Concentração de gases de efeito estufa na atmosfera atinge novo recorde, diz OMM

A concentração de gases de efeito estufa na atmosfera atingiu níveis recordes em 2020, apesar dos “lockdowns” decretados em todo o mundo para conter a covid-19, freando a atividade econômica. Os dados são de um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Segundo o documento, a concentração de dióxido de carbono (CO2), o principal responsável pelo aquecimento global, é agora 50% maior do que antes da Revolução Industrial, que deu início ao uso em massa dos combustíveis fósseis. Além disso, os níveis de metano mais do que dobraram desde 1750.

Leia mais:

O relatório da OMM também conclui que a concentração de todos os principais gases de efeito estufa aumentaram mais rápido em 2020 do que na média da década anterior. Em 2021, os cientistas da entidade, vinculada às Nações Unidas, também chegaram à conclusão de que esta tendência está se mantendo.

Os dados foram divulgados às vésperas do início da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26). Líderes mundiais, empresários e representantes da sociedade civil se reúnem em Glasgow, no Reino Unido, a partir do dia 31 para discutir medidas para conter o aquecimento global.

Em nota, o secretário-geral da OMM, Petteri Tallas, afirmou que os números são mais uma prova de que os países precisam aumentar drasticamente seus compromissos climáticos na COP 26. Para ele, o mundo precisa repensar seus sistemas industriais, de energia, de transporte e todo o modo de vida para impedir o problema.

“O mundo está muito fora do rumo”, disse Taalas, sobre a meta assumida em 2015, no Acordo de Paris, de manter o aquecimento global a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT