los alumnos sobre las evaluaciones realizadas en ordenadores.

AutorNogueira, Daniel Ramos
CargoArtigo--Ensino de Administracao
  1. INTRODUCAO

    Nos ultimos anos, os computadores passaram a integrar a rotina da maioria das pessoas. Seja no ambiente profissional, seja nas atividades particulares ou no entretenimento, essa ferramenta tecnologica exerce funcao primordial na rotina do seculo XXI.

    Nas origens mais remotas dos primeiros computadores jamais seria possivel imaginar a evolucao que se alcancaria atualmente por meio de sua utilizacao: automatizacao de rotinas de trabalho, digitalizacao de correspondencias (as cartas manuscritas foram substituidas por e-mails e outras formas digitalizadas), pesquisa e procura de destinos para viajar nas ferias, mapas de estradas, de ruas, compra de produtos e servicos, jogos on-line e chats de discussao ou bate-papo, dentre outras milhares de atividades que podem ser realizadas utilizando-se apenas um computador conectado a internet, um smartphone ou um tablet.

    Nesse sentido, tambem no ambiente de ensino das universidades houve introducao das tecnologias, com o objetivo de aproveitar os beneficios que as novas ferramentas poderiam fornecer ao processo de ensino-aprendizagem (PEREZ et al., 2011).

    Em relacao aos beneficios dessa intervencao no ensino contabil, investigacoes cientificas apresentaram resultados positivos, como a pesquisa de Boulianne (2010), que inferiu que alunos que elaboravam exercicios de

    contabilidade em softwares contabeis, alem de elabora-los manualmente, apresentaram melhor desempenho do que os discentes que somente os executavam manualmente. Pesquisas realizadas no Brasil tambem destacaram que o acesso a computadores apresenta potencial de impactar na performance dos discentes (ALVES; CORRAR; SLDMSK, 2008).

    Contudo, nem sempre a utilizacao de recursos tecnologicos foi admitida de forma pacifica no ensino contabil. Surgiram, inicialmente, algumas criticas ao modelo hibrido (sala de aula e ambientes virtuais). No entanto, pesquisas posteriores (KELLER et al, 2009; RIVERA; RICE, 2002) constataram que, em termos de aprendizagem, independentemente de se utilizar o metodo tradicional (somente sala de aula) ou o hibrido, nao ha impacto no desempenho dos estudantes. Dessa forma, a inclusao das tecnologias nao precisa ser vista como uma vila no processo de ensino, mas sim como uma nova aliada.

    De nada adiantaria, porem, a implantacao da mais moderna tecnologia nos processos de ensino se o publico-alvo (discentes) nao tivesse capacidade, confianca ou interesse em fazer uso dela, quadro que nao se tem atualmente nos cursos superiores, uma vez que os individuos que compoem o grupo discente pertencem a uma geracao que cresceu com a tecnologia. Para a chamada Geracao Y (ou Millennials), os jogos de computadores, o e-mail, a internet, celulares e mensagens instantaneas sao parte integrante da vida (PRENSKY, 2001; WORLEY, 2011).

    Considerando as pesquisas preliminarmente expostas, nota-se que ja ha uma utilizacao de ferramentas tecnologicas no processo de ensino. Partindo desse pressuposto, buscou-se verificar a percepcao dos alunos sobre a utilizacao dos computadores tambem em processos de avaliacao da aprendizagem. Desprendendo-se um pouco das investigacoes precedentes que incorporaram a tecnologia apenas ao processo de ensino, busca-se evidenciar a adocao das ferramentas tecnologicas no processo de avaliacao dos resultados desse processo. Sendo assim, a presente pesquisa e norteada pela questao: Qual a percepcao dos alunos sobre a utilizacao de computadores nos processos de avaliacao da aprendizagem?

    Justifica-se a investigacao pelo aumento da disponibilidade de recursos tecnologicos nos ambientes educacionais. A partir dessa realidade, busca-se investigar se as avaliacoes com o apoio de computadores podem proporcionar beneficios, tais como, entre outros pertinentes: (a) tornar mais agil o processo de correcao e, portanto, de feedback; (b) impactar (facilitando ou dificultando) as tentativas de consulta externa (a popular "cola") no momento da prova; (c) influenciar (aumentando ou diminuindo) o estresse ou ansiedade dos discentes no momento da prova. Considera-se, igualmente, que a realizacao de provas em computador pode servir de preparacao para os alunos, pois muitos exames de certificacao internacional sao realizados em computador, como o Certified Public Accountant (CPA) e o Certified Management Accountant (CMA), nos Estados Unidos.

    Em complemento, esta pesquisa procura contribuir com seus achados para o campo de investigacao, uma vez que aborda o tema sob uma otica diferente de pesquisas precedentes, ou seja, visa verificar a percepcao dos alunos sobre as vantagens e desvantagens da utilizacao dos computadores. Outras pesquisas contribuiram com o tema, abordando o assunto sob outro ponto de vista, ou seja, comparando os desempenhos academicos nas provas em computador e em papel (ANAKWE, 2008) ou verificando se os alunos submetidos a diferentes metodos de ensino (online ou presencial) apresentavam notas diferentes (RIVERA; RICE, 2002).

    Para melhor organizacao do relatorio cientifico, o artigo esta dividido em quatro partes, alem da introducao. Em um primeiro momento sao abordados os embasamentos teoricos e os resultados de pesquisas anteriores. Em seguida, apresentam-se os aspectos metodologicos da investigacao; depois, na analise de dados, sao apresentados e analisados os resultados. Por fim, nas consideracoes finais, evidenciam-se as contribuicoes deste artigo, suas limitacoes e as sugestoes para futuras pesquisas.

  2. REFERENCIAL TEORICO

    2.1. Avaliacao

    Avaliar e atribuir valor. Na essencia do termo, significa definir criterios para atribuir valor a algo. Segundo Hadji (2001), em um contexto de ensino a avaliacao tem o objetivo legitimo de contribuir para o exito do ensino, isto e, para a construcao dos saberes e competencias dos alunos. No entanto, nesse mesmo contexto, avaliar implica uma decisao que carrega uma serie de contradicoes, uma das quais e apontada por Perrenoud (1999):

    [...] a complexidade do problema, que se deve a diversidade das logicas em questao, a seus antagonismos, ao fato de que a avaliacao esta no amago das contradicoes do sistema educativo, constantemente na articulacao da selecao e da formacao, do reconhecimento e da negacao das desigualdades. Essas contradicoes envolvem refletir sobre os diferentes aspectos que a avaliacao pode tomar: punitiva x informativa; formativa x somativa; prognostica x cumulativa; de processo x de produto. E devem considerar ainda que, apesar de baseada em criterios, a avaliacao de aprendizagem envolve sempre uma subjetividade, pois necessariamente e uma amostra de temas abordados no curso (selecionada pelo professor), que tomara determinada forma (prova, exercicio, discussao, etc.), representando o alcance de um determinado fim (objetivo de aprendizagem), que estara ligado a uma decisao (aprovacao ou nao).

    Dessa forma, o metodo de avaliacao escolhido deve estar em consonancia com os objetivos de aprendizagem estabelecidos e com as estrategias de ensino adotadas. Assim, conforme Deines e Valentie (2007:35-36),

    In restructuring the curriculum, the faculty had to address the types of teaching and assessment methods necessary to operationalize the curriculum. [...] It seemed clear that selecting the teaching and assessment methods that developed not only accounting knowledge but professional skills would also depend on the course level. For example, using lectures and objective testing is appropriate at the introductory level because knowledge and comprehension are the cognitive objectives, and professional skills development isn't critical. In upper-level classes, however, case analysis using written and oral assessment would be the preferred pedagogical approach because the cognitive objectives are synthesis and evaluation, and professional skill development is crucial. Dessa forma, a avaliacao nao e um fato isolado na aprendizagem, uma vez que faz parte de todo o processo, que vai desde o planejamento do curso/disciplina, passa pela execucao das aulas e, por fim, chega a avaliacao. Nesse sentido, a avaliacao deve estar em sintonia com os demais pontos do processo, a fim de que, assim, possa servir de importante feedback e detectar aspectos que precisam de aperfeicoamento, visando a aprendizagem dos discentes.

    Uma vez conceituada a avaliacao e sua relevancia no processo de ensino-aprendizagem, apresentam-se no proximo topico os resultados de pesquisas anteriores que abordaram esse tema na area do ensino de Contabilidade.

    2.2. Estudos que abordaram a Avaliacao de Aprendizagem em Contabilidade

    Apostolou, Blue e Daigle (2009) analisaram a implantacao de testes computadorizados em um curso introdutorio de Contabilidade Gerencial. Os estudantes (n=223) foram questionados sobre percepcoes a respeito do teste em computador, apos terem sido submetidos a dois exames. Os resultados revelaram efeitos positivos e negativos da avaliacao por computadores, mas a percepcao geral tendeu a ser mais negativa do que positiva. Houve claras diferencas na percepcao quando analisados os resultados por instrutor, indicando que os instrutores individualmente podem afetar a percepcao dos alunos sobre testes computadorizados.

    Peterson e Reider (2002) pesquisaram candidatos (bem-sucedidos ou nao) sobre suas percepcoes a respeito dos testes baseados em computadores para o Certification in Financial Management (CFM). Os resultados indicaram que os candidatos reportaram uma experiencia em geral positiva com exames computadorizados. No entanto, candidatos bem-sucedidos recomendaram a inclusao, no exame, de testes que avaliem as habilidades de comunicacao escrita e resolucao de problemas, pois, segundo os respondentes, a ausencia desses itens enfraquece a avaliacao para certificacao.

    Stowell e Bennett (2010) encontraram evidencias de menores niveis de estresse em provas realizadas em computador quando comparadas com provas tradicionais (papel e caneta). Em outro momento, Alexander et al. (2001) concluiram que provas em computador tomam menos tempo do que as...

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